Chegou o dia!
Hoje vamos às ruas defender a Liberdade e a Democracia em todo o Brasil.
Sou professor de História graduado em 1988 pela Universidade Estadual do Ceará, portanto tenho 28 anos de trabalho em salas de aula com jovens de diversas classes e cores variadas.
Durante todo esse tempo tenho visto a ânsia de vocês por Liberdade, Amor e Solidariedade!
Tenho presenciado a luta de vocês por uma vida melhor para nosso povo.
Observei que desejam um país para todos e todas, e que essa conquista seja ampliada cada vez mais.
Vi também em seus olhos a coragem de lutar, mas lutar com Amor, nunca com ódio, o ódio são para os pequenos de coração e alma.
Queridos jovens, vocês que têm hoje 15 a 21 anos, não conheceram o Brasil antes de Lula e Dilma.
Éramos um país com cerca de 52 milhões de miseráveis.
A fome fazia parte da vida de milhões de famílias em todas as regiões do país e não apenas no Nordeste.
Os filhos dos pobres não tinham ao menos a esperança de fazer um curso universitário.
A Universidade Pública era sonho distante para os filhas e filhos de trabalhadores.
A partir de 2003, com os governos progressistas de Lula e Dilma, houve a ampliação do número de Universidades Públicas, que foram interiorizadas, e, também ampliação do número de vagas, permitindo que os espaços dessas instituições fossem ocupados também por jovens da periferia.

Houve grande ampliação das Escolas Técnicas.
O Enem - Exame Nacional do Ensino Médio -, antes, um programa pequeno, sem nenhuma ou quase nenhuma importância -, foi completamente reformulado, dando transparência, qualidade e maiores números de acesso ao Ensino Superior aos filhos do povo.
Não existia um programa, como o Minha Casa Minha Vida, que proporcionasse o sonho da casa própria às pessoas de baixa renda que eram com isso, obrigadas a pagar aluguel ou morar debaixo de pontes e viadutos.
Nos últimos 13 anos foram melhorados, ampliados e criados novos Programas Sociais que revolucionaram a vida das pessoas e famílias mais simples: Bolsa Família; Minha Casa Minha Vida; Fies; Prouni; Pronatec; Ciência Sem Fronteiras...
Queridos jovens, apesar de todos os problemas que nosso país vive hoje, fruto de uma crise econômica sistêmica do capitalismo mundial, vivemos muito melhor que há 13 anos atrás.
Mas todos esses avanços - que ainda são poucos -, estão sendo ameaçados.
Temos hoje, com a participação da rede globo, a grande imprensa, parte do judiciário e as elites conservadoras, - que desejam acabar com a CLT e a Constituição Cidadã de 1988 -, um golpe em marcha.
Presenciamos um show midiático diuturnamente, uma programação de TVs, Rádios, Jornais e Revistas que manipulam e escondem grande parte da verdade dos fatos.
Toda essa manipulação levada ao ar todos os dias, que entra em nossas casas sem pedir licença, está levando o ódio às ruas de todo o país.
Por isso vamos às ruas hoje, e sempre que as ameaças à democracia e ao Estado de Direito forem postas.
A história está passando na sua frente, não apenas espie pela janela, faça parte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário