A obra conta a história de quando o rei de
Portugal D, João VI ameaçado pelas invasões napoleônicas por ter furado o
bloqueio continental com a Inglaterra, foge para a sua maior colônia na época o
Brasil. Incluindo fatos e dados como a Revolução Francesa que “redesenhou o
mapa da Europa”, a formação do Império Napoleônico, a vitoriosa resistência
Inglesa, as tentativas de dominação francesa e a Colonização do Brasil, cuja
riqueza sustentou a realeza lusitana, para onde a Família Real transferiu a
sede do governo Português, fato sem precedentes na história conforme afirma
autor.
Uma pessoa assim pode andar pelas ruas e praças do centro das capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro ou Curitiba, e observar os monumentos sem saber muito acerca do contexto histórico de vários republicanos homenageados, tais como Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Benjamin Constant, Silva Jardim ou Rui Barbosa. Exemplos não faltariam uma vez que foi feito um esforço consistente e proposital por parte dos instauradores do novo regime no sentido de fixar símbolos e personagens, em detrimento, inclusive, da memória do regime monarquista. Para entender melhor como ocorreu este processo e destrinchar esse período complexo de transformações a leitura do livro "A Formação das Almas – O imaginário da República no Brasil" de José Murilo de Carvalho, publicado em 1990, em comemoração ao centenário da República brasileira, pode nos fornecer importantes subsídios.
Esse ditado popular brasileiro de
certa forma se aplica também quando o que se conta é a própria história do
nosso país (e também do mundo).
Isso quer dizer que os historiadores inventam?
Aumentam? Distorcem? Não! Não fazem isso... Ao menos não os historiadores
rigorosos e dignos dessa denominação.
Mas os historiadores fazem
opções, escolhem caminhos, selecionam (ou descartam) fontes de informações, tem
mais ou menos acesso a documentos históricos.
Enfim, a vida, como já bem o
disse Caetano Veloso, “é sempre vista de viés”. E a história também. Tudo
depende da interpretação, embora nem tudo seja possível de ser interpretado de
duas formas muito diversas. E é isso que
podemos aprender um pouco assistindo à série História do Brasil por Boris
Fausto. A visão do historiador, no caso Boris Fausto, está sempre presente:
seja na seleção de quais momentos merecem maior destaque, seja nas conclusões a
que chega.
E quando se trata de resenhar
toda a história do Brasil, como faz Boris Fausto, isso não é apenas necessário:
é fundamental. Caso contrário o historiador se perderia em minúcias. O que
talvez comprometesse (ou até mesmo inviabilizasse) o seu trabalho de busca por
reconstruir os processos históricos a que se propôs analisar e estudar.
A Revolução Francesa, 1789-1799 - Michel Vovelle
Neste revelador
livro, onde curiosos documentos ilustram a descrição do aumento progressivo da técnica e a
preponderância da máquina, observa-se a forma inevitavelmente incidente que
estes conhecimentos tiveram
no campo industrial.
Mais que pensar em uma monarquia, com a figura do rei como centro e controle de poder, durante a realização da leitura dos textos designados dentro da obra de Shwarcz, nos deparamos de início com o mito “jê” para ser umas das representações de como Dom Pedro II era retratado nos diversos segmentos culturais existentes no Brasil, exaltado em algumas situações como a “Festa do Divino”, colocado como figurante em outra ou até mesmo deixado como expectador, mas valendo-se dessa informação detectamos talvez uma circularidade cultural no processo monárquico do segundo reinado brasileiro.
A
queda do sistema palaciano Micênico, herdado dos cretenses, mas que ganhou uma
forma própria, é decisivo para a quebra do equilíbrio soberano do anáx, o rei.
O palácio era responsável e dominava todos os âmbitos a vida do povo aqueu: do
setor econômico ao religioso, do político ao militar, ou seja, todos os setores
da vida social de seu povo. Gerando, entretanto, constante dependência. O rei
tinha o apoio direto dos seus subordinados: os escribas, funcionários reais,
etc. que garantiam todos os desejos do Rei por todo o seu território.
Com as invasões dóricas o rei não tem mais poder de controle. A queda desse sistema divide a sociedade e cria-se um conflito entre e a aristocracia, rica e dona das terras, com os aldeães, pobres e trabalhadores da terra. É a partir desses conflitos que vai haver uma desorganização e uma reflexão moral, inicia-se primeiros sinais de discussão, debate, enfim de política.
Livro
histórico do jornalista Bueno, de 1998 lançado em função aniversário oficial do
país, 500 anos em 2000. Os feitos de figuras como Vasco da Gama, Duarte,
Cabral, João II ou Nicolau Coelho, pontuam a narrativa de Bueno, preocupada em
recuperar detalhes sobre a empreitada de Pedr´Alvares que, por muito tempo,
ficou conhecida como uma viagem de descoberta ocasional do Brasil.Com as invasões dóricas o rei não tem mais poder de controle. A queda desse sistema divide a sociedade e cria-se um conflito entre e a aristocracia, rica e dona das terras, com os aldeães, pobres e trabalhadores da terra. É a partir desses conflitos que vai haver uma desorganização e uma reflexão moral, inicia-se primeiros sinais de discussão, debate, enfim de política.
Preocupado
mais com o pitoresco da viagem lusa, o leitor fica sabendo desde o tamanho das
naus, a tripulação, quanto em dinheiro receberam, até planos dos reis, o
desgosto de gente como Diogo Cão e referências aos aspectos científicos da
viagem, assim como a verdadeira história de Dom Henrique, enfim… um painel da
aventura do descobrimento (achamento) do Brasil. Por outro lado, senti falta da
ligação de Portugal com o contexto europeu, uma vez que o fim do feudalismo
estava anunciado e uma nova ordem política, na Europa se expunha. Em que pé
estariam, por exemplo, os espanhóis, nesse processo expansionista? E holandeses?
Desde a
viagem de Vasco da Gama (1498) havia necessidade clara de circundar a região do
cabo Bojador, trazendo as naus mais para oeste, a fim de escapar de calmarias,
encontrando ventos melhores, rumo às Índias. Vasco da Gama teria sugerido o
movimento mais amplo para a expedição encabeçada por Cabral, rumo a oeste, não
só pela necessidade dos tais ventos, mas também para que se pudesse ter a
certeza de que, por aquela rota alternativa, achariam terras. E deu certo.
É fato que
duas outras figuras, ironicamente espanholas, costearam o litoral nordeste e
norte, do Brasil, em 1500, entre janeiro e março: Pinzon e Lepe. Contudo,
historiadores como Capistrano de Abreu querem dar importância maior ao feito de
Cabral em função do contato com pessoas, dando caráter sociológico destacável
mais ao feito do português que do espanhol. Puro ciúme. Pinzón e Lepe
descobriram o país e é difícil para o brasileiro, em geral, aceitar a coisa.
Talvez muitos nem saibam disso, o que me lembra a história birrenta que o
brasileiro criou entre irmãos Wright e Dumont, desde o final do século 19 e
começo do 20, sobre quem teria voado primeiro.
Não é
possível, segundo o que se lê, separar Gama de Cabral, mesmo que Camões, em
1572, tenha se esquecido de mencionar Pedro em seu poema épico. Gama possui, no
Mosteiro dos Jerônimos, um túmulo especial, elevado, próximo ao de Camões, em
Belém. Merecido. A Cabral restou o quase esquecimento, assim como a própria
terra dos papagaios ficou, por trinta anos, abandonada pela corte. Poderia ter
ficado mais tempo, de repente mais índios nasceriam e seria difícil dizimar a
todos em tão pouco tempo. Contudo, em 1534 vieram os jesuítas…a força da
Companhia de Jesus era mesmo potente.
Em 1933, após exaustiva pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros, Gilberto Freyre publica Casa-Grande & Senzala, um livro que revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária.
Gilberto Freyre foi buscar nos diários
dos senhores de engenho e na vida pessoal de seus próprios antepassados a
história do homem brasileiro. As plantações de cana em Pernambuco eram o
cenário das relações íntimas e do cruzamento das três raças: índios, africanos
e portugueses.
Em Casa-Grande & Senzala, o escritor exprime claramente o seu pensamento. Ele diz: "o que houve no Brasil foi a degradação das raças atrasadas pelo domínio da adiantada" . Os índios foram submetidos ao cativeiro e à prostituição. A relação entre brancos e mulheres de cor foi a de vencedores e vencidos.
Em Casa-Grande & Senzala, o escritor exprime claramente o seu pensamento. Ele diz: "o que houve no Brasil foi a degradação das raças atrasadas pelo domínio da adiantada" . Os índios foram submetidos ao cativeiro e à prostituição. A relação entre brancos e mulheres de cor foi a de vencedores e vencidos.
"Casa-Grande & Senzala foi a
resposta à seguinte indagação que eu fazia a mim próprio: o que é ser
brasileiro? E a minha principal fonte de informação fui eu próprio, o que eu
era como brasileiro, como eu respondia a certos estímulos."
Havia tempos Gilberto Freyre procurava
escrever sobre o ser brasileiro. Pressões políticas e familiares o levaram,
entre 1930 e 1932, a viver o que chamou de "a aventura do exílio".
Partiu para a Bahia e pesquisou as coleções do Museu Afro-Brasileiro Nina Rodrigues
e a arte das negras quituteiras na decoração de bolos e tabuleiros. Observou
que a culinária baiana era neta da velha cozinha das casas-grandes.
Depois da Bahia partiu para a África e
Portugal. Iniciou em Lisboa as pesquisas e estudos que sedimentariam o livro Casa-Grande
& Senzala. De Portugal foi, como professor visitante, para a
Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde viajou pelo Sul e pôde
constatar a existência, durante a colonização americana, do mesmo tipo de
regime patriarcal encontrado no nordeste brasileiro.
"Eu venho procurando redescobrir o
Brasil. Eu sou rival de Pedro Álvares Cabral. Pedro Álvares Cabral, a caminho
das Índias, desviou-se dessa rota, parece já baseado em estudos portugueses, e
identificou uma terra que ficou sendo conhecida como Brasil. Mas essa terra não
foi imediatamente auto-conhecida. Vinham sendo acumulados estudos sobre ela...
mas faltava um estudo convergente, que além de ser histórico, geográfico,
geológico, fosse... um estudo social, psicológico, uma interpretação. Creio que
a primeira grande tentativa nesse sentido representou um serviço de minha parte
ao Brasil."
Durante o período de estudos na
universidade americana, o escritor elaborou uma linha de pensamento que
diferenciava raça e cultura, separava herança cultural de herança étnica;
trabalhou o conceito antropológico de cultura como o conjunto dos costumes,
hábitos e crenças do povo brasileiro.
"Gilberto Freyre diz que Franz
Boas foi a figura de mestre que nele ficou maior impressão, porque foi com
Franz Boas que ele aprendeu a distinguir raça de cultura, e nessa distinção ele
se baseou para escrever Casa-Grande & Senzala. Agora, o
conceito de antropologia de Freyre era muito mais amplo, ele partiu para uma
interpretação global do povo brasileiro. É uma história ao mesmo tempo
econômica, religiosa, folclórica, sociológica." Édson Nery da Fonseca, historiador (Olinda, PE)
"Quando, em 1532, se organizou
econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século
inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na Índia e
na África sua aptidão para a vida tropical. Formou-se na América tropical uma
sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração
econômica, híbrida de índio, e mais tarde de negro, na composição." Trecho
de Casa-Grande & Senzala.
Portugal, um país largamente marítimo,
recebia sempre povos de todos os lugares do mundo. Seus portos eram rota de
comércio e de migrações. O contato com estrangeiros estimulava, no povo
português, tendências cosmopolitas, imperialistas e comerciais. Na Península
Ibérica as raças se misturavam havia milênios.
O encontro das culturas árabes e romana
impregnava a moral, a arte, a economia e a vida do português. Os árabes -
excelentes técnicos navais - e os judeus - financistas e com altos cargos de
administração, no conselho real -, emprestavam conhecimento e dinheiro para o
empreendimento das navegações e dos descobrimentos. A burguesia comercial
ganhava mais poder que a aristocracia territorial portuguesa e buscava no
além-mar terras e riquezas nunca exploradas.
Além da mobilidade, o português tinha a
capacidade de se misturar facilmente com outras raças. Os homens vinham sem
família, sozinhos. Chegavam carentes de contato humano e começavam a se
reproduzir primeiro com as índias e depois com as negras escravas. Era preciso
povoar o território. No momento em que embarcou na aventura ultramarina,
Portugal tinha três milhões de habitantes. O Brasil era imenso; então, como
povoar esse território?
"Durante quase todo o século XVI a
colônia esteve escancarada a estrangeiros, só importando às autoridades que
fossem de fé católica. Temia-se no adventício acatólico o inimigo político
capaz de quebrar aquela solidariedade que em Portugal se desenvolvera junto com
a religião católica. Essa solidariedade manteve-se entre nós esplendidamente
através de toda a nossa formação colonial." Trecho de Casa-Grande
& Senzala.
Foi aqui que chegou...dia 02 de março
de 1535...um português chamado Duarte Coelho Pereira, viu essa bela vista e deu
uma exclamação:Oh! linda situação para se construir uma vila. Por isso que a
cidade se chama Olinda. Antigamente chamava Marino Caetês, habitada pelos
índios. Em Pernambuco e no Recôncavo baiano, a colonização se desenvolvia à
sombra das grandes plantações de cana-de-açúcar e das casas-grandes de taipa ou
de pedra e cal, longe das cabanas de aventureiros e do extrativismo predatório.
"A casa-grande do engenho que o
colonizador começou, ainda no século XVI, a levantar no Brasil - grossas paredes
de taipa ou de pedra e cal, telhados caídos num máximo de proteção contra o sol
forte e as chuvas tropicais - não foi nenhuma reprodução das casas portuguesas,
mas expressão nova do imperialismo português. A casa-grande é brasileirinha da
silva." Trecho de Casa-Grande & Senzala.
Num processo de equilíbrio de
antagonismos, o branco e o negro se misturavam no interior da casa-grande e
alteravam as relações sociais e culturais, criando um novo modo de vida no
século XVI. As relações de poder, a vida doméstica e sexual, os negócios e a
religiosidade forjavam, no dia-a-dia, a base da sociedade brasileira.
A casa-grande abrigava uma rotina
comandada pelo senhor de engenho, cuja estabilidade patriarcal estava apoiada
no açúcar e no escravo. O suor do negro ajudava a dar aos alicerces da
casa-grande sua consistência quase de fortaleza. Ela servia de cofre e de
cemitério. Sob seu teto viviam os filhos, o capelão e as mulheres, que
fundamentariam a colonização portuguesa no Brasil. Embora diretamente associada
ao engenho de cana e ao patriarcalismo nortista, a casa-grande não era
exclusiva dos senhores de engenho. Podia ser encontrada na paisagem do sul do
país, nas plantações de café, como uma característica da cultura escravocrata e
latifundiária do Brasil.
O clima tropical e as formas agressivas
de vida vegetal e animal impossibilitavam a implantação de uma cultura
agrícola, nos moldes do costume europeu. O português teve então de mudar seus
hábitos alimentares. A mandioca substituía o trigo; no lugar das verduras, o
milho; e as frutas davam um colorido novo à mesa do colonizador. Mas sua dieta
ficava empobrecida, devido à ausência de leite, ovos e carne, que só apareciam
em datas especiais, festas e comemorações.
A terra foi usada para o cultivo da
cana em detrimento da pecuária e da cultura de alimentos, o que provocou a
apatia, a falta de robustez e a incapacidade para o trabalho. Males geralmente
atribuídos à mestiçagem. Os portugueses não traziam para o Brasil nem
separatismos político, nem divergências religiosas, e não se preocupavam com a
pureza da raça. Assim o país se formava. E a unidade dessa grande extensão
territorial com profundas diferenças regionais, garantida muitas vezes com o
uso da força, aconteceu devido à uniformidade da língua e da religião.
A Igreja desenvolvia planos ambiciosos
de evangelização da América Latina, toda ocupada por países de tradição
católica. Nessa quase cruzada no Novo Mundo, os padres
jesuítas desempenhavam um papel importante na tentativa de implantar uma
sociedade estruturada com base na fé católica. Para catequizar os índios, os
jesuítas decidiram vesti-los e tirá-los de seu hábitat. Já o senhor de engenho tentava
escravizá-los. Nos dois casos, o resultado era o extermínio e a fuga dos
primitivos habitantes da terra para o interior.
"Os portugueses, além de menos
ardentes na ortodoxia que os espanhóis e menos estritos que os ingleses nos
preconceitos de cor e de moral cristã, vieram defrontar-se na América com uma
das populações mais rasteiras do continente... Uma cultura verde e incipiente,
sem o desenvolvimento nem a resistência das grandes semi-civilizações
americanas, como os Incas e os Astecas." Trecho de Casa-Grande
& Senzala.
"O ambiente em que começou a vida
brasileira foi de grande intoxicação sexual. O europeu saltava em terra
escorregando em índia nua. Os próprios padres da Companhia precisavam descer
com cuidado, se não atolavam o pé em carne." Trecho de Casa-Grande
& Senzala.
A sociedade brasileira, entre todas da
América, era a que se formava com maior troca de valores culturais. Havia um
aproveitamento de experiências dos indígenas pelos colonizadores. Mesmo quando
inimigo, o índio não provocava no branco uma reação que levasse a uma política
deliberada de extermínio, como a que ocorria no México e Peru. A reação dos
índios ao domínio do colonizador era quase contemplativa.
O português usava o homem para o
trabalho e a guerra, principalmente na conquista de novos territórios, e a
mulher para a geração e formação da família. Esse contato provocava o
desequilíbrio das relações do índio com o seu meio ambiente.
"Eu sou índio da tribo pataxó. Eu
aprendi com meus pais a fazer artesanato. A gente faz cocares..., a gente vive
só disso, de artesanato, a não ser no inverno, quando a gente tem que pescar
mucussu. Mucussu é peixe. A gente planta mandioca para fazer cuiúna, feijão e
arroz. A gente fala em pataxó: jocana baixu significa mulher bonita e jocana
baixa é mulher feia." Paturi,
índio pataxó (Coroa Vermelha, BA)
"A grande presença índia no Brasil
não foi a do macho, foi a da fêmea. Esta foi uma presença decisiva, a mulher
índia tomou-se de amores pelo português, talvez até por motivos fisiológicos, porque,
segundo pude apurar quando escrevi Casa Grande & Senzala, as
sociedades ameríndias ou índias, inclusive a brasileira, eram sociedades que
precisavam de festivais como que orgiásticos para provocar nos homens, nos
machos, desejos sexuais. O que há de acentuar é o grande papel da índia fêmea
na formação brasileira, essa índia fêmea não só através do relacionamento
mencionado sexual, mas através do papel social que ela começou a desempenhar
magnificamente, tornou-se uma figura capital na formação brasileira."
"Da cunhã é que nos veio o melhor
da cultura indígena. O asseio pessoal. A higiene do corpo. O milho. O caju. O
mingau. O brasileiro de hoje, amante do banho e sempre de pente no bolso, o
cabelo brilhante de loção ou de óleo de coco, reflete a influência de tão
remotas avós. Ela nos deu, ainda, a rede em que se embalaria o sono ou a
volúpia do brasileiro." Trecho de Casa-Grande & Senzala.
A união do português com a índia havia
gerado os mamelucos que atuavam como bandeirantes e, junto com os índios,
formavam a muralha movediça da fronteira colonial. O mameluco e o índio, que
excediam o português em mobilidade, atrevimento e ardor guerreiro; que
defendiam o patrimônio do senhor de engenho contra o ataque de piratas
estrangeiros, nunca firmaram as mãos na enxada. Os pés de nômades não se
fixavam na plantação da cana-de-açúcar.
"Essa arte é descendência dos
índios, né! Aí nós somos seguidores já dos índios. A gente ficou fazendo as
panelas de barro, que eu aprendi com meu pai. Meu pai já trabalhava, aí eu
fiquei trabalhando. Agora meus filhos também trabalham na mesma arte." Zé Galego, artesão (Caruaru, PE).
Dos costumes dos primitivos habitantes
da terra eram as relações sexuais e de família, a magia e a mítica que marcavam
a vida do colonizador. A poligamia e a sexualidade da índia iam ao encontro da
voracidade do português, ainda que a vida sexual dos indígenas não se
processasse tão à solta quanto o relatado pelos viajantes que aqui
estiveram.
Para as tribos mais primitivas, a união
do macho com a fêmea tinha época; o costume de oferecer mulheres aos hóspedes
era prática de hospitalidade, quase um ritual. A mulher nativa resgatava o
sonho da ninfa, que se banhava no rio e penteava os longos cabelos negros. Uma
imagem deixada pela invasão moura na Península Ibérica e adormecida no
inconsciente do português.
"Figura vaga, falta-lhe o contorno
ou a cor que a individualize entre os imperialistas modernos. Assemelha-se nuns
à do inglês; noutros, à do espanhol. Um espanhol sem a flama guerreira nem a
ortodoxia dramática do conquistador do México e do Peru; um inglês sem as duras
linhas puritanas. O tipo do contemporizador. Nem idéias absolutas, nem preconceitos
inflexíveis. ...Um rio que vai correndo muito calmo e de repente se precipita
em quedas de água..." Trecho de Casa-Grande & Senzala.
Os portugueses davam uma
contribuição criativa ao novo mundo através da produção de açúcar. E
implantavam um sistema econômico que aprenderam com os mouros durante a
ocupação da Península Ibérica. Os mouros, de grande tradição agrícola,
introduziram a laranjeira, o limoeiro e a tangerina e implantaram a tecnologia
do fabrico do açúcar em Portugal. O engenho mouro é avô do engenho
pernambucano.
Essa contribuição criativa é que
diferenciava o português do holandês e do francês, que para cá traziam apenas
aperfeiçoamentos tecnocráticos. O choque das duas culturas, a européia e a
ameríndia, no Brasil colônia, se dava mais lentamente, não por meio da guerra,
mas nas relações entre homem e mulher, mestre e discípulo. A Igreja ganhava no
Brasil capelas simples dentro do complexo arquitetônico da casa-grande. Lá
morava o capelão, que dela tirava seu sustento. E essa mesma Igreja, através
dos jesuítas, partia maciça e indiscriminadamente para a catequização dos
índios.
O animalismo e a magia impregnavam a
vida dos índios: desde o berço, quando a mãe entoava cantigas de ninar e, já
meninos, nas brincadeiras de imitar animais. Entre os jogos infantis dos
curumins, o jogo de cabeçada com a bola de borracha ficava como contribuição da
cultura indígena. Apesar de crescerem livres de castigos corporais e de
disciplina paterna, os meninos estavam sempre em contato com rituais da vida
primitiva. Na puberdade eram levados para o baíto, a casa secreta dos homens,
onde passavam por provas de iniciação à fase adulta.
Para os padres da Companhia de Jesus,
os índios acreditavam em tudo e aprendiam e desaprendiam os ensinamentos
rapidamente. Havia uma enorme quantidade de aldeias espalhadas pela floresta,
que falavam diferentes línguas. Era preciso unificar as tribos para poder
pregar a doutrina católica. O menino indígena servia de intérprete aos
jesuítas, que aprendiam com ele as primeiras palavras em tupi. Os padres
puderam então escrever uma gramática, unificando a língua dos Brasis.
Estava criando o tupi-guarani.
Tanto a Igreja quanto o senhor de
engenho fracassavam nos esforços de enquadrar o índio no sistema de colonização
que iria criar a economia brasileira. Fora de seu hábitat natural, o índio não
se adaptava como escravo: morria de infecções, fome e tristeza. Para suprir a
deficiência da mão-de-obra escrava, os senhores de engenho de Pernambuco e do
Recôncavo baiano começavam a importar negros caçados na
África.
Agora, as escravas negras substituíam
as cunhãs tanto na cozinha como na cama do senhor. Na agricultura, a presença
do negro elevava a produção de açúcar e o preço do produto no mercado
internacional. O Brasil, esquecido por quase duzentos anos, despertava
finalmente o interesse do Reino de Portugal.
Entre os africanos que vinham para o
Brasil, eram os negros muçulmanos, de cultura superior não só à dos índios como
também à da maioria de colonos brancos, que aqui chegavam e viviam quase sem
nenhuma instrução, que para escrever uma carta necessitava da ajuda do
padre-mestre. O movimento malê da Bahia, em 1835, foi considerado um desabafo
da cultura adiantada, que era oprimida por outra menos nobre. Contava-se que os
revoltosos sabiam ler e escrever em alfabeto desconhecido. Eram negros que liam
e escreviam em árabe.
"Pode-se juntar à superioridade
técnica e de cultura dos negros sua predisposição como que biológica e psíquica
para a vida nos trópicos. Sua maior fertilidade nas regiões quentes. Seu gosto
pelo sol. Sua energia sempre fresca e nova quando em contato com a floresta
tropical." Trecho de Casa-Grande & Senzala.
O Brasil importava da África não
somente o animal de tração que fecundou os canaviais, mas
também técnicos para as minas, donas de casa para os colonos, criadores de gado
e comerciantes de panos e sabão.Os negros vindos das áreas de cultura africana
mais adiantada eram um elemento ativo, criador e pode-se dizer nobre na
colonização do Brasil, degradados apenas pela condição de escravos. O negro
escravo e a cana-de-açúcar fundamentavam a colonização aristocrática e a
estrutura básica do mundo dos coronéis se repetiria nos ciclos do ouro e do
café, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com o mesmo fundamento: a
ocupação da terra.
Na sociedade escravocrata e
latifundiária que se formava, os valores culturais e sociais se misturavam à revelia
de brancos e negros. Sua convivência diária favorecia o intercâmbio de culturas
e gerava sadismos e vícios, que influenciavam a formação do caráter do
brasileiro. A escravatura degradava senhores e escravos.
"Na verdade, senhores, se a
moralidade e a justiça de qualquer povo se fundam, parte nas sua instituições
religiosas e políticas, e parte na filosofia, por assim dizer doméstica de cada
família, que quadro pode apresentar o Brasil quando o consideramos debaixo
desses dois pontos de vista?" Trecho de Casa-Grande & Senzala.
O senhor de engenho, um homem
extremamente rico e poderoso, passava a maior parte do tempo deitado na rede,
cochilando e copulando. Quando saía, a passeio ou em viagem, o negro era seus
pés e mãos. O sinhô não precisava levantar-se da rede para dar ordens aos
negros, bastava gritar.
Os negros veteranos, os ladinos,
iniciavam os recém-chegados na moral e nos costumes dos brancos. Ensinavam a
língua e orientavam nos cultos religiosos sincretizados. Eram ainda os ladinos
que ensinavam aos boçais a técnica e a rotina na plantação da
cana e no fabrico do açúcar.
A escravidão desenraizava o negro de
seu meio social e desfazia seus laços familiares. Além dos trabalhos forçados,
ele era usado como reprodutor de escravos: era preciso aumentar o rebanho
humano do senhor de engenho. As crias nascidas eram logo batizadas e ainda
assim consideradas gente sem alma. A Igreja, esteio dos poderosos, agia da
mesma forma no tratamento dado ao negro. A mulher escrava fazia a ponte entre a
senzala e o interior da casa-grande e representava o ventre gerador. As negras
mais bonitas eram escolhidas pelo sinhô para serem concubinas e
domésticas.
