"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão
A luz aqui é a Política.
No Brasil, desde a "Casa Grande", nossas elites produzem os principais quadros e escondem a importância da participação direta da Política do Povo.
Política partidária - PT, PSol, PCdoB, PSTU... - é para todos e todas.
Estamos perdendo terreno e vendo nossos espaços serem ocupados pelos filhos e filhas das elites desde a época colonial, por quê?
Por que, ao contrário dos trabalhadores e do povo, as elites se preocuparam com a manutenção do poder, enquanto isso, o restante da sociedade se contentou em comer as migalhas e dizer aos quatro cantos do mundo, que "política é para políticos", permitindo o açambarcamento desse espaço, pelos grupos proprietários.
A educação e as escolas foram preparadas para receber e formar os filhos e filhas das elites brasileiras, aqui e na Europa.
Enquanto isso, os filhos e filhas dos trabalhadores eram escravizados e explorados no trabalho, sem estudo, 100% analfabetos.
Precisamos correr contra o tempo.
O que estamos presenciando é um total domínio dos grupos ricos do Brasil na política.
Os cursos mais importantes, como Direito, Medicina etc. foram tomados por jovens das elites ricas que, depois de formados, irão defender interesses dos seus pais e da sua classe social.
As escolas públicas, em todos os níveis, do Ensino Fundamental à Pós-Graduação, precisam focar/direcionar esse debate.
Nós professores e professoras precisamos colaborar na criação de espaços e fortalecimento do existentes, como por exemplo, os grêmios estudantis.
Esses espaços de debate podem ajudar na formação de novos quadros políticos que, formados numa linha progressista, podem, no futuro, defender interesses da sociedade como um todo, e não apenas das elites abastadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário