sábado, 23 de maio de 2015

Concepções e Tendências Pedagógicas, Onde você se encaixa professor?

por José Gilbert Arruda Martins

Em tempos de tentativa de golpe, de retrocessos conservadores, de pedidos de "basta Karl Marx e Paulo Freire", é bom refletir um pouco sobre: Eu, como professor (a), conheço as tendências pedagógicas? Qual tendência é a mais adequada ao meu trabalho? Qual delas a minha escola segue?

Vamos elencar as mais importantes tendências e concepções de ensino e aprendizagem, sem a pretensão de esgotar o assunto ou ensinar, é apenas para reflexão.

Existem duas grandes correntes ou concepções: a Liberal e a Progressista, a primeira, apesar da denominação, não defende a liberdade de ensinar e aprender, o liberal aqui, remonta ao liberalismo econômico e político que norteia nos dias de hoje, a economia e a política conservadora capitalista, com o nome de Neoliberalismo, é bom perceber, para não cairmos em armadilhas.

A pedagogia liberal tem características importantes, vejamos algumas: teoria conservadora, o mundo atual não deve ser alterado; a escola é preparadora dos indivíduos para o desempenho de papéis sociais definidos; justifica o sistema capitalista ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade; também chamada pelo especialista Demerval Saviane de teorias não críticas.

Por sua vez a pedagogia Progressista tem também suas características importantes, vejamos: 
Teoria transformadora, a educação é instrumento de transformação social; a escola é meio ou instrumento de ajuda no processo de superação das desigualdades sociais; concepção crítica da sociedade capitalista; denominada de teorias críticas.

Vamos detalhar mais algumas posições da Tendência Tradicional:
Papel da escola- Preparação moral e intelectual dos alunos. O compromisso é com a cultura. Os problemas sociais pertencem à sociedade.


Conteúdos de ensino - Descontextualizados. conhecimentos repassados como verdades absolutas. Não se considera a experiência dos alunos e a realidade social.
Metodologia de ensino - Exposição verbal. Ênfase nos exercícios, na repetição e na memorização.

Passos do método:
1 – Preparação/motivação do aluno;
2 – Apresentação do conteúdo;
3 – Associação com conteúdos já estudados;
4- Generalização;
5 – Aplicação de exercícios.

Relação Professor-aluno - Predomínio da autoridade do professor. Imposição do silêncio em sala de aula. Ao professor, que é um transmissor de informações, cabe a função de comandar e dirigir as situações de ensino. O aluno é um adulto em miniatura, um ser passivo, um receptáculo de informações.

Pressupostos de aprendizagem: A aprendizagem é receptiva e mecânica. A retenção do conteúdo é garantida pela repetição e recapitulação da matéria. A avaliação ocorre por exercícios, interrogatórios e provas escritas. Outras características, valoriza-se a competição.
O ambiente escolar é severo.

O professor José Carlos Libâneo, em seu livro, "Democratização da Escola Pública", que todo professor (a) deveria conhecer, trás também a Pedagogia Progressista, que por sua vez, é dividida em várias tendências que expomos a seguir.

Tendência Renovada Progressivista:
Papel da escola- A escola deve satisfazer os interesses dos alunos . Organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida.

Conteúdos de ensino -Os conteúdos de ensino são estabelecidos em função de experiências dos estudantes. Dá-se mais valor aos processos mentais do que a conteúdos organizados racionalmente.

Metodologia de ensino - As atividades são adequadas às etapas do desenvolvimento discente. O aluno aprende fazendo, em trabalhos de grupo e em atividades motivadoras e desafiantes.

Relação Professor-aluno - O professor não tem lugar privilegiado. Ele auxilia no desenvolvimento livre e espontâneo do aluno. O professor estimula o aluno; é um orientador da aprendizagem. O estudante é um ser livre para aprender.

Representantes -Jean Piaget, Emília Ferreiro, Maria Montessori, Decroly, Jonh Dewey.

Pressupostos de Aprendizagem - Aprender é um ato de descoberta, baseada nos interesses pessoais. A avaliação é baseada nos esforços e êxitos dos alunos.

Outras características: A disciplina escolar surge da tomada de consciência da vida em grupo.

Aluno disciplinado é aquele solidário, participante, respeitador das regras em grupo.

Tendência Renovada Não-diretiva
Papel da escola - Preocupa-se mais com problemas psicológicos do que pedagógicos ou sociais. Estabelecer clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo. Conteúdos de ensino - Secundários.

Metodologia de ensino - Exige um estilo próprio do professor para facilitar a aprendizagem do aluno. Os métodos usuais são dispensados. Relação professor-aluno - Educação centrada no aluno. O professor é um facilitador da aprendizagem.

Características do professor facilitador Aceita a pessoa do aluno; É confiável; é receptivo;

Tem plena convicção na capacidade de autodesenvolvimento do estudante.

Autores - Carl Rogers, Escola de Summerhill Pressupostos de aprendizagem - A motivação resulta do desejo de autorrealização. Privilegia-se a autoavaliação.

Tendência Tecnicista
Papel da escola - A escola funciona como modeladora do comportamento humano. “Produzir” indivíduos competentes para o mercado de trabalho transmitindo informações precisas e rápidas. Conteúdos de ensino - Informações contidas em manuais elaborados por especialistas.

Metodologia de ensino - Procedimentos e técnicas de ensino necessários ao controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/assimilação das informações.

Relação professor-aluno -É uma relação objetiva, com papéis definidos. O professor transmite a matéria e o aluno recebe, aprende e fixa as informações. Ambos são passivos frente ao conhecimento. Professor é um instrutor.

Manifestações na prática escolar/autores - Leis nº5.540/68 e 5.692/71. Skinner, Bloom.

Pressupostos de aprendizagem - O ensino é um processo de condicionamento por meio do reforçamento das respostas que se quer obter.

Tendência Libertadora
Papel da escola - Questionar concretamente a realidades das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação.

Conteúdos de ensino - Denominados temas geradores, são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

Metodologia de ensino -Grupo de discussão.
Relação professor-aluno - É horizontal, onde educadores e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento. Não-diretiva. O professor é uma animador.
Representante - Paulo Freire. Pressupostos de aprendizagem -Aprender é um ato de conhecimento da realidade.

Tendência Libertária
Papel da escola - Exercer uma transformação na personalidade dos alunos num sentido autogestionário. Conteúdos de ensino - As matérias são colocadas à disposição dos alunos, mas não são exigidas. Importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.

Metodologia de ensino - Vivência grupal. Os problemas devem ser localizados pelo grupo, discutidos e a execução final depende do grupo. Relação professor-aluno - Não há espaço privilegiado para o professor. Ele é um incentivador, um catalisador/orientador que mistura-se ao grupo para reflexões em comum.

Autores - C. Freinet, Vasquez, Miguel Gonzales Arroyo. Pressupostos de aprendizagem - A negação de toda forma de repressão visa favorecer o desenvolvimento de pessoas mais livres.

Tendência Crítico-social dos Conteúdos
Papel da escola - Difusão de conteúdos concretos, vivos e indissociáveis da realidade social. A escola é valorizada como instrumento de apropriação do saber. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe instrumental por meio da aquisição de conteúdos e da socialização.

Conteúdos de ensino - São conhecimentos acumulados pela humanidade permanentemente reavaliados face às realidades sociais. Metodologia de ensino - Os métodos subordinam-se aos conteúdos. O trabalho docente relaciona a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor. Relação professor-aluno - O papel do adulto é insubstituível, mas acentua-se a participação do aluno no processo. É uma relação diretiva. O professor é um mediador.

Autores - José Carlos Libâneo, Makarenko, Manacorda, Snyders, Charlot, Dermeval Saviani.

Pressupostos de aprendizagem - Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com estímulos do ambiente. Admite-se o princípio da aprendizagem significativa.

E então, qual a tendência se adéqua melhor ao seu perfil de professor(a)?, A educação, principalmente a Pública, carece de educadores e educadoras engajados e comprometidos, e, para isso, só estudante, lendo mais. 

E, as Teorias da Educação, acima expostas de forma bem resumida, podem nos ajudar a fazer um trabalho nas escolas do país, cada vez melhor. Boa sorte e bom trabalho.


Fonte: Livro de José Carlos Libâneo "Democratização da Escola Pública"












Nenhum comentário:

Postar um comentário