domingo, 1 de junho de 2014

Os Jovens e o Aquecimento Global

                                                                           Consequências do Aquecimento Global
Estudar o Aquecimento Global com jovens de Ensino Médio e Ensino Fundamental é FUNDAMENTAL.
Por que?
Por que podemos fazê-los enxergar e despertá-los para um tema URGENTE que é esse fenômeno. Só os jovens poderão concretamente fazer alguma coisa no presente e no futuro.
Apesar de todo o bombardeamento diário do clamor pelo consumismo, ainda podemos trabalhar mudanças de hábitos e de atitudes sociais e políticas.
Esses jovens, bem formados, bem orientados, poderão como dirigentes políticos, como agentes do Estado no futuro, agir no sentido da criação de Políticas Públicas que poderão disseminar por todo o país um outro tipo de comportamento frente ao consumo e à preservação do Planeta Terra.

Por José Gilbert Arruda Martins (Porfessor)

                                       A aceleração do degelo na calota polar da Groenlândia duplicou nos últimos 25 anos



O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. 
As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

                                                                                             Efeito de Estufa

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

                                                                    O Degelo provocado pelas Alterações Climáticas
O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.
Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia




Nenhum comentário:

Postar um comentário