Autor: Fernando Brito no Tijolaço
por José Gilbert Arruda Martins
FHC, na "realidade real", é o homem mais forte, ainda, no Brasil do Tio Sam.
O que é isso professor? Tá doido! Tem nada a ver!
Tudo bem, são apenas conjecturas. Mas vamos pensar um pouco.
Depois da Ditadura Militar não tivemos ninguém que governasse o Brasil tão afinado com os EUA como o FHC.
O desmonte do Estado brasileiro com a entrega do patrimônio público na década de 1990 diz tudo.
Depois, recebeu um prêmio da Biblioteca do Congresso dos States.
Aí não parou mais, foi para a globo, diariamente falar contra Lula da Silva, deu longas entrevistas no "maravilhoso" Manhatman Collection", atacando a Dilma Roussef e sendo aplaudido pelo Mainar.
FHC se escora na falta de memória de uma boa parte das pessoas no país.
O esquecimento precoce esconde um dos mais nefastos governos que a República brasileira já experimentou.
Hoje, dos altos dos seus mais de 80 anos, deveria se calar.
FHC não quer que lembrem da “sua” Petrobras? Tudo bem, falamos do resto…
23 de fevereiro de 2015 | 18:34 Autor: Fernando Brito
Meu bom amigo Hayle Gadelha, em seu blog, a propósito das declarações de Fernando Henrique Cardoso sobre a fala de Dilma Rousseff, dizendo que a investigação na Petrobras deve abranger, também o período tucano, quando disse que a Presidenta agia “como um batedor de carteiras que grita “pega ladrão”, faz uma excelente coletânea do “recordar é viver” de que o ex-presidente precisa.
Percorreu as manchetes de fevereiro de 1999, período igual do primeiro ano do segundo mandato de FHC e recolheu várias pérolas daquele período.
Deixo vocês com o texto do Gadelha, mas antes ajudo também a memória do veterano entreguista: dê os créditos ao autor da fala, que é Jader Barbalho, que a usou quando Antonio Carlos Magalhães, brigado com o sorbônico, disse que ele era conivente com bandalheiras.
Até nisso FHC é esquecido.
Tucano passa, Tucano voa
E as manchetes do seu tempo pungueiam numa boa…
Hayle Gadelha
Fernando Henrique sentiu o golpe. Foi só Dilma lembrar que a roubalheira deveria ter sido investigada desde a década de 90 que ele subiu nas tamancas e levou o seu sorbonês ao nível mais baixo do momento. Insinuou que a Presidente é punguista!!! Não entendo mesmo esse Fernando Henrique – além de querer se passar por rei da cocada preta, faz de conta que não lembra dos seus desatinos de governo, tenta insinuar que hoje vivemos muito pior do que nos tempos dele. Para refrescar a memória, recuperamos algumas manchetes publicadas pelo Globo há exatamente 16 anos, quando Fernando Henrique – como Dilma – iniciava o seu segundo mandato. Hoje é 23 de fevereiro? Então vejamos o Globo do dia 23 de fevereiro de 1999: “ACM diz que intromissão do FMI fere a soberania”, “Inflação sobe para 2,64% após a desvalorização do real”, “Quem foge de problemas é traidor, diz FH”.
Como dá para perceber, as manchetes econômicas do tempo de Fernando Henrique não deixam nada a desejar. São arrasadoras. Com o agravante de que as notícias na área social nem existiam… Mas você agora vai perguntar: “E a corrupção? E a Petrobras?” Pois é, fiz a busca com essas palavras e surgiram 93 páginas para o ano de 1999. Mas não encontrei grande destaque no mês de fevereiro.
As manchetes devem ter sido pungueadas…
Nenhum comentário:
Postar um comentário