sábado, 12 de janeiro de 2019

CIRO Retornará ao Ninho?




CIRO Retornará ao Ninho?

Ciro Ferreira Gomes – É nascido na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, filho de um advogado de Sobral, Ceará. Viveu até os 5 anos no interior paulista, mudando-se, então, para o estado de origem de sua família....

O histórico partidário de Ciro é elástico.

Antes de se filiar a uma legenda, ele militava no Movimento Estudantil de Fortaleza, junto com o Partido Comunista Brasileiro.

Ciro Gomes já trocou 7 vezes de partido em 36 anos de carreira política.

Ciro Gomes já foi garoto-propaganda do partido. (Folha de S Paulo)

Nos anos 1990, era considerado símbolo de renovação e competência da legenda. (Folha de S Paulo)

O troca-troca partidário é uma característica marcante na carreira política do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes.

Ciro Gomes iniciou a carreira política no PDS (Partido Democrático Social), legenda sucessora da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido que dava sustentação à Ditadura Militar Brasileira.

Em 1982, foi eleito deputado estadual. Um ano depois, trocou de legenda, passando para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), sendo reeleito em 1986.

Em 1988 migrou para o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), onde foi eleito prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Opondo-se à aproximação da legenda ao Partido da Frente Liberal (PFL), Ciro Gomes rompeu com o PSDB e se filiou ao recém-criado PPS (Partido Popular Socialista), em 1996.

Após sete anos, por discordar da oposição da legenda ao governo federal, passou para o PSB (Partido Socialista Brasileiro).

Em 2013, saiu do partido em razão da candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República em 2014. Ajudou, então, na fundação do Pros (Partido Republicano da Ordem Social).

Em setembro de 2015, o ex-ministro decide deixar o Pros e se filiar ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), numa clara manifestação de que a mudança se deu, entre outras razões, para concorrer à presidência em 2018.

A fuga de Ciro após o primeiro turno das eleições significa o quê?

Será outra crise de desespero político?

As críticas contundentes ao PT são mágoas ou uma estratégia política para mostrar-se como a única alternativa para 2022?

O que Ciro realmente deseja?

Ciro no PDT está mais ao lado dos aguerridos e históricos militantes ou mais à direita com os grupos que tomaram de conta do partido, grupo que apoiou o golpe de 2016 contra Dilma Roussef?

Ciro retornará ao ninho?

Ninho construído e mantido pela direita brasileira...

Direita ultra conservadora...

Direita que apoiou o golpe de 1964, que perseguiu, torturou, assassinou...?

Direita que deu o golpe de 2016...

Ciro retornará ás suas origens direitistas?

Por José Gilbert Arruda Martins






Nenhum comentário:

Postar um comentário