Prof. Gilbert e o mais novo Mestre em Filosofia pela UnB Prof. MSc. Alexandre Mello
por José Gilbert Arruda Martins (Professor)
Queria ter palavras para fazer aqui uma homenagem à formação, ao estudo, ao estudar sempre.
Tenho escrito aqui nesse espaço e nas conversas com amigos e familiares que formamos poucos Mestres e Doutores no Brasil, apesar do gigantesco avanço dos últimos 12 anos.
Eu sou da época do acreditar em Papai Noel e que advogado, médico, odontólogo...era doutor, os caras chegavam da cidade grande com uma empáfia proporcionalmente inversa à vontade de estudar.
Meu amigo Alexandre de Freitas Mello ou, só, professor Alexandre, "acabou de terminar" seu mestrado, para isso teve que, além de fazer a Graduação em Filosofia, estudou mais dois anos no Curso de Mestrado e, ao final defendeu uma Dissertação que o tirava do "eixo", o cara ficava preocupado, não sabia ele que "tiraria de letra" a sua defesa. Foi o que acabou acontecendo.
Parabéns Mestre Alexandre, sinta-se feliz, sinta-se parte de uma elite intelectual do país. Não uma elite egoísta, míope, atrasada, que não enxerga as mazelas sociais e acabam esquecendo de suas origens, mas um Mestre com todas as seis letras, um Mestre com "M" maiúsculo, que, empenhará sua formação no resgate do estágio civilizatório que a sociedade brasileira merece e precisa.
Acho que peguei pesado demais no parágrafo anterior, então vamos "pegar leve".
Você sabe quantos Mestres e Doutores o Brasil forma hoje?
Segundo o jornal o Estadão, o país quadruplicou o número de Mestres e Doutores - lembrando que Mestre é aquele graduado em Nível Superior que estuda um curso de Mestrado por mais ou menos dois anos e, ao final defende uma Dissertação; Doutor é aquele que é graduado também em Nível Superior, estuda mais 4 anos e, ao final defende uma Tese. Os números são os seguintes: em 1996 eram 13.219 em 2011 os mestres e doutores eram 55.049, um aumento de 312%. (Fonte: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-quadruplica-numero-de-mestres-e-doutores-imp-,1024725)
Olha onde você se meteu professor Alexandre.
Parabéns meu amigo. Você fez jus aos seus estudos, às suas leituras cotidianas. Nada mais justo que um jovem e talentoso professor galgar degraus da formação acadêmica rumo ao doutorado, pós doutorado...rumo ao...
Nenhum comentário:
Postar um comentário