Esta semana vamos trabalhar nas aulas de PD2 o Filme: Dois Pesos e Duas
medidas.
O filme conta a história do aposentado José Carlos Carneiro que teve
suas pernas amputadas por uma doença causada exclusivamente pelo cigarro e
entrou com ação para reparação de danos contra a fabricante de cigarros. Embora
sua imagem tenha sido estampada nos maços como alerta para os danos causados
pelo tabagismo, a Justiça não reconheceu seu direito à indenização. O
documentário traz a opinião de especialistas em direito, saúde e políticas
públicas com o intuito de promover o debate na sociedade sobre como o Poder
Judiciário vem usando pesos e medidas diferentes quando se trata do direito do
consumidor tabagista e responsabilidade civil empresarial.
Realização: ACT - Aliança de Controle do Tabagismo (actbr.org.br)
Diretor: Rodrigo Gontijo
www.doispesosduasmedidas.org.br
Realização: ACT - Aliança de Controle do Tabagismo (actbr.org.br)
Diretor: Rodrigo Gontijo
www.doispesosduasmedidas.org.br
Licença padrão do YouTube
professor,posso deixar meu comentario no mesmo modelo do outro documentario?
ResponderExcluirÓtimo documentário espero que sirva de alerta para muitas pessoas.O que mais me tocou foi a história de José Carlos um ex fumante que começou a fumar com 15anos por falta de informação e que hoje si encontra sem as duas pernas por causa desse vício. Ele entrou najustiça com um pedido de indenização que seria pago pela indústria de cigarro mas esse pedido foi negado. Está claro que a justiça não está cumprindo seu papel como deveria imparcialmente ela fica sempre do lado das indústriais com certeza por dinheiro ninguém nunca foi indenizado pelas indústrias de cigarros.As indústrias não si importam com os fumantes e sim com dinheiro,publicidade, etc. Hoje em dia é utilizada amônia para que o fumante dependa cada vez mais do cigarro.No Brasil o cigarro mata 15pessoas por hora. Por tanto fica claro que as indústrias fazem tudo por dinheiro e sem nem uma punição.
ResponderExcluirVamos mudar isso!!!!!!
Vitória Resende Freitas
1°B
N° 36
Um Documentário muito Bom tomara que alerte esse povo que acha que fumar e legal e cair na real que isso só faz mal pra ele mesmo e ainda faz mal as pessoas que estão por perto pq tem aquela fumaça que faz muito mal e parar de falar que eu culpa das indústria porque elas vende e blablablá de sempre mais se você não comprar um dia elas vao parar de vender por que ninguem compra o produto dela agora fala industria isso as industria de cigarro não foi la e colocou um cigarro na sua boca e falou fuma essa merda então por isso que tem que passar esse tipo de documentários nas escolas pra ver se o povo cai na real e para com essa mania desnecessária que e fumar.
ResponderExcluirLucca Gabryel 1°B N° 18
Excelente documentário. A mídia nos passa uma mensagem ilusória a respeito do cigarro. E muitas pessoas caem nessa armadilha, achando que os estragos do cigarro não irão acontecer com elas. E quando acontece, e a pessoa busca reverter(em alguns casos o fumante sabe que está se matando, e ainda sim decidi não buscar tratamento e não parar de fumar. Se mata conscientemente), mas tem danos que são irreversíveis. O cigarro é uma droga de tão fácil acesso! Uma forma de "dar um basta" nesse vício(visando é claro, evitar novos dependentes), é acabar com a produção da droga, com as propagandas e ensinando e alertando as crianças e jovens sobre o estrago que o cigarro faz!
ResponderExcluirNão podemos sozinhos mudar o mundo inteiro, mas se cada um fizer a sua parte, já é um passo andado nessa caminhada contra o cigarro.
Sara Dâmaris Vicente de Oliveira
1°B, n° 32
Muito bom documentário !!! Que enfatizou as impunidades das empresas de cigarro que existem no Brasil,que ao longo de anos influencia a população para o seu consumo,utilizando publicações principalmente através da mídia,nas décadas anteriores.Época em que não se havia muitas informações sobre os danos de que causavam as suas saúdes,muitas das vezes fazendo publicações relacionadas a temas que estavam associados ao interesse do povo,como que com o seu consumo os levariam a felicidade,e outros como futebol e em ate desenhos, assim já estimulavam as crianças desde cedo.Porem que o poder judiciário brasileiro ate o momento não tomou medidas contundentes sobre o assunto,para que ao menos à punissem pelas consequências que causaram a vida de muitos fumantes pela triste experiência que tiveram,de que muita das vezes o consumo do cigarro as levaram ao óbito,ou que também tentassem evitar para que no futuro esse fato não se ocorra mais.
ResponderExcluirÍtalo Siqueira Gonçalves 1ºA Nº:10
Ótimo documentário,faz com que as pessoas reflitam sobre o assunto,e de quanto o cigarro faz mal.O tabagismo é considerado como a maior causa evitável de doença e morte no mundo,e mesmo assim tem pessoas que são usuários dessa droga,e que muitas vezes ficam dependentes do mesmo.
ResponderExcluirStefany Da Costa Ferreira 1°B N° 34
Excelente documentário,espero q sirva de exemplo para aquela pessoa que acham massa fumar um cigarro i tals,que elas percebam que isso e muito ruim antes que fique que nem o cadeirante que aparece nas carteiras i também neste vídeo,José Carlos.Na época dele não existia videos como esse,mais hoje em dia existi para alertar as pessoas que praticam este ato,para que quando o cigarro tomar conta,a pessoa não falar q foi por falta de aviso.Outra coisa também e que o cigarro e de muito fácil acesso de qualquer um,dizem que e só para maiores,mais qualquer um consegue comprar,não tem fiscalização no comercio.Ta na hora de da um basta nisso.
ResponderExcluirMatheus Henrique 1 ano ''B''