quarta-feira, 8 de julho de 2015

Adolescente de unidade de internação passa no vestibular com nota do Enem

no Portal da Secretaria da Criança e do Adolescente do DF
Adolescente de unidade de internação passa no vestibular com nota do Enem

Jovem de 18 anos conquista bolsa de 50% e cursará administração
Cumprindo medida socioeducativa no sistema do DF há pouco mais de dois anos, o adolescente Cairo* está pronto para trilhar um novo caminho. Após conquistar uma boa nota de corte no Exame Nacional de Ensino (Enem), em 2014, o jovem conseguiu bolsa de 50% por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e vai cursar administração em uma faculdade particular do DF.

O rapaz fez a prova do Enem em novembro, quando ainda cumpria medida socioeducativa na Unidade de Internação de Planaltina (UIP). Em maio deste ano, já no fim da medida na Unidade de Saídas Sistemáticas (UNISS), se inscreveu no Prouni. Para conseguir finalizar a matrícula na faculdade, a mãe do rapaz viajou para Unaí (MG) atrás da documentação e o esforço valeu a pena, ela conseguiu finalizar todo o processo.
Dentro do sistema socioeducativo, o adolescente aproveita todas as oportunidades para ocupar o tempo livre. "Quem quer correr atrás de mudar vai conseguir. Mas precisa de força de vontade", avalia. Nesse período de internação, ele fez oficinas de motores, horticultura e cartazista, além de conquistar o primeiro lugar em um campeonato de xadrez.
"Quero trabalhar na área de administração para conseguir pagar o curso de engenharia civil, meu grande objetivo", idealiza o adolescente. O contato de Cairo com os livros poderá ficar ainda maior a partir desta quarta-feira (8), quando será inaugurado o primeiro espaço de leitura do Projeto Arte do Saber, resultado da campanha de arrecadação de livros para as unidades de internação do DF.
Exame Nacional
Dos 72 rapazes que cumprem hoje medida socieoducativa na Unidade de Saídas Sistemáticas, 30 já estão inscritos para o Enem 2015, que será realizado em 24 e 25 de outubro. Para atrair a atenção dos jovens, a direção da unidade imprimiu para cada um o questionário socioeconômico do exame, etapa no processo que precisa de declaração de carência para obtenção da isenção da taxa.
Responderam ao questionário somente aqueles que estavam interessados em fazer a prova. Dos 30 adolescentes, 11 não conseguiram a isenção. O próximo passo foi conversar com os familiares de cada um sobre a importância da prova. "Depois disso, todos decidiram pagar o valor cobrado pelo Enem. Nenhum ficou de fora. Isso ocorreu em um período muito curto, cerca de dez dias", contou a gerente pedagógica da unidade, Ana Paula do Nascimento Souza.
"Cada vez que um adolescente do sistema consegue uma vaga na faculdade é uma felicidade muito grande para todos, porque mostra a ressocialização deles de fato e um trabalho bem feito pela equipe multidisplinar que atende a unidade", comemora a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis.
No início do ano, duas meninas da Unidade de Internação de Santa Maria também conseguiram vaga na faculdade através da nota no Enem. Uma delas conseguiu a permissão do juiz para cursar e recebeu progressão de medida para a Semiliberdade.
Saída Sistemática
Inaugurada em 10 de dezembro de 2013, a Unidade de Internação de Saídas Sistemáticas é a única que funciona no Brasil. É considerada modelo e já recebeu visitantes de diversos Estados para expandir a ideia que foi desenhada para ela.
No local, os 72 adolescentes internados têm uma variedade maior de cursos profissionalizantes, estágios fora do local e o benefício de passar os fins de semana com os familiares a cada 15 dias e, depois, semanalmente. Algumas das oficinas, como a de lavajato, por exemplo, são remuneradas e eles podem levar o dinheiro para casa quando vão visitar a família.
A unidade abriga somente os jovens que, com autorização da Justiça, estão terminando de cumprir os últimos meses de medida socioeducativa.
* Nome fictício para preservar a identidade do adolescente

Nenhum comentário:

Postar um comentário