Pela primeira vez na América Latina, mostra exibe mais de 100 obras do precursor do abstracionismo russo
Os amantes de arte moderna não poderão perder a mostra itinerante “Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto”, que desembarca no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB-BH), no dia 18 de abril de 2015. A mostra poderá ser visitada até 29 de julho, de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h, com entrada Catraca Livre.

no Catraca Livre-BH
Com curadoria de Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, o projeto tem objetivo de apresentar ao público brasileiro os principais trabalhos e influências do russo Wassily Kandinsky (1866-1944).
Pela primeira vez na América Latina, uma mostra reúne centenas de obras e objetos do pintor, trazidos diretamente do acervo do Museu Estatal Russo de São Petersburgo e de coleções particulares da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.
Alguns destaques são peças de arte do norte da Sibéria e objetos de rituais xamânicos, que revelam um Kandinsky pouco conhecido no mundo ocidental.
Considerado um dos precursores da arte abstrata russa, Kandinsky fundou, ao lado Franz Marc e outros artistas modernistas, o grupo vanguardista “Der Blauer Reiter” (“O cavaleiro azul”), em Munique, na Alemanha.
A maioria de suas 159 pinturas em óleo sobre tela e 300 aquarelas, feitas entre 1926 e 1933, desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque os nazistas consideravam o modernismo como um movimento de “arte degenerada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário