terça-feira, 1 de setembro de 2015

Eu Sou Radical, Eu Estou Diretamente Ligado às Raízes Que Me Sustentam

por José Gilbert Arruda Martins

"quando sou radical estou diretamente ligado à raiz, isto é, estou na coerência, estou buscando a coerência de uma realidade".

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/p843x403/11895979_1655675964703770_5180993760315300576_n.jpg?oh=7b3ebda5a2efbd11a49beac2bb190afc&oe=56828330&__gda__=1449610395_669ba80f80668574cb29078ec13b66bf

Na nossa breve passagem por São Luis, capital do Estado do Maranhão, onde encontramos parte da nossa família e também dezenas de amigas e amigos. Tivemos a grata oportunidade de fazer parte de uma homenagem digna do maravilhoso artista que foi o Bebé,  "Tributo ao Bebé", que recentemente nos deixou, organizado pelo Arialdo, Marta e equipe.

Mas não vou escrever, por enquanto, sobre o Tributo ao Bebé, vou falar, para variar um pouco, sobre Política.

Isso mesmo, Política com "P" grande.

Normalmente quando encontro meus amigos e amigas de mocidade, um ou outro, uma ou outra, costuma dizer: "Betinho, acompanho seu blog, você é radical hem cara?"

Faço militância política há muitos anos, desde a época da Universidade, quando íamos às ruas em Fortaleza para defender o país, os estudantes e o preço baixo do bandejão do restaurante universitário e, levávamos muita porrada e gás lacrimogênio da PM cearense por isso.

E também, quando em nossa cidade natal Grajaú, de férias da faculdade, íamos às ruas para defender os interesses do nosso povo.

Eu, sem muito tempo e local adequado para explicar, perco a oportunidade de tentar abrir um pouco, os olhos e mente de meus estimados e estimadas amigas de infância.

Por isso, pensei muito durante toda a viagem de carro de São Luis até aqui em Palmas, onde estou agora, sobre o assunto e, resolvi tentar escrever alguma coisa.

É claro e evidente, que não tenciono ser arrogante ao ponto de ter a pretensão de ensinar aos amigos e amigas absolutamente nada, são apenas tentativas de aprimorarmos nossos debates e conversas informais que, com certeza, teremos a partir de agora. Apenas isso.

Então vamos lá, o que significa ser radical?

Poderia usar na oportunidade um conceito nu e cru de um dicionário qualquer, mas não.

Vamos usar aqui, em vez do verbete do dicionário e dos ensinamentos do velho, bom e atualíssimo Karl Marx, palavras de um maravilhoso padre da Igreja Católica chamado Fábio de Melo, que, na nossa modesta opinião, conseguiu sintetizar em poucas palavras a beleza e a profundidade que requer a explicação sobre o significado filosófico e político da frase "ser radical", então vamos lá:

"(...) ser radical é tudo aquilo que estar diretamente ligado à raiz, que está direto na fidelidade, na coerência.

A raiz resguarda toda a memória da planta, é ela que dá o sustento para que toda a planta permaneça de pé.

Então, você ser radical, é você estar nesta posição de firmeza.

É como eu pudesse dizer: "quando sou radical estou diretamente ligado à raiz, isto é, estou na coerência, estou buscando a coerência de uma realidade".

O grande problema, é que nós associamos a palavra radicalidade com exagero e não é por aí.

Uma pessoa radical não é exagerada, uma pessoa radical é coerente."

Viram aí?

Não é maravilhosa a explicação do padre?

Nosso blog, muito recente, diga-se de passagem, completou apenas um ano, em março passado. Se propõe a ser uma ferramenta democrática de debate de ideias e projetos para o Grajaú, Maranhão, Brasília e todo nosso país, nunca tivemos a pretensão de esgotar nenhum assunto, mesmo por que é impossível, haja vista a profundidade e complexidade de determinados temas.

Não sou especialista da política, apesar de ser professor graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) há mais de 27 anos.

Sou mais um trabalhador inconformado com a má distribuição de renda, com a violência contra as mulheres, gays, negros, índios... que, nas horas que posso, sento para escrever um pouco e, replicar aqui nesse espaço democrático, matérias de Educação, Economia, Política, Cultura, LGBTs, Cidadania...de outros blogs.

Portanto, não pretendo esgotar nenhum tema, mesmo por que, como afirmei, não sou especialista, o máximo que consigo é, talvez, provocar um pouco meus amigos e amigas e, meus leitores e seguidores em geral.

Na minha passagem por São Luis, como disse acima, Estado dilapidado pelo Clã Sarney por mais de meio século, e, agora, administrado pelo grande, capaz e perspicaz Flávio Dino (PCdoB), além de curtir parte da minha família, tive a honra e alegria de encontrar dezenas de amigas e amigos contemporâneos que fomos nas lutas, farras, festas e nos bares da vida em Grajaú.

Que meus amigos e amigas, que nossos leitores e leitoras, todas as pessoas que nos seguem nas redes sociais, sejam também radicais, que nunca abram mão de ir à raiz dos problemas e das soluções dessa imensa e importante Nação que é de Todas e de Todos nós.

Não pode ser apenas de uma minoria.

Todos nós, com nosso trabalho, com nossa luta, ajudamos a construí-la.

Um beijo grande.

 Com Informações: https://www.youtube.com/watch?v=DJhmE0LNEqc

Nenhum comentário:

Postar um comentário