Esta semana um procurador Federal de Rondônia, sr. Douglas Kirchner, acusado de espancar e manter em cárcere privado a ex-mulher foi demitido após decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) numa votação que terminou com o "placar" de 10 a 2.
O jornal O Globo - como é de costume - mais uma vez tentou manipular a opinião pública afirmando em sua manchete que "Conselho do MP determina demissão de procurador que investiga Lula".
É uma vergonha, a má fé, insensatez e a total falta de ética jornalística do O Globo e sua organização.
Claro, não é de agora, e 100% do povo sabe, o jornal faz parte de um monstro da comunicação que entre outras coisas possui: TV aberta em todos as 27 unidades da Federação, TV fechada com dezenas de canais, rádios, entre elas a Rádio CBN, revistas, entre elas a IstoÉ, sites na internet etc.
É um monstro que todos e todas nós ajudamos a alimentá-lo e mantê-lo por todos esses anos.
Ajudamos por que assistimos seus programas, consumimos as marcas e produtos anunciados pelo grupo, acreditamos no que eles dizem.
Esquecemos muitas vezes, que o monstro é dirigido por pessoas "normais", homens e mulheres de carne e osso que buscam os acontecimentos no seio social, editam da forma que desejam e divulgam ao público.
Esquecemos que os proprietários são pessoas, homens e mulheres que têm seus interesses no governo, na sociedade, na política e na economia.
O monstro que ajudamos a criar e manter durante todos esses anos tem no entanto que ser democraticamente domado, controlado; esse controle passa pela DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA.
Um debate que precisa ser levado a toda a sociedade, nas escolas, nas Universidades, nas fábricas, nos sindicatos, nas comunidades...
O monstro, com seus diversos tentáculos precisa ser esfacelado em muitas empresas, entregues a vários dirigentes e acabar de vez com o monopólio.
Nenhum monopólio é bom para a sociedade, são capazes de organizar e incentivar golpes de Estado - como estamos presenciando -; são capazes de controlar preços e produtos; são capazes de controlar almas e mentes - o que é mais assustador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário