domingo, 6 de dezembro de 2015

O Projeto do PSDB para a Educação Pública no Brasil

por José Gilbert Arruda Martins

Quando o PSDB governou o Brasil por 8 anos com FHC, uma universidade pública foi criada, nenhuma escola técnica, o sistema de ensino do fundamental ao superior foi completamente sucateado.




Em São Paulo, onde o partido governa há mais de 20 anos, o que temos visto é o extermínio de jovens negros da periferia, e sucateamento da educação pública em todos os seus níveis.

No Paraná, Beto Richa (PSDB), mostrou ao país e ao mundo, como o partido da Social Democracia Brasileira trata a educação pública e seus profissionais, porrada, prisões e muita violência.

O projeto do PSDB para a educação pública está mais que posto, está mais que claro. Sucatear, com a tal da reorganização, fechando cerca de 180 escolas, acabando com cerca de 311 mil vagas, superlotando as salas de aula, aumentando a quantidade de horas/aula dos professores e professoras.

Todos sabem que a educação pública de qualidade é, sem sombra de dúvidas, o instrumento mais importante que o país e a sociedade têm para romper com o ciclo de miséria, pobreza e marginalidade herdados por séculos de exclusão e abandono.

O PSDB, no entanto, apesar de ter conhecimento desse fato, não se incomoda em ir para o outro lado, fechando escolas, batendo em professor e estudantes, retirando ou diminuindo recursos destinados à educação pública.

O PSDB, que não avançou em nada no que se refere à educação, quando governou o país por 8 anos, mostra de forma inequívoca, a qual interesse defende, os tucanos, há muito tempo escolheram o lado do capital, o lado dos rentistas, o lado das elites ricas daqui e de fora, mas, por incrível que pareça, parte da sociedade não consegue enxergar.

FHC entregou o patrimônio nacional aos interesses do grande capital a preço de banana na década de 1990.

FHC, "Modernizou" a administração pública brasileira, criando leis que desregulamentaram a economia brasileira, agências reguladoras e todo um aparato aparentemente modernizante, que facilitou enormemente a atuação dos grandes capitalistas internacionais e o controle do capital especulativo sobre grande parte da economia brasileira, tanto na área privada como na atuação estatal.

A herança maldita do PSDB, com as privatizações, com o sucateamento da educação pública, com a desregulamentação da economia, deixou o país em uma arapuca de difícil desarme, os governos Lula e Dilma, e, a sociedade como um todo, mas principalmente os pobres e a classe trabalhadora, estão "pagando o pato"

A educação pública, como era normal que acontecesse, mesmo com os grandes avanços dos últimos anos, sofre profundamente, os estudante secundaristas de São Paulo, estão, concretamente, conhecendo o projeto do PSDB para a área de educação do Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário