terça-feira, 5 de maio de 2015

O Ataque do Estado Neoliberal no Paraná

por José Gilbert Arruda Martins

Professores e Professoras em pelo menos 15 Estados, fizeram no dia de hoje manifestações de apoio aos educadores e educadoras do Paraná.
Foto: PG

Aqui em Brasília, os professores se reuniram em frente à Câmara Distrital. Todo mundo de preto em Luto pela violência da PM a mando do governo neoliberal do PSDB de Beto Richa.

A indignação estampada nos olhos de todos, foi a marca do encontro. O Sinpro-DF, que chamou o movimento, estacionou o carro de som, a PM foi convidada a se retirar e as falas começaram.

Todos os companheiros e companheiras, Wagner, presidente nacional da CUT, Dep. Wasny, Dep. Chico Vigilante, Prof. Bosco, Profa. Rosilene, Prof. Guili, estudantes, enfim, todos que falaram, fizeram questão de enfatizar o absurdo e o crime cometido pelo governador Beto Richa (PSDB) do Paraná contra os professores.

Esse tipo de atitude violenta, anti-democrática é parte do modelo neoliberal que já vem sendo adotado em São Paulo, por exemplo.

O projeto é sucatear a educação pública, desacreditá-la perante a opinião pública e privatizá-la, por sinal, muito já foi privatizado, aqui em Brasília, todo o pessoal da base, que trabalha com manutenção, limpeza e vigilância é terceirizado.

Parece existir uma ligação muito forte entre todos esses últimos acontecimentos no Brasil. Nas manifestações de março contra o governo Dilma, faixas foram expostas aqui em Brasília exigindo que os escritos do professor Paulo Freire seja banido do processo ensino-aprendizagem nas escolas.

Agora essa violência contra os professores do Paraná.

Uma deputada distrital aqui em Brasília levou para apreciação da Câmara Distrital um projeto de lei que instala a censura na educação pública.

Na Câmara Federal, por 220 a 203, o PL 4330 foi aprovado, além da CCJC, também na Câmara, ter aprovado o debate sobre a EC 171 que reduz a maioridade penal.

É uma onda conservadora que precisa ser barrada, e só a luta dos Movimentos Sociais e os Partidos de Esquerda podem fazer isso.

Dia 1° de Maio foi criada a Frente Ampla das Esquerdas, é um caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário