quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Questões Vestibular - Império Árabe e Islamismo


1) A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão,
a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá.

2) A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
c) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e principalmente judeus.
d) Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.

3) (OSEC) A Hégira assinala:
a) um marco histórico para o início do calendário judaico;
b) a reunificação do império Romano sob Justiniano;
c) a fuga de Maomé de Meca para Medina;
d) o domínio dos navegantes escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
e) a tomada de Constantinopla pelos turcos.

4) (FUVEST) A rivalidade entre Meca e Iatreb era:
a) econômica e política
b) política e religiosa
c) econômica e religiosa
d) religiosa e cultural
e) econômica e cultural

5) "Inspiramos-te, assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés diretamente... Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão somente um mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito dEle." Alcorão, 4:163-164 e 171. O significado dos versículos do Alcorão Sagrado com comentários, p. 137-138.
A respeito do Islão é correto afirmar:

a) A religião muçulmana, apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um conjunto de gênios e divindades secundárias.
b) A religião muçulmana surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina, entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c) A pregação de Maomé, registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão islâmica, a partir do século VII.
d) A pregação de Maomé foi registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
e) A transferência da capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.

6) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos, especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a Península Ibérica (atuais Portugal e Espanha).
Considerando o domínio árabe-muçulmano e suas relações com o Ocidente, assinale as afirmativas a seguir, com (V) as verdadeiras e com (F), as falsas:
( ) O Ocidente organizou as Cruzadas, expedições militares constituídas pelos reinos cristãos europeus, com o apoio da Igreja Católica, para refrear a expansão do Islamismo.
( ) Os árabes-islâmicos, durante o seu domínio na Península Ibérica, contribuíram na construção de uma sociedade mais tolerante, ao equipararem o status de judeus e cristãos.
( ) Os árabes-islâmicos defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região de população cristã de origem romano germânica, bastante pluralista e desenvolvida nas ciências e nas artes.
( ) O domínio árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a liberdade de culto, não impondo a crença nos valores do Islão.
( ) O tratamento dado pelos árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos cristãos, durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura a obras provenientes de culturas de povos considerados “ïnfiéis”.
A seqüência correta é:
a) FVVFF
b) FFVFV
c) VVVFF
d) VFFVF
e) VVFVF

7) (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

8) (Fuvest) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antigüidade, na Península Arábica;
b) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.

9) Sobre o Islamismo e a expansão da Civilização Árabe durante a Alta Idade Média, é incorreto afirmar que:
a)O Islão - submissão a Alá - foi fundado pelo profeta Maomé por volta de 610 d.C.. Sua fuga para Medina em 622 d.C. - Hégira - marca o início da era muçulmana.
b)A expansão do Islamismo contribuiu para a ruralização da Europa, uma vez que os Árabes dominaram e fecharam a principal via de comércio até então, o Mar Mediterrâneo.
c)Baseado no ideal de Guerra Santa - jihad - que prega o combate ao infiel, os Árabes expandiram durante a Alta Idade Média, ultrapassando o limite dos Pirineus, e com isso conquistando o Império Merovíngeo, atual França.
d)O estímulo à Guerra Santa, o aumento da população Árabe, e a guerra entre Império Bizantino e Império Persa, que vai enfraquecer a ambos, são razões significativas para a contínua expansão da religião islâmica.
e)A expansão do Islamismo tem fim com a derrota dos Árabes na Batalha de Poitiers em 732 d.C., impedindo que os muçulmanos adentrem na Europa além da Península Ibérica, que já está sob o seu domínio.

10) A respeito do islamismo e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas abaixo.
1 O mundo islâmico, além dos povos árabes, é constituído também por sociedades africanas, da Ásia Central e do Sudeste Asiático.
2 A revolução xiita de 1979, que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
3 Na guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados Unidos e da União Soviética.
4 Em virtude do universalismo do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou religiosas dentro da comunidade muçulmana.
Assinale a alternativa correta.
A)        Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B)         Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C)         Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D)        Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E)         Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

11) Sobre o Mundo Islâmico, assinale o que for correto.
01) A Guerra Santa (Jihad), válida para a difusão da religião, quase se transformou em uma das mais importantes obrigações do Islamismo.
02) A expansão islâmica foi dificultada pela presença de Estados adversários fortes como Bizâncio, Pérsia e posteriormente, o Estado Visigótico.
04) Maomé, em suas viagens pelo Oriente, tomou contato com o Judaísmo e Cristianismo, religiões originárias da Palestina, que exerceram profunda influência em sua pregações.
08) A Civilização Islâmica, essencialmente urbana, apresenta uma unidade imposta pela religião, embora combine contribuições culturais de árabes, povos conquistados e da civilização grega.
16) O Corão, livro sagrado do Islamismo, define as normas sociais a que deve se sujeitar o muçulmano; entre outras, proíbe: o consumo de bebidas alcoólicas e carne de porco, jogos de azar, roubos, homicídios, a escravidão e a poligamia.

12) UFRN A expansão do Império Muçulmano, durante a época medieval, está ligada ao
crescimento do Islamismo.
Pode-se afirmar, também, que a expansão muçulmana:
a) criou um intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento
da produção, a difusão de técnicas e a propagação de mercadorias;
b) exerceu uma grande influência sobre as crenças do Oriente, sendo a principal fonte de
desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino;
c) decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produção de seda, comercializada pelas tribos da Península Arábica;
d) resultou de um processo de unificação político-administrativa das diversas tribos arábicas que lutavam contra a dominação da Igreja Católica.

13) UFSE I. Os intelectuais árabes interessavam-se por diversos ramos de estudos ao mesmo tempo; o sábio Al-Biruni, por exemplo, era matemático, astrônomo, botânico, poeta e
historiador.
II. Havia interesse em conciliar a observação rigorosa e desinteressada com as consequências práticas das novas descobertas; por outro lado, as descobertas do dia-adia
contribuíam para aumentar o rigor das observações e análises dos estudiosos
árabes.
III. Os estudiosos se orientavam pelo raciocício lógico, pela observação direta e pela
experimentação, sem se atrelarem a especulações religiosas.
Com base nos itens I, II e III pode-se afirmar que as características comuns que marcaram a atividade intelectual dos árabes, nas diversas áreas do conhecimento na época da expansão do islamismo, foram, respectivamente:
a) o antropocentrismo, o ecletismo e a crítica à concepções religiosas;
b) a praticidade, o naturalismo e a influência do ritualismo religioso;
c) a originalidade, o naturalismo e a harmonia da fé com a razão;
d) o ecletismo, a praticidade e a pouca influência religiosa;
e) o cosmopolitismo, o misticismo e o ritualismo religioso.

14) UFSC Numa sexta-feira, 8 de agosto de 1998, dois atentados aterrorizaram o mundo.
Bombas explodiram nas embaixadas dos Estados Unidos em Nairobi e Dar es-Salaan,
deixando 248 mortos. Os atentados foram reivindicados pelo grupo “Exército de Libertação dos Santuários Islâmicos”.
Sobre o Islão e os grupos islâmicos fundamentalistas que aterrorizam o ocidente, assinale
a(s) proposição(ões) verdadeira(s).
01. O Islão surgiu a partir das pregações de Maomé.
02. No “Alcorão”, que segundo a tradição foi transmitido a Maomé, estão as leis e ensinamentos da religião islâmica.
04. Os fundamentalistas islâmicos pretendem um Estado dirigido pelas leis do Alcorão.
08. Um número expressivo de fundamentalistas islâmicos prega a guerra santa contra a
sociedade ocidental, principalmente contra os Estados Unidos.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


15) UFSC “A vida das tribos do deserto era muito dura. A produção de um oásis – tâmaras e trigo – era muito pequena e nunca bastava para alimentar a população, geralmente grande, devido ao costume da poligamia entre os árabes. A criação de ovelhas, cabras e camelos aliviava a situação mas não resolvia o problema. Isto explica a fome contínua das populações do deserto. Eles eram obrigados a jejuar no período de maior escassez de alimentos, geralmente no mês de ramadã.”
ARRUDA. 1986, p. 304.
A partir disto, podemos afirmar que:
01. os oásis eram produzidos pelas tribos do deserto;
02. as pessoas que viviam em um oásis enfrentavam, o problema da produção escassa de
alimentos;
04. a produção de alimentos em um oásis era muito pequena devido ao costume da
poligamia;
08. a criação de ovelhas, cabras e camelos aliviava o problema da seca no deserto;
16. as populações do deserto explicavam sua situação de fome;
32. Ramadã jejuava no período de maior escassez de alimentos;
64. algumas tribos do deserto tinham o costume da poligamia.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


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