segunda-feira, 22 de junho de 2015

Filme: Nas Terras do Bem-Virá (A Violência do Latifúndio no Brasil)

por José Gilbert Arruda Martins
no You Tube
http://sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2011/05/semterra_embaixo2_cor.jpg


Quer conhecer o Brasil?

Você meu querido e querida, que é estudante do Ensino Médio, mas, principalmente, do Ensino Superior, de todos os cursos de graduação, mas fundamentalmente de Medicina, de Direito, de Engenharia, cursos importantes, mas que estão formando um monte de profissionais que desconhecem completamente a realidade histórica e social do país.

Profissionais que então, no mercado de trabalho e na vida social, como são ignorantes em relação à nossa sociedade, acabam desenvolvendo comportamentos autoritários, muitas vezes racistas e defensores de projetos golpistas.

Um filme que mostra uma realidade secular que teima em permanecer e expandir devido à cultura escravocrata que, infelizmente, ainda persiste nos corações e mentes de parte das elites brasileiras.

------------------------------------

Publicado em 6 de nov de 2012
Um dos documentários mais completos para se entender a questão dos conflitos agrários no Brasil, produzido em 2007 com a direção de Alexandre Rampazzo.

Trabalhadores sem opção de sobrevivência em seus estados partem para a Amazônia, no Pará, para trabalhar nas fazendas iludidos pelo sonho de se poder conseguir o sustento de suas famílias.

Mas a realidade é outra, grande parte não volta mais, torna-se um contingente de trabalhadores escravos, inseridos em um ciclo vicioso de trabalho e dívida com seu patrão.

Após serem explorados durante décadas, muitos tornam-se indigentes. Muitos dos que tentam escapar desse sistema, são assassinados.

O chamado "Agronegócio" do latifúndio está quase sempre associado a diversas práticas nocivas a sociedade e ao planeta: quase todas as fazendas da região são produtos da grilagem, ou seja, são terras da União que de alguma forma foram fraudadas em nome de alguém; os pistoleiros, quando não a polícia do Estado, promovem a "limpeza" humana das áreas, ameaçando, assassinando os colonos que lá antes habitavam.

Esse modelo está ligado a derrubada de florestas, extinção de espécies, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, a concentração de terras e de renda.

Para fazer frente a isso, surgem os grupos sociais, como o Movimento dos Sem Terra, a Pastoral da Terra e personalidades internacionais, como Dorothy Stang, que enfrentam o poder dos: fazendeiros, políticos corruptos, assassinos e a mídia tradicional.
  • Música

  • Categoria

  • Licença

    • Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário