quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Oceanografia

por José Gilbert Arruda Martins

Ao longo das próximas semanas, vamos divulgar aqui neste espaço um rol de profissões, para iniciar vamos, com a ajuda de diversos blogs e sites, falar um pouco sobre um curso importante que é Oceanografia.

O Canadá tem o mais longo litoral do mundo, com aproximadamente 202 mil km de extensão. Já Mônaco tem o mais curto litoral, com apenas 4 km.

Na lista divulgada pela CIA, o Brasil aparece em décimo sexto lugar, com cerca de 10 mil km de extensão em sua costa e uma diferença mínima em relação à Itália, que ficou em décimo quinto.


E o que é a tal de Oceanografia?

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos, de sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera. O oceanógrafo pesquisa animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta, analisa e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras. Desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema, buscando preservar a fora e a fauna oceânica. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setor público quanto no privado e em ONGs que trabalhem diretamente com a questão da preservação ambiental.

Depois de formada ou formado, preciso trabalhar, onde? Como é o mercado de trabalho para esse curso?

Se no passado a oceanografa era focada em pesquisa, hoje os profissionais se direcionam também para outras áreas. As melhores oportunidades estão na prestação de serviços às companhias do setor do petróleo, por causa dos grandes investimentos em prospecção na camada do pré-sal. "Nesse caso, há a necessidade de se fazer um levantamento sísmico dos oceanos, que é o trabalho do oceanógrafo", diz Katia Naomi Kuroshima, coordenadora do curso de Oceanografa da Univali. Além disso, qualquer atividade humana em ambientes marinhos - como a construção de empreendimentos ao longo do litoral - demanda estudos de impacto ambiental, com levantamentos oceanográficos. Outra atividade cada vez mais valorizada é a modelagem da circulação dos oceanos - a criação e a utilização de modelos que explicam o movimento das correntes, para monitorar, por exemplo, o lançamento de poluentes. Em Santa Catarina, o setor pesqueiro oferece oportunidades. Outras duas áreas merecem destaque como boas empregadoras: a biotecnologia, na extração de produtos de organismos marinhos para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, e a maricultura (criação de animais marinhos), atividade predominante no Sul e no Nordeste. Os estados que mais requisitam este profissional são Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, embora todo o país, em sua faixa litorânea, ofereça oportunidades.

Olha aí galera!

Poucas, mas importantes informações sobre a Oceanografia. Aproveite.
Fontes:
http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/os-paises-com-maior-extensao-de-costa-maritima/

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/oceanografia-687252.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário