Era uma sexta-feira à noite, rua São Paulo do Norte, praça Raimundo Simas (que o prefeito José Jorge destruiu). Estar ali, nas férias de julho, era mais que curtir as noites de frio da chapada grajauense, mais que flertar com as lindas garotas da cidade, mais que uma boa conversa sobre política, nas noites de sexta-feira, sábado, domingo... na praça, era também para ouvir David Robert Jones ou apenas David Bowie.
https://www.google.com.br/search?q=imagem+de+David+Bowie&rlz
Grajaú, julho de 1985, qual o jovem natural daquela cidade, e que teve a oportunidade de estudar na capital, não desejava, ardentemente a chegada das férias para aproveitar o "Canecão", as festas no Clube Recreativo Cultural Grajauense?
1980, "a década perdida", para alguns economistas, para nós não, além de fazer um pouco de política durante o dia, tínhamos um encontro com David Robert Jones, à noite.
Até agora, havíamos perdido no tempo, somente as sextas feiras na discoteca Arabutã do "seu" Amadeu. Hoje, perdemos também um dos mais espetaculares artistas do século XX, perdemos o cara que embalava parte de nossos sonhos de juventude.
David Bowie, estava distante fisicamente de cada um de nós, sua música, no entanto, fazia parte dos nossos dias, mas apesar da distância física, éramos como amigos de David.
Nós, nascidos em Grajaú, cidade situada na região Centro-Sul do Estado do Maranhão; ele em Brixton, Londres em 8 de janeiro de 1947, a 8.855 km de distância.
O artista genial se foi (10 de janeiro de 2016, em Manhattan) sem nos conhecer pessoalmente, sem conhecer seus grandes amigos de Grajaú, mas suas canções ficarão em nossas almas por um longo tempo.
David, conheceu o proprietário da discoteca, o cara que nos apresentou Bowie, "seu" Amadeu, que viajava cerca de 1,2 mil km para buscar o Bowie em Fortaleza. O LP não era muito vendido na cidade, alguns poucos nativos gostavam, o disco servia, principalmente, para que nós, amigos de David, pudéssemos ouvi-lo noite após noite.
Namorar? Só após ouvir uma das mais brilhantes vozes do rock, a boate estava ali todos os dias, David não, ele poderia, como um belo camaleão, transformar-se e, sorrateiramente fugir da visão e ouvidos de seus grandes amigos das sextas-feiras.
Ouvir "Blue Jean", "Loving The Alien", "Tonight" ou "Dancing With The Big Boy", belas e maravilhosas canções do "Camaleão do rock", era quase um rito de passagem. Para nos sentir liberados e fortalecidos em nossos espíritos e aproveitar o restante da noite, tínhamos que ouvir antes David Bowie.
Deixamos, perdidas no tempo, as noites deslumbrantes da cidade bicentenária, ficaram para trás, quase perdendo-se em nossas memórias já desgastadas pelo tempo, as grandes noites de sexta feira. A cidade já não é mesma, cresceu, encheu-se de gente, de comércio, de motos - irritantemente barulhentas -, mas nossos corações não mudaram, nossas lembranças do amigo David estão vívidas.
Obrigado "seu" Amadeu, por ter nos proporcionado conhecer o David, sem ele e suas belas canções, talvez não fôssemos os homens e mulheres que somos hoje, mais abertos para o novo, mais confiantes de que as mudanças camaleônicas são boas e saudáveis para, possivelmente, entendermos melhor os grandes desafios que a vida nos trás.
Obrigado amigo David!
Para marcar o 60º aniversário de David Bowie em janeiro de 2007, a BBC publicou uma matéria com 60 fatos a respeito do cantor, ator e artista britânico.
Infância
1. David Bowie nasceu no bairro de Brixton, em Londres, no dia 8 de janeiro de 1947 com o nome de David Robert Jones. Ele faz aniversário no mesmo dia que outro ícone da música, Elvis.
2. A família de Bowie se mudou para Bromley quando ele completou seis anos.
3. O cantor foi à Escola Secundária Técnica de Bromley, atualmente chamada de Escola Ravenswood.
4. O guitarrista Peter Frampton foi amigo de escola de Bowie. O pai do guitarrista era diretor do departamento de arte. Frampton tocou guitarra com Bowie várias vezes durante sua carreira.
5. A pupila direita de Bowie é permanentemente dilatada pois seu amigo George Underwood acertou um soco em seu olho quando os dois ainda estavam na escola. O motivo da briga foi uma garota.
6. Underwood e Bowie continuaram bons amigos com Underwood sendo o responsável pela arte de design de alguns dos álbuns do início da carreira de Bowie.
7. Bowie começou a tocar saxofone aos 12 anos.
Antes da fama
8. O primeiro lançamento de sua carreira foi Liza Jane/Louie Louie Go Home, em junho de 1964, ainda com o nome Davie Jones, na banda King-Bees.
9. Mais tarde ele mudou seu nome para Bowie para evitar confusão com o integrante dos Monkees, Davy Jones.
10. Bowie é pronunciado para rimar com Joey.
11. Aos 17 anos ele foi entrevistado em um programa da BBC como o fundador da Sociedade para a Prevençaõ da Crueldade com Homens de Cabelos Longos. "Não é legal quando as pessoas chamam você de querido e tal', disse Bowie na época.
12. Por volta de 1967, ele escreveu músicas para o ator britânico Paul Nicholas, que gravou a obra usando o nome Oscar.
13. Ele lançou seu álbum de estréia, cujo título era apenas David Bowie em 1967, depois de tocar em várias bandas de pubs e clubes.
14. Em 1967 também foi lançada a música The Laughing Gnome que, segundo muitos fãs, é a pior música que Bowie já gravou.
15. Quando Bowie sugeriu que seus fãs deveriam votar pelo telefone quais as faixas que seriam tocadas em sua turnê mundial de 1990, a música The Laughing Gnome foi a mais pedida. Bowie não tocou.
'Starman'
16. O primeiro sucesso de Bowie na Grã-Bretanha foi Space Oddity, de 1969, usada pela BBC em sua cobertura da primeira viagem tripulada à Lua.
17. O personagem de ficção Major Tom apareceu em três sucessos do cantor, Space Odity (1969), Ashes to Ashes (1980) e Hallo Spaceboy (1996).
18. O primeiro sucesso de Bowie nos Estados Unidos foi a música Fame, em 1975. Além de Bowie, a música também tem como um de seus autores o ex-Beatle John Lennon, que canta no backing vocal.
19. A modelo Twiggy aparece com Bowie na capa do álbum Pin Ups, de 1973.
20. Na época do lançamento do álbum Young Americans, de 1975, o fundador da banda Chic Nile Rodgers fez um teste para ser o guitarrista da banda de Bowie. Ele não conseguiu a vaga.
21. Mas, mais tarde, Rodgers produziu o álbum campeão de vendas de Bowie, Let´s Dance, de 1983.
22. Acredita-se que Bowie tenha vendido cerca de 140 milhões de álbuns durante toda sua carreira.
23. Ele foi votado em quarto lugar em uma pesquisa recente do programa da BBC Culture Show, para descobrir qual o maior Ícone Vivo da Grã-Bretanha. Acima de Bowie ficaram David Attenborough, no primeiro lugar, Morrissey, em segundo, e Paul McCartney, em terceiro.
No palco e na tela
24. Bowie foi atingido no olho por um pirulito durante uma apresentação em Oslo, na Noruega, em 2004.
25. Toni Basil trabalhou como coreógrafo de Bowie em sua turnê Diamond Dogs, de 1974. Ela trabalhou mais tarde novamente com Bowie na turnê mundial de 1987, Glass Spider.
26. Em 1970, quando Bowie formou por um breve período a banda The Hype, todos os integrantes se vestiam de super-heróis. Eles eram vaiados em todos os lugares em que tocavam.
27. O cineasta Nicolas Roeg escalou Bowie em seu primeiro papel principal, como o alienígena em O Homem que Caiu na Terra, em 1976.
28. Ele deverá fazer a voz de um personagem em um episódio do desenho animado Bob Esponja.
29. No fime Labirinto, Bowie aparece como o Jareth, o Rei dos Duendes.
30. Sua aparição mais recente foi no filme O Grande Truque, com Hugh Jackman e Scarlet Johansson.
31. Em 1969, Bowie formou seu próprio grupo de mímica, Feathers, além de um outro grupo de arte experimental.
32. Bowie também representou Pôncio Pilatos no filme A Última Tentação de Cristo, dirigido por Martin Scorcese.
33. Entre os personagens mais excêntricos de sua carreira cinematográfica está um agente do FBI chamado Philip Jeffries no filme Twin Peaks - Os Últimos Dias de Laura Palmer, dirigido por David Lynch.
Vida pessoal
34. Bowie tem um metro e 78 centímetros segundo a maioria das fontes.
35. O cantor recusou o título de CBE (Ordem do Império Britânico) em 2000 e o título de Cavaleiro do Reino em 2003.
36. Bowie se casou com a modelo somali Iman, em 1992. Eles têm uma filha, Alexandria Zahara Jones, nascida em 2000.
37. Iman tem uma faca do tipo Bowie tatuada em seu tornozelo em homenagem ao marido.
38. Um meio-irmão de Bowie, Terry, que era esquizofrênico, cometeu suicídio em 1985.
39. Nove anos mais velho que David, Terry era a inspiração para músicas, incluindo Aladdin Sane, All the Madmen, The Bewlay Brothers e Jump They Say.
40. Em 2004, Bowie passou por uma cirurgia cardíaca de emergência na Alemanha, para tratar de uma artéria entupida.
O músico
41. Bowie escreveu junto com Lou Reed algumas das melhores faixas do lendário álbum Transformer, de Reed.
42. A música Ziggy Stardust é sobre Vince Taylor, que escreveu a canção Brand New Cadillac que, mais tarde, ganharia uma versão da banda The Clash.
43. Bowie gravou uma versão de Space Oddity em italiano chamada Ragazzo Solo, Ragazza Solo - que significa Menino Solitário, Menina Solitária, literalmente.
44. A faixa Move On do álbum The Lodger é, na verdade, uma versão da música All Young Dudes reescrita de trás para frente.
45. Bowie já participou de dez bandas diferentes - The Konrads, The Hooker Brothers, The King Bees, The Manish Boys, The Lower Third, The Buzz, The Riot Squad, The Hype, Tin Machine and Tao Jones Index (algumas destas bandas se apresentaram com outros nomes).
47. Bing Crosby gravou com David Bowie seu último single antes de morrer. Sua versão em dueto da música The Little Drummer Boy foi gravada para o Natal de 1977. Foi um sucesso cinco anos depois.
48. Bowie escreveu a trilha sonora para a dramatização de 1993 da obra The Buddah of Suburbia, do autor Hanish Kureishi.
49. Bowie toca saxofone na música To Know Him Is To Love Him do álbum Now We Are Six, de Steeleye Span.
50. O cantor tocou quase todos os instrumentos do álbum Diamond Dogs, incluindo a famosa guitarra da música Rebel Rebel.
Vários
51. Bowie foi o último convidado do programa de TV do cantor britânico Marc Bolan, em 1977. Bolan morreu em um acidente de carro no sudoeste de Londres pouco depois da gravação.
52. Steve Strange, que participou de um reality show da BBC recentemente, estava no vídeo do sucesso de 1980 de Bowie, Ashes to Ashes.
53. As bandas favoritas de Bowie atualmente são Arcade Fire e TV On The Radio.
54. Mary Hopkin, atriz de televisão britânica, faz backing vocals em Sound and Vision.
55. Bowie cantou em uma linguagem totalmente inventada na faixa Subterraneans, do álbum Low, de 1976, quase uma década antes da banda The Cocteau Twins ter popularizado este recurso.
56. A imagem do cantor aparece em todas as capas de seus singles, a não ser na da trilha sonora The Buddha of Suburbia.
57. Bowie é mencionado na música Trans Europe Express, do Kraftwerk ("Meet Iggy Pop and David Bowie - TRANS EUROPE EXPRESS!", ou "Encontre Iggy Pop e David Bowie - Trans Europe Express", em tradução livre), entre outros.
58. Em 1997 David Bowie inova mais uma vez lançando apenas pela internet uma música, Telling Lies. Um ano depois ele lançou seu próprio provedor de internet, Bowienet.
59. Bowie desenha, pinta, escreve e também é escultor em suas horas livres. Seus artistas prediletos são Tintoretto, John Bellany, Erich Heckel, Picasso e Michael Ray Charles.
60. Em seu histórico escolar, Bowie tem apenas uma nota zero, em arte.
Mantenha a fonte ao citar o texto: David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão http://whiplash.net/materias/curiosidades/051486-davidbowie.html#ixzz3wxzdOh6H
Follow us: @Whiplash_Net on Twitter | Whiplash.Net.Rocksite on Facebook
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Bowie
http://whiplash.net/materias/curiosidades/051486-davidbowie.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário