Vídeo: Conhecimentos Pedagógicos - Políticas Públicas com a Profa. Vânia Rego
por José Gilbert Arruda Martins (Professor)
Você Professor e Professora com certeza, conhece as Políticas Públicas em Educação criadas e implementadas pelo Estado brasileiro nos últimos 12 anos. Esse vídeo é importante para ajudar ainda mais no entendimento do assunto. Nosso trabalho de educadores deve passar pela compreensão do que seja Políticas Públicas, principalmente aquelas ligadas à educação.
Nosso trabalho de educadores passa também pelo entendimento do que seja Estado Mínimo/liberal e Estado Forte/Presente na vida das pessoas e da maioria. O vídeo trás o debate e provoca a todos nós.
Qual sua percepção de cidadão e educador sobre a importância do Estado na criação de Políticas Públicas que favoreçam a sociedade como um todo e não a grupos minoritários e já historicamente privilegiados?
Para você, qual deve ser o tamanho e a importância do Estado na criação de Políticas Públicas? Públicas no sentido de dar acesso a todos.
O Estado brasileiro dos últimos 12 anos não conseguiu romper totalmente com a lógica e hegemonia do mercado, os bancos e grandes empresas ainda conseguem impor muito dos seus interesses, mas conseguimos avançar. Muito foi feito, principalmente das áreas de moradia popular, na distribuição de renda e, principalmente na Educação, a Emenda Constitucional 59/2009 enviada ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, aprovada e implementada desde então é uma das grandes provas desse avanço que falamos.
Você professor e professora, com certeza conhece a Emenda 59/2009, ela, entre outros avanços, aumentou de 8 para 9 anos o Ensino Fundamental; levou o transporte escolar, o livro didático e a assistência à saúde, à toda Educação Básica. Conheça, entenda melhor o que é Estado Neoliberal (Mínimo) e Estado Forte, Estado presente na vida da maioria do Povo.
O Estado neoliberal é mínimo em que sentido?
O mercado é capaz de melhorar a vida das pessoas?
O mercado é capaz de melhorar a educação pública?
O mercado quando apoia candidatos A ou B pretende o que com esse apoio?
O mercado é capaz de criar as condições para construirmos cidadãos e cidadãs?
Ou o "livre" mercado está pensando em apenas criar mais e mais consumidores com a intenção de vender...vender...lucrar...lucrar...???
Pense...pense mais!!!
por José Gilbert A Martins (Professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário