1) A religião muçulmana, que
contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo
espiritual ao longo de sua expansão,
a) Inspirava a forma
de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia
proporcional.
b) Pregava o politeísmo na
medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação
dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o
único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais
importante centro espiritual a cidade de Bagdá.
2) A pregação de Maomé
fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e
beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o
predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança
entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e
impediam o desenvolvimento comercial.
c) Estabelecer uma doutrina
sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como
por cristãos e principalmente judeus.
d) Desenvolver uma doutrina
que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política,
necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições para o
expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos,
marginalizados no deserto.
3) (OSEC) A Hégira assinala:
a) um marco histórico para o
início do calendário judaico;
b) a reunificação do império
Romano sob Justiniano;
c) a fuga de Maomé de Meca
para Medina;
d) o domínio dos navegantes
escandinavos sobre os mares Báltico e do Norte;
e) a tomada de
Constantinopla pelos turcos.
4) (FUVEST) A rivalidade
entre Meca e Iatreb era:
a) econômica e política
b) política e religiosa
c) econômica e religiosa
d) religiosa e cultural
e) econômica e cultural
5) "Inspiramos-te,
assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também
inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos, Jesus, Jonas, Aarão,
Salomão, e concedemos os Salmos a Davi. E enviamos alguns mensageiros, que te
mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Allah falou a Moisés
diretamente... Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais
de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão somente um
mensageiro de Allah e o seu Verbo, que Ele enviou a Maria, e um Espírito
dEle." Alcorão, 4:163-164 e 171. O significado dos versículos do Alcorão
Sagrado com comentários, p. 137-138.
A respeito do Islão é
correto afirmar:
a) A religião muçulmana,
apesar das influências do judaísmo e do cristianismo, significou uma ruptura
com a tradição monoteísta ao estabelecer Alá como divindade superior a um
conjunto de gênios e divindades secundárias.
b) A religião muçulmana
surgiu no século VII, a partir das pregações de Maomé realizadas na Palestina,
entre as tribos judaicas que haviam renegado o Livro Sagrado.
c) A pregação de Maomé,
registrada no Alcorão, ajudou a reverter a tendência à fragmentação política e
cultural dos povos árabes, fornecendo as bases religiosas para a expansão
islâmica, a partir do século VII.
d) A pregação de Maomé foi
registrada no Alcorão, primeiro livro sagrado escrito em hebraico e traduzido
para o árabe, grego e latim, o que facilitou sua divulgação na Península
Arábica, Palestina, Mesopotâmia e Ásia Menor.
e) A transferência da
capital do império islâmico para Damasco, durante a dinastia Omíada, e para
Bagdá, com a dinastia Abássida, provocou uma revalorização da cultura tribal
árabe e a retomada dos valores panteístas dos primeiros califas.
6) O islamismo é a religião
que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII
d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos,
especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império
Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os territórios dos atuais Irã
e Iraque, todo o norte da África e a Península Ibérica (atuais Portugal e
Espanha).
Considerando o domínio
árabe-muçulmano e suas relações com o Ocidente, assinale as afirmativas a
seguir, com (V) as verdadeiras e com (F), as falsas:
( ) O Ocidente organizou as
Cruzadas, expedições militares constituídas pelos reinos cristãos europeus, com
o apoio da Igreja Católica, para refrear a expansão do Islamismo.
( ) Os árabes-islâmicos,
durante o seu domínio na Península Ibérica, contribuíram na construção de uma
sociedade mais tolerante, ao equipararem o status de judeus e cristãos.
( ) Os árabes-islâmicos
defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região de população cristã de
origem romano germânica, bastante pluralista e desenvolvida nas ciências e nas
artes.
( ) O domínio
árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a liberdade de culto,
não impondo a crença nos valores do Islão.
( ) O tratamento dado pelos
árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos cristãos,
durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura a obras
provenientes de culturas de povos considerados “ïnfiéis”.
A seqüência correta é:
a) FVVFF
b) FFVFV
c) VVVFF
d) VFFVF
e) VVFVF
7) (UFJF-MG) O islamismo,
religião fundada por Maomé e de grande importância na Unidade árabe, tem como
fundamento:
a) o monoteísmo, influência
do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam
essas religiões.
b) o culto dos santos e
profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a
crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação
dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo
vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos
inferiores.
8) (Fuvest) Os movimentos
fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje
muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles
tiveram a sua origem histórica:
a) no desenvolvimento do
Islamismo, durante a Antigüidade, na Península Arábica;
b) na expansão da
civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na derrocada do Socialismo,
depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
d) no estabelecimento do
Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
e) na ocupação do mundo
árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do
século XX.
9) Sobre o Islamismo e a
expansão da Civilização Árabe durante a Alta Idade Média, é incorreto afirmar
que:
a)O Islão - submissão a Alá
- foi fundado pelo profeta Maomé por volta de 610 d.C.. Sua fuga para Medina em
622 d.C. - Hégira - marca o início da era muçulmana.
b)A expansão do Islamismo
contribuiu para a ruralização da Europa, uma vez que os Árabes dominaram e
fecharam a principal via de comércio até então, o Mar Mediterrâneo.
c)Baseado no ideal de Guerra
Santa - jihad - que prega o combate ao infiel, os Árabes expandiram durante a
Alta Idade Média, ultrapassando o limite dos Pirineus, e com isso conquistando
o Império Merovíngeo, atual França.
d)O estímulo à Guerra Santa,
o aumento da população Árabe, e a guerra entre Império Bizantino e Império
Persa, que vai enfraquecer a ambos, são razões significativas para a contínua
expansão da religião islâmica.
e)A expansão do Islamismo
tem fim com a derrota dos Árabes na Batalha de Poitiers em 732 d.C., impedindo
que os muçulmanos adentrem na Europa além da Península Ibérica, que já está sob
o seu domínio.
10) A respeito do islamismo
e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas abaixo.
1 O mundo islâmico, além dos
povos árabes, é constituído também por sociedades africanas, da Ásia Central e
do Sudeste Asiático.
2 A revolução xiita de 1979,
que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
3 Na guerra Irã-Iraque, o
ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados Unidos e da União
Soviética.
4 Em virtude do universalismo
do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou religiosas dentro da comunidade
muçulmana.
Assinale a alternativa
correta.
A)
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
B)
Somente as afirmativas 1 e 2 são
verdadeiras.
C)
Somente as afirmativas 2 e 4 são
verdadeiras.
D)
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são
verdadeiras.
E)
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são
verdadeiras.
11) Sobre o Mundo Islâmico,
assinale o que for correto.
01) A Guerra Santa (Jihad),
válida para a difusão da religião, quase se transformou em uma das mais
importantes obrigações do Islamismo.
02) A expansão islâmica foi
dificultada pela presença de Estados adversários fortes como Bizâncio, Pérsia e
posteriormente, o Estado Visigótico.
04) Maomé, em suas viagens
pelo Oriente, tomou contato com o Judaísmo e Cristianismo, religiões
originárias da Palestina, que exerceram profunda influência em sua pregações.
08) A Civilização Islâmica,
essencialmente urbana, apresenta uma unidade imposta pela religião, embora
combine contribuições culturais de árabes, povos conquistados e da civilização
grega.
16) O Corão, livro sagrado
do Islamismo, define as normas sociais a que deve se sujeitar o muçulmano;
entre outras, proíbe: o consumo de bebidas alcoólicas e carne de porco, jogos
de azar, roubos, homicídios, a escravidão e a poligamia.
12) UFRN A expansão do
Império Muçulmano, durante a época medieval, está ligada ao
crescimento do Islamismo.
Pode-se afirmar, também, que
a expansão muçulmana:
a) criou um intercâmbio
comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento
da produção, a difusão de
técnicas e a propagação de mercadorias;
b) exerceu uma grande
influência sobre as crenças do Oriente, sendo a principal fonte de
desenvolvimento do
monoteísmo no Império Bizantino;
c) decorreu da crescente
necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produção de seda,
comercializada pelas tribos da Península Arábica;
d) resultou de um processo
de unificação político-administrativa das diversas tribos arábicas que lutavam
contra a dominação da Igreja Católica.
13) UFSE I. Os intelectuais
árabes interessavam-se por diversos ramos de estudos ao mesmo tempo; o sábio
Al-Biruni, por exemplo, era matemático, astrônomo, botânico, poeta e
historiador.
II. Havia interesse em
conciliar a observação rigorosa e desinteressada com as consequências práticas
das novas descobertas; por outro lado, as descobertas do dia-adia
contribuíam para aumentar o
rigor das observações e análises dos estudiosos
árabes.
III. Os estudiosos se
orientavam pelo raciocício lógico, pela observação direta e pela
experimentação, sem se
atrelarem a especulações religiosas.
Com base nos itens I, II e
III pode-se afirmar que as características comuns que marcaram a atividade
intelectual dos árabes, nas diversas áreas do conhecimento na época da expansão
do islamismo, foram, respectivamente:
a) o antropocentrismo, o
ecletismo e a crítica à concepções religiosas;
b) a praticidade, o
naturalismo e a influência do ritualismo religioso;
c) a originalidade, o
naturalismo e a harmonia da fé com a razão;
d) o ecletismo, a
praticidade e a pouca influência religiosa;
e) o cosmopolitismo, o
misticismo e o ritualismo religioso.
14) UFSC Numa sexta-feira, 8
de agosto de 1998, dois atentados aterrorizaram o mundo.
Bombas explodiram nas
embaixadas dos Estados Unidos em Nairobi e Dar es-Salaan,
deixando 248 mortos. Os
atentados foram reivindicados pelo grupo “Exército de Libertação dos Santuários
Islâmicos”.
Sobre o Islão e os grupos
islâmicos fundamentalistas que aterrorizam o ocidente, assinale
a(s) proposição(ões)
verdadeira(s).
01. O Islão surgiu a partir
das pregações de Maomé.
02. No “Alcorão”, que
segundo a tradição foi transmitido a Maomé, estão as leis e ensinamentos da
religião islâmica.
04. Os fundamentalistas
islâmicos pretendem um Estado dirigido pelas leis do Alcorão.
08. Um número expressivo de
fundamentalistas islâmicos prega a guerra santa contra a
sociedade ocidental,
principalmente contra os Estados Unidos.
Dê, como resposta, a soma
das alternativas corretas.
15) UFSC “A vida das tribos
do deserto era muito dura. A produção de um oásis – tâmaras e trigo – era muito
pequena e nunca bastava para alimentar a população, geralmente grande, devido
ao costume da poligamia entre os árabes. A criação de ovelhas, cabras e camelos
aliviava a situação mas não resolvia o problema. Isto explica a fome contínua
das populações do deserto. Eles eram obrigados a jejuar no período de maior
escassez de alimentos, geralmente no mês de ramadã.”
ARRUDA. 1986, p. 304.
A partir disto, podemos
afirmar que:
01. os oásis eram produzidos
pelas tribos do deserto;
02. as pessoas que viviam em
um oásis enfrentavam, o problema da produção escassa de
alimentos;
04. a produção de alimentos
em um oásis era muito pequena devido ao costume da
poligamia;
08. a criação de ovelhas,
cabras e camelos aliviava o problema da seca no deserto;
16. as populações do deserto
explicavam sua situação de fome;
32. Ramadã jejuava no
período de maior escassez de alimentos;
64. algumas tribos do
deserto tinham o costume da poligamia.
Dê, como resposta, a soma
das alternativas corretas.
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