Objeto dos desejos sádicos dos homens,
do senhor de engenho ao menino adolescente, a negra sofria por parte da mulher
branca os castigos mais variados. Se a beleza dos seus dentes incomodava a
desdentada sinhá, esta mandava arrancá-los. A escrava adoçava a boca do senhor
e recebia chicotadas à mando da senhora, mas cumpria as tarefas que normalmente
estariam destinadas à mãe de família. As damas da sociedade se casavam entre os
doze e os quinze anos com homens muito mais velhos.
O conhecimento que tinham da vida de
casada, os acontecimentos de fora do engenho e outras histórias - nem sempre
românticas - elas ouviam da boca das mucamas. As sinhazinhas sentadas à
mourisca, tecendo renda ou deitadas na rede e as escravas a lhes catar piolho
ou fazendo cafuné.
Cedo se casavam e cedo morriam por
causa de sucessivos partos ou se tornavam matronas aos dezoito anos. O ócio e a
vida reclusa faziam das sinhás mulheres amarguradas. E ignorantes: era raro
encontrar uma que soubesse ler e escrever. A presença da negra na vida do
menino vinha desde o berço, quando ela o amamentava e acalentava o seu sono. A
ama de leite ensinava as primeiras palavras num português errado, o primeiro
"pai nosso", o primeiro "oxente", e amaciava com a própria
boca a comida do menino de engenho.
Os sofrimentos da primeira infância -
castigos por mijar na cama e purgante uma vez por mês os meninos descontariam
tornando-se pequenos diabos. O moleque, o pequeno escravo, companheiro do
sinhozinho em brincadeiras e aventuras, servia também de saco de pancadas.
Tornava-se objeto do prazer mórbido de tratar mal os inferiores e os animais,
prazer de todo menino brasileiro filho do sistema escravocrata. Criança mimada
e educada para ser o herdeiro todo-poderoso, o menino desde o início da
adolescência era entregue aos cuidados eróticos da fulô.
"Costuma dizer-se que a
civilização e a sifilização andam juntas. O Brasil, entretanto, parece ter-se
sifilizado antes de se haver civilizado. A contaminação da sífilis em massa
ocorreria nas senzalas, mas não que o negro já viesse contaminado. Foram os
senhores das casas-grandes que contaminaram as negras das senzalas. Por muito
tempo dominou no Brasil a crença de que para um sifilítico não há melhor
depurativo que uma negrinha virgem." Trecho de Casa-Grande &
Senzala.
Os senhores de engenho casavam-se
sucessivas vezes, sempre preferindo as jovens sobrinhas; exagerava-se, então, o
sentimento da propriedade privada. As heranças eram disputadas por filhos
legítimos e parentes próximos. Aos filhos bastardos, gerados nas casa-grande e
paridos na senzala, restava a tolerância do senhor, que ao morrer os
libertava.
Nomes e sobrenomes se confundiam: os
escravos mais próximos, que ganhavam a simpatia do senhor, conseguiam adotar o
sobrenome dos brancos. Na tentativa de ascensão social, os negros imitavam dos
senhores as formas exteriores de superioridade. Mas muitos nomes ilustres de
senhores brancos vinham dos apelidos indígenas e africanos das propriedades
rurais - a terra recriava os nomes dos proprietários à sua imagem e semelhança.
A música, o canto e a dança dos
escravos tornavam a casa-grande mais alegre. A risada do negro quebrava a
melancolia e o silêncio infinito do senhor de engenho. As mães negras e as
mucamas, aliadas aos meninos, às moças das casas-grandes e aos moleques, corrompiam
o português arcaico ensinado pelos jesuítas aos filhos do senhor. A nova fala
brasileira não se conservava fechada nas salas de aula das casas-grandes, nem
se entregava de todo à maior espontaneidade de expressão da senzala. Mas o modo
carinhoso do brasileiro colocar os pronomes: me diga, me espere...
vem do africano. Também do seu modo de falar ficaram as formas diminutivas:benzinho,
nézinho, inhozinho.
Era um novo jeito de falar, um novo
jeito de andar, um novo jeito de comer... A culinária da senzala aproveitava as
sobras de carnes da casa-grande, usava o aipim indígena e as verduras,
misturava aos temperos africanos, principalmente o dendê e a pimenta malagueta.
Surgiam a feijoada, a farofa, o quibebe, o vatapá.
Alimentos que combinavam com a dureza
do trabalho no cativeiro. As crenças e magias trazidas pelos portugueses eram
transformadas em feitiçaria nas mãos dos africanos. Aos negros feiticeiros
recorriam os senhores brancos idosos a procura de afrodisíacos; as jovens
sinhás, que não conseguiam engravidar; e as belas mucamas, que aprendiam a
receita do café mandingueiro, um filtro amoroso feito com café bem forte, muito
açúcar e sangue de mulata.
Na religião conviviam a cultura do
senhor e a do negro. O catolicismo praticado aqui era uma religião doce,
doméstica, de intimidade com os santos. Os padres se vangloriavam de conceder
aos negros certas vantagens, como o direito de manifestar suas tradições nas
festas do terreiro. Nasciam então as religiões afro-brasileiras: São Jorge é o
orixá Ogum e Nossa Senhora é Iemanjá.
"Esse terreiro tem 110 anos. A
minha avó era descendente de escravos. Tinha uma aldeia que se chamava Catongo.
Nessa aldeia ela também cultivava os orixás, quando chegavam assim os escravos
chicoteados de outros lugares, fazendas, engenhos, essas coisas. Aí ela curava
com aquelas difusões de ervas, né, aqueles remédios das folhas, e curava esses
escravos, que ficavam gratos e acabavam ficando com ela. Quer dizer, ela era
assim uma espécie de protetora desses escravos. E a minha mãe falava que era
uma senzala, onde ela abrigava esses escravos." Ilza R.P. Santos, mãe-de-santo (Ilhéus, BA) (??)
"Não foi só de alegria a vida dos
negros escravos dos ioiôs e das iaiás brancas. Houve os que se suicidaram
comendo terra, enforcando-se, envenenando-se com ervas e potagens dos
mandingueiros. O banzo deu cabo de muitos. O banzo - a saudade da África. Houve
os que de tão banzeiros ficaram lesos, idiotas. Não morreram, mas ficaram
penando." Trecho de Casa-Grande & Senzala.
Os negros, muitos agora, libertos pela
alforria, pela revolta ou pelas fugas, unidos nos quilombos, lutavam pelo fim
da escravidão. Aliavam-se aos ideais libertários os filhos de poderosos
senhores de engenho que se tornavam abolicionistas por motivos econômicos,
humanitários ou, simplesmente, pelo apego que tinham às suas mães de leite.
" Os brancos diziam
que em nenhum país do mundo essa nefanda instituição foi tão doce como no
Brasil. Agora não me passa pela cabeça - não deve passar pela cabeça de ninguém
- que essa nefanda instituição, como os próprios brancos chamavam a escravidão,
que ela pudesse ser doce em algum lugar. Ela só pode ser doce da perspectiva de
quem estivesse na casa-grande e não na perspectiva de quem estivesse na senzala." Florestan
Fernandes, cientista social.
Em 1984, numa de suas últimas
entrevistas, o escritor Gilberto Freyre resumia o seu pensamento sobre a
situação presente do negro, lembrando o abolicionista pernambucano Joaquim
Nabuco:
"O problema é que a abolição da
escravatura, embora tenha sido fato notável na história da formação brasileira,
foi muito incompleta."
Com a abolição, os problemas do negro
estariam apenas começando. Mas quem se interessou por isso? Ninguém se
interessou.
O negro livre deixou as fazendas e os
engenhos e foi inchar as periferias das cidades. Abandonado, constituiu-se num
sub-brasileiro.
Fonte: Vestibular1
A obra Evolução Política do Brasil e outros Estudos do autor Caio Prado Junior, é como o próprio autor diz, um ensaio sobre a História do Brasil. Logo de inicio ele deixa claro que se refere à interpretação materialista da História e que não tem a intenção de fazer uma analise profunda sobre o tema. Prado cita Oliveira Viana e, diz que este foi o primeiro a tentar uma analise sistemática e seria da constituição econômica e social do país.
Já na Segunda parte do texto Prado dará ênfase ao período de Menoridade e diz que os historiadores não deram e não dão tanta importância para este período. Mas não é apenas pelo seu fundo crítico que esta obra se destaca é também por ser consagrada como inovadora.
A maneira que Caio Prado encara os fatos modifica de forma absurda a dimensão dos mesmos, e o exemplo mais evidente disso é o fato do autor afirmar ainda em seu prefácio, que o movimento de Independência do Brasil se constituiu numa revolução, que tem como período preparatório de 1808 (com a chegada de D. João VI no Brasil) a 1822 (Proclamação da Independência), e que se consolida em 7 de abril de 1831.
Ao analisarmos o primeiro capitulo da obra “A Colônia”, percebemos que para justificar a ideia de evolução que está contida não apenas no título em toda sua obra Prado começa fazendo uma analise do período, dividindo–o em duas partes: a primeira parte vai até a metade do século XVII e a segunda se inicia nessa metade e vai até 1808 com a chegada de D. João VI para o Brasil.
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