quarta-feira, 1 de outubro de 2014

I Fórum dos Eixos Transversais - SEEDF

Prof. Dr. Nelson Inocêncio (Unb) e Prof. Gilbert (CemSL)

Estivemos no dia de ontem na Escola Parque da 313/314 Sul no I Fórum dos Eixos Transversais. Você, companheiro professor e companheira professora, precisa, se ainda não o fez, conhecer e trabalhar no seu dia a dia de sala aula os temas dos Eixos Transversais.

Ontem, tivemos a oportunidade de debater com uma mesa de professores altamente preparados e, todos eles negros, para mim é um bom sinal de respeito à diversidade, apesar de fora, lá na sociedade, esse respeito não seja o mesmo, ao contrário, a intolerância parece reinar e, isso é preocupante.

Uma das minhas indagações no momento do debate, foi - "Quando falamos sobre, por exemplo, religiões afro-brasileiras em nossas coordenações com as diversas áreas, sentimos um clima tenso entre nós professores e professoras, a impressão que passa, é que nós educadores e educadoras, em pleno século XXI, nos encobrimos com o manto da intolerância e do preconceito, o que fazer para tirarmos essa roupagem?" Como posso trabalhar educação para o respeito à diversidade, se eu sou preconceituoso, intolerante? Esse, penso eu, talvez seja um dos maiores desafios na educação brasileira, principalmente na escola pública.

Um dos pontos talvez mais importantes da explanação dos debatedores foi a questão do proselitismo. Nós educadores insistimos em dizer que não podemos falar de religião nas escolas, que o Estado brasileiro é laico mas, de forma inconsciente ou não, nos empenhamos em converter nossos alunos e alunas à nossa fé religiosa. Como posso fazer isso? É aceitável? claro que não. O proselitismo é uma realidade em nossas escolas, principalmente nas públicas, por isso talvez seja importante, encararmos a questão da Educação Religiosa, entendermos a base legal - Constituição88, LDB/96 e demais fundamentos legais - e promovermos o debate honesto nas escolas e, a partir daí, tomarmos uma decisão que seja a melhor e mais democrática e honesta, o que não é aceitável, é a prioridade que é dada no ambiente escolas às religiões cristãs em detrimento das religiões afro-brasileiras ou outra fé qualquer, ou fé nenhuma.

Minha sugestão aos colegas professores e professoras: Conheçam os fundamentos legais do Estado brasileiro sobre o Ensino Religioso nas escolas, conheçam a questão da laicidade do Estado, conheçam as religiões afro-brasileiras e indígenas ameríndias, conheçam o islamismo, conheçam as demais religiões mas, para que isso possa acontecer de fato, você precisa se despir do preconceito, da intolerância.

Bons estudos, boas aulas.

por José Gilbert Arruda Martins (Professor)



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