Foto: PG
Nesses tempos sombrios de tentativa de instalação do caos por parte da direita apoiada na mídia conservadora, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, organizou no dia de ontem as 19 horas na sua sede no SCS uma boa conversa/análise de conjuntura com a presença de vários Movimentos Sociais para ouvir o jornalista Paulo Moreira Leite.
Como reverter a conjuntura de tentativa de golpe por parte da direita com o apoio da velha mídia, também golpista?
Esse foi um dos temas mais enfatizados durante o encontro. Todos sabemos que a velha mídia se transformou num palanque das elites conservadoras que não aceitam dividir melhor o bolo.
Todos os presentes também, saíram certos de que as esquerdas precisam de instrumentos de comunicação eficazes além das redes sociais.
É óbvio que, ao debatermos o sistema de comunicação, a globo e seu sistema de monopólio, seriam alvo dos comentários.
As organizações globo, da família mais rica e poderosa do Brasil, a família Marinho, é um monopólio que extrapola completamente a lei. "O Sistema Globo (revistas, jornais, rádios e TVs) possui 122 emissoras, sendo 117 afiliadas, num claro desrespeito à Constituição, que proíbe o monopólio e o oligopólio (Art. 220)".
Em nenhum outro país do planeta existe tamanha concentração da propriedade na mídia.
"A Globo defende e leva ao ar diariamente, uma linha editorial tendenciosa e cobertura jornalística que privilegia os "amigos" da emissora."
"O Serviço de Inteligência da Polícia Federal detectou indícios de sonegação e auditou as contas da Globo. Em 2006, a empresa deixou de recolher impostos no valor R$ 615 milhões (com multas e correções). Hoje a dívida passa de R$ 1 bilhão."
Fica claro e evidente que o país precisa de uma regulamentação urgente do seu Sistema de Comunicação.
Outro tema bastante falado e debatido durante o encontro foi a tentativa da direita, que é, por sinal, financiada fortemente pelo capital rentista, de acabar com a CLT através da PL 4330.
A votação da PL 4330 na Câmara dos Deputados, apesar das derrotas, mostrou uma reação importante e fundamental dos Movimentos Sociais, do Partido dos Trabalhadores, das esquerdas em geral e da Classe Trabalhadora.
Apesar de ter passado, a PL 4330 uniu e motivou a Classe Trabalhadora e o PT para a luta contra a tentativa histórica de retiradas de direitos.
É importante que a Classe Trabalhadora, e os partidos de esquerda entendam e consigam levar à sociedade como um todo as implicações de ordem fiscal, de desorganização dos trabalhadores, com o enfraquecimento de suas entidades sindicais e, fundamentalmente, a profunda precarização do trabalho que poderá advir se a PL 4330 for aprovada.
Nessa próxima etapa, agora no Senado, os trabalhadores juntamente com o Movimento Social organizado, liderados pelo partido e as Centrais Sindicais, organizarão os trabalhadores e a reação social contra a terceirização que ameaça concretamente a destruição da CLT.
A organização dos partidos de esquerda, dos Movimentos Sociais e da sociedade democrática é de fundamental importância.
Reunir para conversar ajuda nesse processo. O diálogo fortalece a luta. Abre novos horizontes. Constrói novas trincheiras de reação e de avanços. Dia 25 de maio tem mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário