por José Gilbert Arruda Martins (Professor)
...
Filha da Puta!
Bandido!
Corrupto!
Ladrão!
...
Faça-se a justiça!
Estamos preparando vossas acomodações, Excelência.
Filha da Puta! Bandido!
Corrupto! Ladrão!
(letra e música Titãs)
Sou apenas um professor, sou apenas um cidadão. Indignado, mas apenas um cidadão.
A eleição aqui em Brasília tem a volta de um senhor que se envolveu, quando governador, num episódio de corrupção filmado por um ex-colaborador e visto nos quatro cantos do planeta.
Esse mesmo senhor - Vossa excelência Arruda -, no ano de 2000, foi flagrado violando o painel numa votação no Senado, isso lhe custou a renúncia e explicações que só seus cegos e aproveitadores seguidores conseguem entender.
"A Justiça Federal no Distrito Federal condenou o ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) pela violação do painel eletrônico do Senado, em 2000, na votação que resultou na cassação do ex-senador Luiz Estevão. Na ocasião, Arruda, então líder do governo na Casa e senador pelo Democratas, acabou por assumir envolvimento no ato e renunciou ao mandato.
A decisão diz que o ato de Arruda marcou negativamente a história política do país. Arruda terá os direitos políticos suspensos por cinco anos, não poderá receber benefícios fiscais do Poder Público e nem participar de contratos. Terá ainda que pagar multa equivalente a 100 vezes o salário de senador em 2000."
“As penas aplicadas ao caso devem assim considerar a intensidade do dano causado ao Senado Federal e às demais instituições públicas, pelo singular sentimento de descrédito, desconfiança e desmoralização do sistema político nacional”, diz a sentença do juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, da 20ª Vara da Justiça Federal. (Disponível em: http://www.conjur.com.br/)
Pergunto, depois de tantas falcatruas, como iniciar um texto escrevendo sobre sua Excelência Arruda sem lembrar da música do grupo Titãs?
O mais inacreditável, é a "capacidade" de eleição que esse senhor possui, se não fosse "ficha suja", estaria hoje tranquilo, eleito governador de uma das mais importantes cidades do Brasil, talvez, aprontando das suas e sujando ainda mais a política do DF e do Brasil.
Mas a justiça eleitoral vai dar uma mãozinha, cassou o direito de Vossa Excelência, mas permitirá que ele e seu grupo lance um colaborador ou colaboradora, e, como seus seguidores são "fiéis bobos da corte", tem uma grande chance de ganhar.
Uma grande questão para a esquerda do Distrito Federal é entender o porquê desse fenômeno eleitoral. Por que um senhor que já renunciou por séria violação ao painel do Senado, e que foi afastado e preso por corrupção, consegue manter um capital político capaz de atrapalhar e até sair vencedor das eleições?
Infelizmente, essa é a "qualidade" da política no Distrito Federal, parece eleição da época da República Velha, quando os coronéis usavam da violência, da fraude e de todas as artimanhas para vencer e se manter no poder. Em Brasília a política não mudou muito; Vossa Excelência, não podemos esquecer, é filhote de um dos políticos mais conservadores e atrasados do cenário nacional, senhor e Vossa Excelência Roriz, os partidos, as repartições públicas, as obras superfaturadas, o palácio do Buriti...estão ainda impregnadas com o cheiro da corrupção e das falcatruas da época dessa Vossa Excelência. Não é fácil limpar, mesmo por que os políticos ditos de esquerda que entraram - Sr. Cristóvão, Sr. Agnelo, agiram, em muitos momentos, como direita, e isso ajudou a aprofundar a "saudade" das Vossas Excelências.
por José Gilbert Arruda Martins (Professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário