Em
entrevista à BBC Brasil, feita por Kennedy Alencar, Lula falou novamente ao
povo brasileiro.
“Moro
fornecia à imprensa informações em primeira mão do jeito que ele entendia, ai a
imprensa transformava em verdade e o cara já estava condenado. Por que acha que
eu resolvi resistir?.”
Em 2016
a defesa de Lula contratou um estudo para medir o grau de perseguição da Globo
ao ex presidente.
O
estudo científico sobre a cobertura da imprensa brasileira comprova
tecnicamente o massacre midiático contra o ex-presidente.
Dados
referentes ao Jornal Nacional da Rede Globo mostram que, entre o final de
dezembro de 2015 e agosto de 2016, foram ao ar praticamente 13 horas de
notícias negativas sobre o ex-presidente.
Debatemos
aqui dias atrás sobre a capilaridade que a Globo aberta ainda tem...
São
milhões de pessoas no país que ainda vêm a Globo...
Ela,
como destacamos, fica ligada 24 horas em salas de espera de hospitais, sala de
professores nas escolas, clínicas médicas, recepção de hotéis, de repartições
públicas etc.
Essas
mensagens fabricadas, faladas todos os dias, bem editadas, entram na cabeça do
povo como verdades...
É
interessante lembrar que além da globo tinha a revista veja de todas as semanas,
peguem as capas da veja entre 2010 e 2016...
Folha
de S Paulo, Estadão, revista IstoÉ, rádio JovemPan etc. era um verdadeiro
massacre diário...
Na
segunda entrevista, agora à BBC Brasil, Lula afirmou a falta de provas no
processo de condenação contra ele.
Sobre
o apartamento da OAS: "Você acha que um cara que virou presidente da
República, que tinha o status que eu tinha a nível mundial, que tinha o carinho
que eu tinha a nível mundial, iria sujar a minha biografia por um maldito
apartamento? Acha que eu ia fazer isso? Jogar fora um patrimônio construído? Se
essa gente tivesse prova, essa gente me desmascarava", afirmou Lula a
Alencar.
"O
Moro fornecia à imprensa as informações em primeira mão, do jeito que ele
entendia, a imprensa transformava a mentira do Moro em verdade, e aí o cara já
estava condenado. Por que que você acha que eu resolvi resistir? Porque eu
quero provar que eles mentiram."
Para
Lula, Moro não vai sobreviver à política. "Ele não nasceu para isso. Ele
nasceu para se esconder atrás de uma toga e ficar lendo o Código Penal.”
Quando
pensei no título desse roteiro e comecei a escrever, senti que tinha que
iniciar pedindo perdão.
Começo,
portanto, nossa reflexão de hoje pedindo perdão ao meu pai Amadeu Dias Martins
à minha mãe Maria Neuza A Martins, que as deusas os tenham.
Perdão
aos meus professores da graduação lá na década de 1980 no Universidade Estadual
do Ceará.
Perdão
aos professores do meu mestrado na Unieuro em Brasília.
Perdão
aos trabalhadores e trabalhadoras, perdão aos escravizados de ontem e de hoje pelo
sistema capitalista, aos torturados e torturadas da Ditadura Militar...
Perdão
às torturadas que Ulstra enfiou rato na vagina...perdão...
Por
que tanto pedido de perdão?
Por
causa do título dessa matéria “Ulstra Vive”
A
primeira vez que vi está frase vil, vergonhosa, absurda, foi numa camiseta
usada por um dos filhos do Bolsonaro.
Pensando
um pouco...
Por
que Ulstra vive?
O
maior torturador do Brasil, o carrasco da liberdade, o cara que violentou
pessoas e o país, foi ressuscitado pelo atual presidente do país.
Esse
ressurgir do Ulstra começou quando Bolsonaro pisou no palco político institucional
há mais de 30 anos.
Mas,
fundamentalmente, quando invocou Ulstra no voto que deu para destruir um
governo legítimo e democraticamente eleito pelo povo o governo Dilma, fazendo
uma homenagem ao torturador.
Infelizmente
Ulstra vive mesmo, quero aproveitar este espaço para dizer isso em alto e bom
tom.
O
cenário violento, de assassinatos do povo negro, de indígenas, de lideranças
populares, do feminicídio, da misoginia, do assassinato a gays, mostra como
Ulstra vive.
Ulstra
vive nos discursos da família e seguidores de Bolsonaro.
Ulstra
vive nos discursos e atos do Witzel governador do Rio.
Ulstra
o torturador, o cara que enfiou ratos na vagina de mulheres torturadas e
completamente indefesas, vive no caráter de Bolsonaro seus filhos e seguidores.
Como
disse Safatleprofessor da USP...
“Bolsonaro
não representa a Ditadura Militar, mas, o porão da ditadura militar”
“temos
um necroestado espetacular, que entrega armas para a população enquanto
ocupantes do Executivo saem para o abate”
“Quem
aplaude torturadores só pode mesmo esperar que o país vire o paraíso do
extermínio de pobres, pretos, índios e ativistas”
Ulstra,
um dos símbolos da violência das elites contra o povo, vive na falta de caráter
do presidente, sua família e seguidores.
Em
julho de 2016, a filósofa Marilena Chauí afirmou que o juiz de primeira
instância Sérgio Moro havia sido “treinado pelo FBI” para atender aos
interesses estadunidenses na condução da operação Lava Jato.
Em
documento vazado pelo WikiLeaks em 30 de outubro de 2009 o ex juiz aparece na
lista do Departamento de Estado Norte-Americano para o treinamento.
A
descoberta do pré sal e a retirada do óleo em grande quantidade no Brasil fez
com os EUA procurassem aqui lacaios que pudessem fazer o trabalho sujo de
entrega sem nenhuma oposição.
Uma
das figuras escolhidas foi exatamente o Moro.
O
juizeco a cabeça de vento, montou toda uma estrutura denominada lava jato e,
com a ajuda da grande mídia, fundamental mente a rede globo, iniciou os
trabalhos.
A
perseguição a Lula e a derrubada da presidenta legítima, honesta e honrada
Dilma Roussef fazia parte do esquema.
E
foi feito...
Dilma
foi derrubada substituída por um bando de ladrões.
Lula
foi perseguido e impedido de disputar as eleições, num julgamento em tempo
recorde.
Bolsonaro
foi eleito para destruir tudo que foi construído de bom para os trabalhadores e
o povo.
Moro
ganhou o ministério da justiça.
A
destruição do país está efetivamente acontecendo.
Moro
agora será descartado.
Simples
assim...
E
ainda tem gente que acredita que era para combater a corrupção...
Falamos aqui no
canal Resistência Contemporânea sobre o descalabro, o desrespeito às leis, que
foi a operação policial/política do irresponsável governador do RJ Witzel
quando de helicóptero autorizou policiais atirarem contra comunidades pobres de
Angra sábado dia 4/5.
Apenas dois dias depois desse fato a mesma
corporação que atuou em Angra, provocou a morte de oito pessoas, nesta
segunda-feira (6), no Complexo da Maré, em mais um capítulo da escalada de
violência do governo Witzel.
Vários moradores denunciaram que o
helicóptero da polícia atirou no horário em que as crianças saíam da escola, o
que fez com que elas corressem para se abrigar contra os tiros.
Conforme último balanço trimestral da
Segurança Pública do estado do Rio, a Polícia Militar matou 434 pessoas em
confronto no primeiro trimestre de 2019, média de sete mortes por dia.
Como se não bastasse esse cenário de
caos e violência, o governo federal apresenta mais uma medida anti
civilizatória...
Um decreto do presidente Bolsonaro publicado nesta quarta-feira (8)
facilita o porte de arma para
um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros e políticos eleitos –
desde o presidente da República até os vereadores.
O direito ao porte é
a autorização para transportar a arma fora de casa.
É importante
tentarmos pensarmos um pouco...
O país tem uma lei,
democraticamente debatida e aprovada no Congresso Nacional, a lei 10.826 de 2003 – Estatuto do Desarmamento – que contém
medidas que restringem substancialmente o porte e aquisição de armas
no Brasil.
Todo especialista sério sabe que quanto
menos armas em circulação, menores os índices de mortes por armas de fogo e de
criminalidade.
O porte de arma não garante que o
cidadão terá condições de se defender em caso de assalto, por exemplo.
Em geral, o assaltante se utiliza do
elemento surpresa para se colocar em vantagem em relação à vítima, não havendo
margem para que o cidadão possa usar sua arma efetivamente.
Além disso, reagir a um assalto aumenta em 180 vezes o risco de
morrer, tornando ainda menos aconselhável o uso de uma arma
nessa situação.
O mercado legal de armas abastece o
mercado ilegal. Segundo o relatório
da CPI do Tráfico de Armas, de 2006, 86% das
armas apreendidas pela polícia haviam sido fabricadas e vendidas no Brasil.
O porte de armas também aumenta as
chances de mortes acidentais ou por motivos fúteis, como brigas de trânsito,
discussões, entre outras.
Outro ponto para reflexão...
Como acabar com a violência sem projetos
de inclusão social?
Como acabar com a violência destruindo
direitos dos trabalhadores e trabalhadoras?
Como acabar com a violência trazendo insegurança,
tristeza, desconsolo, solidão...
Como acabar com a violência destruindo
as Políticas Públicas que melhoram a vida do povo? Políticas Públicas que
distribuem renda?
Como acabar com a violência em meio de
um cenário de desemprego em alta, são 13,6 milhões de desempregados...
Como
uma emissora de tv aberta, mesmo ligado em bares, recepção de hotel, bancas de
jornal, sala de esperas de clínicas médicas, casa do trabalhador e trabalhadora
como, mesmo ligada 24 horas a Globo esconde o Brasil dos brasileiros?
Essa
não é uma equação tão fácil de resolver.
Quando
andamos por ai, no trabalho, nos hospitais, clínicas, até sala de professores
nas escolas públicas, nos deparamos com a Globo ligada o tempo todo.
A
percepção é que, se desligar as pessoas também se desligariam...
É
uma espécie de música para bovinos...
A
Globo que nasceu e se desenvolveu na Ditadura Militar por que deu todo o apoio
necessário aos torturadores do Regime, aos destruidores de direitos do povo, só
divulga o que lhe interessa.
E o
que interessa à globo?
Os
interesses da globo são os interesses do grande capital, ela é uma empresa de
super ricos como estamos debatendo aqui já há algum tempo.
Por
isso ela, de forma clara ou subliminarmente, mente ao povo sobre os interesses
do próprio povo.
Exemplo,
escolhe “especialistas” para falarem que sem a Reforma da Previdência o país
fecha as portas.
Foi
assim com a votação da Terceirização Irrestrita...
Com
a Reforma Trabalhista...
Com
a derrubada da Dilma Roussef...
Com
a prisão do ex presidente Lula...
Quem
assiste apenas a Globo vive um mundo irreal...
Vive
uma realidade paralela...
Experimenta
ver a Globo e a realidade debatida na blogosfera progressista...
Verás
que o país está profundamente doente...
Todos
nossos direitos estão sendo retirados...
Com
a venda da velha ideia de que tudo irá melhorar...
A
Globo escondeu a manifestação dos estudantes secundaristas do país que lutam
para que as universidades públicas e os institutos federais não sejam
fechados...
Por
que a Globo esconde?
As
grandes manifestações dos universitários, professores, pais, mães e estudantes
secundaristas pelas ruas de Salvador na Bahia foram mostradas parcialmente,
resultado, 40 jornalistas da afiliada no estado foram demitidos.
Uma
jornalista demitida Priscila Guedes, âncora do BATV no Vale do São Francisco,
usou as redes sociais para expressar suas opiniões após a demissão: Postou uma
foto do ex presidente Lula e teria dito: “ Bolsonaro é o caralho. Lula Livre,
porra!”
Presidente
escute o verso ligeiro e tome ciência: cancele esse projeto, bote a mão na
consciência. Enquanto falar de corte, seremos resistência', dizem alunos do
Instituto Federal Santa Cruz (RN).
As
manifestações de estudantes nesses últimos dias em várias partes do país,
parece mostrar que acordamos.
Ainda
é muito pouco, ainda tímidas, mas me parece um início.
A
juventude e a classe operária, quando se enxergam como protagonistas que são de
todo um processo de produção da vida, enxergam também a sua força.
Foi
assim em maio de 1968 em paris e em várias partes do mundo.
Na
capital francesa, o maio de 1968 que completou 51 anos agora, mostrou ao mundo
burguês da época que os jovens e os operários conseguem sim ver ao redor.
No
Brasil, para derrubarmos e apearmos os ditadores do governo, foram os jovens e
operários que foram para as ruas exigir o fim do sofrimento causado pela
opressão militar.
A
derrota da Ditadura Militar brasileira passou antes pela força e inteligência
da juventude e da classe operária brasileira.
Como
disse um dos maiores cientistas brasileiros da atualidade Miguel Nicolelis: “Quando
as universidades de um país viram inimigo de um governo é porque este governo
já virou o inimigo do povo há tempos.”
A
promessa de cortes na educação pública acendeu a chama da esperança de luta no
seio da classe estudantil e trabalhadora.
Isso
é bom...
Acordar,
mesmo após um tempo de hibernação, e arregaçar as mangas para a luta faz bem ao
povo e ao país como um todo.
Agora
é promover mais e mais eventos...
Mais
e mais protestos...
Parar
o país dia 15 de maio na greve nacional da educação...
Parar
o país dia 14 de junho na greve geral...
Agora
é focar no objetivo... sangue nos olhos, você agora sabe quem é o inimigo.
Maio de 1968 na França, a explosiva revolta estudantil e operária que mudou para sempre o Ocidente completa 51 anos. A revolta de maio de 2019 no Brasil está apenas começando. Juventude do Brasil, Uni-vos!
Witzel
precisa ser detido. De helicóptero, coordena ataques à população de Angra dos
Reis neste sábado dia 4.
Brasil de Fato
No Rede Brasil Atual e no GGN
Em
entrevista a O Globo, admitiu que os snipers estão agindo.
E há
inúmeros relatos de pessoas sendo mortas por atiradores à distância.
As
vítimas não são apenas suspeitos, mas cidadãos comuns.
Witzel
é um genocida, que mais cedo ou mais tarde, será submetido a um tribunal
internacional por crimes contra a humanidade. Mas, antes disso, precisa ser
detido.
Desde
a campanha estimulava a ação de snipers, atiradores especializados, para matar
à distância pessoas suspeitas de carregarem armamentos.
O
ápice dessa loucura foi o assassinato do vendedor por uma tropa do Exército. Mais
de 80 tiros em um carro, que não foram interrompidos nem após se perceber que
havia uma criança.
Executaram
até o bravo cidadão, catador de lixo e cidadão, sim, que mostrou a
solidariedade de tentar salvar os ocupantes do carro.
Agora,
Witzel aparece em Angra dos Reis em um jogo de cena mortal, ocupando um
helicóptero que dispara do alto contra casas humildes.
Depois,
vai comemorar seu banquete de sangue hospedando-se em um hotel de luxo com a
família, sem revelar quem está pagando as diárias.
É um
bufão que, se tivesse coragem mesmo, estaria na linha de frente enfrentando o
PCC.
Witzel
é da mesma farinha de Marcelo Bretas, Sérgio Moro, do procurador militar Carlos
Frederico de Oliveira Pereira, que não apenas ordenou a soltura dos dez
militares envolvidos no assassinatodo
músico Evaldo Rosa dos Santos, e ocatador de material reciclável Luciano Macedo, como deu um parecer
endossando os assassinatos.
Hoje
em dia, não há ameaça maior à democracia e aos direitos básicos do que os
estímulos de Witzel à violência policial.
Como
os eleitores do Rio conseguiram escolher dois pulhas um para prefeitura da
capital e outro para governo do Estado.
Em
meio a essa esquizofrenia que tomou conta da vida brasileira ano passado, um
grupo de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte postou uma foto
tirada na sala de aula de apoio ao Bolsonaro.
Agora,
Bolsonaro como agradecimento, cortou 38,82% da verba de custeio daquele
Instituto.
Claro,
todos os Institutos sofreram cortes de recursos, todos, uns mais outros menos.
Vamos disponibilizar aqui na descrição desse vídeo a lista com os números.
Os
Institutos Federais no formato e na quantidade que possuem hoje, tem apenas 11
anos.
Essa
garotada sabia e sabe de onde surgiram os IFs?
Eles
tinham consciência da importância da educação pública e como ela é financiada?
Conheciam
a quantidade de Institutos no país antes de 2003?
"Os
institutos federais consolidaram um novo patamar para a educação brasileira com
diretrizes claras de interiorização, levando educação pública de qualidade e
excelência para todos com uma nova perspectiva pedagógica”, deputada Maria do
Rosário (PT-RS)
Toda
trabalhadora e trabalhador e seus filhos e filhas precisa buscar entender de
onde vem, como veio, que governo criou a Política Pública de interesse do povo.
Precisa
buscar entender o processo de construção daquela Política Pública que te
beneficia.
Nesse
contexto o pensador...
Karl
Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo alienação para
descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o
produto que produzia.
Karl
Marx foi um dos maiores pensadores sociais e políticos do século XIX.
Outra
informação que trabalhador que se preze precisa buscar.
Pois
bem, no projeto de desmonte da Educação Pública brasileira, Bolsonaro não só
diminui drasticamente verbas das Universidades Públicas mas, também dos
Institutos Federais.
Instituições
que, na sua maioria, recebem filhos e filhas do povo.
Não
entraremos aqui na questão dos grandes objetivos desse projeto que talvez seja
facilitar a privatização de todo o sistema.
Nosso
foco hoje é mostrar aos filhos e filhas de trabalhadores que é importante
entender o processo de construção social e político das coisas.
Por
exemplo, quando você come uma rapadura de sobremesa no restaurante
universitário ou no instituto, a rapadura até chegar em tua mesa passou por
diversas etapas de produção.
Conhecer
isso é, além de valorizar os trabalhadores que fizeram, conhecer o processo e a
importância do sistema de produção...quem produziu, como produziu, onde
produziu, em que circunstâncias e condições etc.
Voltando
a falar dos Institutos Federais...
Em
29 de dezembro de 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets),
75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, sete
escolas técnicas federais e oito escolas vinculadas a universidades deixaram de
existir para formarem os Institutos Federais. Essa transformação das
instituições até então existentes em IFs foi introduzida como uma das ações do
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), durante a gestão do então
presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Os 38 IFs contam com 643
campi localizados em 568 municípios, ofertam 11.264 cursos, de nível técnico à
pós-graduação, e registram a matrícula de 1,031 milhão de estudantes. São 43
mil professores e 34 mil técnicos-administrativos.
Até
2016, quando Dilma Roussef foi derrubada com o apoio de muitos professores e
estudantes de escolas públicas filhos e filhas de trabalhadores, essa era a situação....
Conhecer
essa realidade é parte da vida política e social de cada um e cada uma.
Não
conhecer é ser alienada, alheio à realidade que o cerca.
Bolsonaro
não fez nada de bom em 120 dias de governo.
Fez
agora, os cortes da verba nas escolas federais, chamou a atenção da garotada
que, na iminência de ficar sem onde estudar, podem ter seus véus da ignorância
e da alienação retirados.
O
maior e mais importante educador popular do mundo Paulo Freire já dizia: “Não
haveria oprimidos, se não houvesse uma relação de violência que os conforma
como violentados, numa situação objetiva de opressão”.
A
educação, a escola para além de formar mão de obra, precisa ajudar a formar
consciências, consciências de que, muitas vezes, carregamos conosco, como
mochilas pesadas, o opressor em nossa “cacunda” ou, pior, carregamos o
opressor, dentro de nós mesmos.
A
cidade que barrou o ódio. Barrou a misoginia, a homofobia, barrou o pária entre
os párias.
Nova
Iorque é a cidade mais populosa dos Estados Unidos. É também a terceira cidade
mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México.
São 8,6
milhões de habitantes. (2017).
A
cidade de Nova York foi fundada em 1626 com um posto de comércio de colonos
holandeses, que a batizaram de Nova Amsterdã. A cidade e seus arredores foram
tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664, passando a fazer parte do Império
Britânico, sendo seu nome alterado para Nova York.
Foi
capital dos Estados Unidos por 5 anos, entre os anos de 1785 e 1790. Em 1791, a
capital passou a ser a Filadélfia, sendo posteriormente alterada para
Washington DC, em 1800.
É
poliglota.
Democrática,
pois convivem ali religiões, opiniões, preferências de todo tipo, negros,
brancos, migrantes, asiáticos, latinos...
É um
caldo cultural que muita gente admira.
Mas não
é só glamour...
A
cidade tem seu lado socialmente perverso, afinal é a capital mundial do sistema
capitalista.
O
metrô de Nova York, gigantesca e envelhecida rede de trens é o único lugar da
cidade onde as fronteiras sociais se diluem.
O
subsolo tem algo de igualitário. Oito milhões de pessoas com pouca coisa em
comum se misturam ali a cada dia e dividem o espaço com as mesmas ratazanas que
acampam pelas estações.
Ao
sair para a superfície, cada um vai para o seu compartimento social.
Nova
York sempre foi uma cidade de extremos, darwinista e um tanto tirana, mas agora
está rachada em duas: o número de indigentes aumentou 86% nos últimos 10 anos.
Cerca
de 60 mil pessoas dormem nos abrigos públicos – quase metade delas crianças. Só
mesmo na Grande Depressão se viu níveis parecidos.
Se o
faturamento dos negócios no Estado de Nova York subiu 61% entre 2001 e 2013, a
renda dos trabalhadores cresceu metade disso e é insuficiente para cobrir a
inflação.
Entre
2009 e 2012, a renda do 1% da população mais rica do Estado aumentou 32%,
enquanto os 99% restantes mal viram seus salários subirem 1%.
Cleotildo
Polanco de 62 anos, todos os dias, pega o metrô em seu bairro, Queens, para
fazer faxina no aeroporto JFK das 22h às 6h. Ganha 10,10 dólares por hora (1.616
dólares por mês), que mal chegam para sobreviver.
A
capital das finanças, da moda, da cultura e do turismo não é capaz de resolver
esse bolsão de pobreza.
Foi
essa bela e perversa cidade que barrou o presidente do Brasil.
Ninguém
na cidade quer o cara lá.
Nova
Iorque é esse fenômeno: capitalista perversa, culturalmente admirável...
É de
conhecimento público que Bolsonaro nos últimos 28 anos como deputado federal,
nunca teve importância nenhuma.
Muita
gente que votou nele nunca tinha ouvido falar ou achava que o cara era um
novato na política.
Atitudes
de “analfabetos políticos”, pessoas que não se interessam pela política e,
quando vão votar, escolhem muito mal...
Não
pensem que esse desconhecimento está apenas nas classes pobres, boa parte da
classe média, que cursou faculdade, desconhecia o parlamentar.
Muitos
não sabiam, por exemplo, a história dos 11 inquéritos, ações penais, mandados
de injunção e petições sobre o deputado que estão ou já passaram pelo Supremo
Tribunal Federal (STF).
Desconheciam
o julgamento do dia 16 de junho de 1988 no Superior Tribunal Militar (STM).
Onde
era acusado de planejar ações terroristas.
Bolsonaro
já disse em entrevista que é a favor da tortura.
Fez
discurso em favor do maior torturador da Ditadura Militar Carlos Brilhante
Ulstra.
Em
entrevista disse que era a favor de uma guerra civil que matasse pelo menos 30
mil pessoas.
Defendeu
o estupro.
Atacou
os Gays, quilombolas, indígenas, mulheres...
Eleito
defendeu a perseguição aos adversários políticos.
Dias
atrás afirmou: “O Brasil não pode ser o país do turismo gay. Quem quiser vir
aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade.”
Apologia
ao turismo sexual.
Em um
país que já sofre verdadeira epidemia de exploração sexual de crianças e
adolescentes.
Estamos
alertando sobre essa tragédia desde o momento em que esse cara resolveu se
candidatar.
Só
que agora, o mundo também entrou no debate.
A Câmara
de Comercio Brasil-Estados Unidos em Nova Iorque, não consegue local para fazer
homenagem ao presidente, ninguém quer o cara por lá.
Após
a desistência do museu Americano de História Natural, a rede de hotéis Marriott,
também está tendo dificuldades com atividades anti Bolsonaro.
A campanha
contra Bolsonaro tem até um senador o sr. Hoylman que afirmou: "Bolsonaro
é um homofóbico notório"
O senador
norte-americano Brad Hoylman, filiado ao Partido Democrata, foi além, criou um
abaixo-assinado para pressionar o hotel Marriott Marquis a cancelar jantar em
homenagem ao presidente, organizado pela Câmara de Comercio Brasil-Estados
Unidos.
O alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841) trouxe grandes contribuições a pedagogia como ciência, emprestando rigor e certa cientificidade ao seu método. Também foi o precursor de uma psicologia experimental aplicada à pedagogia. Foi o primeiro a elaborar uma pedagogia que pretendia ser uma ciência da educação. Em Herbart, o processo educativo se baseia, em seus objetivos e meios, na Ética e na Psicologia, respectivamente.
Segundo ele, a ação pedagógica se orienta por três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina.
a) O governo: é a forma de controle da agitação da criança, inicialmente exercido pelos pais e depois pelos mestres, com a finalidade de submeter a criança às regras do mundo adulto e viabilizar o início da instrução.
b) A instrução, é o principal procedimento da educação e pressupõe o desenvolvimento dos interesses. O interesse determina quais as idéias e experiências que receberão atenção por parte do indivíduo. Herbart não separa a instrução intelectual da instrução moral, pois para ele, uma é condição da outra. Para que a educação seja bem sucedida é conveniente que sejam estimulados o surgimento de múltiplos interesses. c) A disciplina é a responsável por manter firme a vontade educada, no caminho e propósito da virtude, supondo autodeterminação, que é uma característica do amadurecimento moral levando para a formação do caráter que está sendo proposta, ao contrário do governo, que é heterônomo e exterior, mais adequado ao trato com as crianças pequenas.
O Método de Instrução herbartiano. Herbart propõe 5 passos formais que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do aluno: • preparação: o mestre recorda o que a criança já sabe para que o aluno traga ao nível da consciência a massa de idéias necessárias para criar interesse pelos novos conteúdos; • apresentação: a partir do concreto, o conhecimento novo é apresentado; • assimilação: o aluno é capaz de comparar o novo com o velho, distinguindo semelhanças e diferenças; • generalização: além das experiências concretas, o aluno é capaz de abstrair, chegando a conceitos gerais, sendo que esse passo deve predominar na adolescência; • aplicação: através de exercícios, o aluno evidencia que sabe usar e aplicar aquilo que aprendeu em novos exemplos e exercícios. É deste modo, e somente deste modo, que a massa de idéias passa a ter um sentido vital, perdendo o aspecto de acumulação de informações inúteis para o indivíduo.
Os fatores determinantes de sua influência no pensamento pedagógico foram: a) o caráter de objetividade de análise, b) a tentativa de psicometria, c) o rigor dos passos a serem seguidos para a instrução e a sistematização que imprimiu ao seu método.
Para ele, o conhecimento é dado pelo mestre ao aluno, de modo que só mais tarde este o aplica a experiências vividas. Sua educação é pela instrução, e neste caso, possui um caráter mais intelectualista.
Uma das contribuições mais duradouras de Herbart para a educação é o princípio de que a doutrina pedagógica, para ser realmente científica, precisa comprovar-se experimentalmente – uma idéia do filósofo Immanuel Kant que Herbart desenvolveu.
Surgiram daí as escolas de aplicação, que conhecemos até hoje. Elas respondem à necessidade de alimentar a teoria com a prática e vice-versa, num processo de atualização e aperfeiçoamento constantes. Muitas das contribuições de Herbart para a psicologia e a pedagogia continuam valiosas, mas seu pensamento e a prática que dele se originou no século 19 se tornaram ultrapassados, sobretudo com o aparecimento do movimento da escola ativa. O norte-americano John Dewey, por exemplo, fez duras críticas à doutrina herbartiana.