terça-feira, 25 de agosto de 2015

Flávio Dino e a Herança Maldita de Sarney no Maranhão

por José Gilbert Arruda Martins
A velha política coronelística que embala os sonhos golpistas do PSDB, do DEM entre outros, pode estar com os dias contados no Estado do Maranhão.

É que lá, o povo elegeu um 'cabra arretado' do PCdoB, Sr. Fávio Dino.

O atual governador nasceu em 1968 em São Luis, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fez militância política como estudante, advogou para sindicatos e fez também a campanha de Luis Inácio Lula da Silva em 1989.

"No ano de 1994, ele foi aprovado em primeiro lugar quando estava concorrendo ao cargo de juiz federal em um concurso público ele exerceu o cargo de juiz federal no Maranhão por 15 anos, tendo abandonado a carreira profissional em 2006 aos seus 38 anos para ingressar na vida política, se filiando ao Partido Comunista do Brasil (PC do B)."

É notório que a dificuldade que Flávio Dino terá é hercúlea, o Maranhão foi assaltado pela família Sarney por mais de meio século, é tempo suficiente, inclusive, para que os dilapidadores do estado, tenham adquirido até uma ilha.

O Maranhão, apesar das ilhas de desenvolvimento - porto de Itaqui, Base de Alcântara, 16° PIB do país -, é uma região do Brasil onde seu povo convive com uma estrutura que beira a Idade Média.

Falta tudo.

Quando viajamos de carro, fica mais evidente o abandono e a miséria de grande parte do nosso povo. Fruto dos 50 anos de domínio absoluto dos sarneys.

O Estado, em pleno século XXI ainda tem cerca de mil escolas que "funcionam" em casas feitas de barro e coberta de palha, as denominadas casas de taipa.

O Maranhão, talvez seja a unidade do país que tenha, em termos percentuais, a maior quantidade de pessoas vivendo em casas desse tipo.

O desafio é enorme.

Os trabalhadores e trabalhadoras do Estado, o povo do Maranhão precisam procurar entender essa que, talvez seja a maior e mais importante chance que a região terá de começar a sair de um atraso secular.

O apoio consciente ao governo de Dino é fundamental para que o Maranhão tome o rumo do século XXI.

Com informações do Wikpédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário