Temos, todos que lidam com educação e política nesse país, a consciência das dificuldades e grandes desafios que os governos trabalhistas de Lula e Dilma tiveram e ainda têm para governar concretamente como um governo de esquerda.
Professores de preto em defesa da Escola Pública de Qualidade e de Valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação.
E é bom lembrar, governo de esquerda é para ser, pelo menos teoricamente, para todos e todas.
Se analisarmos os últimos dose anos, veremos que para fazermos e implantarmos as poucos e mansas Políticas Públicas de alcance popular, entre elas o Bolsa Família, tivemos que ouvir um de asneiras.
Pois bem, mesmo com os governos trabalhistas, a classe média alta ganhou, os bancos ganharam e os ricos e rentistas idem.
Está na hora de fazer por todos e todas, fazer um governo voltado também para os trabalhadores e trabalhadoras.
Em recente matéria divulgada pelo portal da Carta Maior, a professora Cecí Juruá, economista e doutora, defendeu o seguinte:
(...) redução da taxa de juros para níveis civilizados, tributação dos dividendos, fim do benefício fiscal a juros sobre capital próprio e adoção da CMF-Contribuição sobre Movimentações Financeiras - não eliminariam entre nós o problema financeiro. Certamente não. Mas reduziriam bastante seus efeitos perversos sobre a economia e sobre a grande maioria da população que sobrevive a custa do próprio trabalho.Fica muito difícil para o governo Dilma Roussef, governar levando em conta e tentando implementar essas sugestões da professora por que a equipe que ela escolheu é uma equipe, em grande parte, voltada para o capital rentista e os ricos do que voltado para o Povo e os Trabalhadores.
Veja bem, como um governo de esquerda irá fazer, por exemplo, Reforma Agrária Popular tendo à frente do ministério da Agricultura uma Kátia Abreu, a principal líder dos latifundiários e do agronegócio no Brasil?
Como fazer as reformas propostas pela professora Cecí, que concretamente, fariam justiça e democracia tributária, taxando o capital especulativo e os mais ricos, se o governo escolhe um Levy para dirigir a economia?
Definitivamente, é impossível governar como esquerda se os cargos mais importantes do alto escalão estão com a direita.
Aliás, não deveria ter ninguém da direita no atual governo, se a direita quer governar, precisa ganhar as eleições de forma democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário