Qual a impressão que você, leitor, tem desse quadro?
Por que tantos assassinatos de jovens?
A impressão é que esse extermínio cresce, porque tem o apoio de parte da sociedade.
O Estado de São Paulo, com os governos do PSDB, se transformou em máquina trituradora de jovens, o Estado mata todo dia jovens, e os negros e pobres, são a preferência da PM. (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/05/letalidade-da-pm-em-sp-e-maior-nos-ultimos-12-anos-no-1-trimestre.html)
"O estado de São Paulo registrou, nos três primeiros meses deste ano, 185 mortos em confrontos com policiais militares em serviço, uma média de 2,05 pessoas mortas por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. É o maior número de mortos no 1º trimestre dos últimos 12 anos."
"O estado de São Paulo registrou, nos três primeiros meses deste ano, 185 mortos em confrontos com policiais militares em serviço, uma média de 2,05 pessoas mortas por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. É o maior número de mortos no 1º trimestre dos últimos 12 anos."
O apoio de alguns Governos, Instituições, como parte da própria Justiça ou, pelo menos de Agentes Públicos ligados a ela, passou do apoio tácito ao explícito, em alguns casos.
Instituições e pessoas que deveriam defender e apoiar os jovens.
Uma das instituições que mais matam, é a Polícia Militar.
A PM que deveria urgentemente ser desmilitarizada, para o bem maior da sociedade e da Democracia.
O vídeo feito pela própria PM se SP, que viralisou na internet na última semana, onde um policial humilha profundamente, jovens pobres em São Paulo, parece reforçar esse sentimento. http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/assim-o-alckmin-trata-negro-e-pobre.
O Brasil, em muitos setores, vive um contexto medieval, é como se estivéssemos num estado de completa barbárie.
No setor do respeito à cidadania e do respeito aos direitos humanos, caminhamos, infelizmente, a passos largos para trás.
Todas as vezes que a PM assassina um jovem, muita gente se comove, muitos se revoltam, mas, a internet e, alguns setores organizados da sociedade, como a Polícia Militar, parte dos agentes públicos ligados a instituições importantes como o Judiciário entre outras, vibra, e apoia o extermínio e a morte sistemática de jovens.
Nesses tempos difíceis, onde a democracia é apedrejada cotidianamente por alguns falsos e hipócritas republicanos, é até complicado falar que a culpa de tudo é do Estado.
Mas a verdade, para quem deseja realmente lutar contra o extermínio dos jovens negros brasileiros, é essa, o Estado brasileiro é o grande responsável.
Quando afirmo, e muitos especialistas dizem o mesmo, que o Estado é o responsável, não estou dizendo que é o governo da presidenta Dilma Roussef; longe disso, Dilma é uma das grandes incentivadoras para que o Brasil combata fortemente essa prática deplorável, mas, ela hoje está no governo de um Estado que Mata jovens negros e pobres todos os dias, e isso é um problema que precisa ser enfrentando.
Quando falamos de Estado, queremos falar de toda a estrutura, União, Estados, Distrito Federal e mais de 5.600 municípios. Portanto, o Estado que queremos jogar no debate é uma engrenagem gigantesca, onde os governadores e os prefeitos, têm suas responsabilidades, uns mais que outros, pois, muitos estão correndo atrás do prejuízo e criando condições políticas, econômicas, sociais e educacionais para combater a matança de nossos jovens.
Eu, que sou apenas um professor, e muitos e muitas especialistas, vivemos dizendo: A Educação Pública precisa ser apoiada, precisa receber os recursos necessários e não serem retirados como está acontecendo a nível de governo federal, estadual e em muitos municípios.
Em alguns Estados governados pelo PSDB - Pará, Paraná, Goiás, São Paulo -, a situação é profundamente lastimável, estão sendo fechadas centenas de escolas públicas, quando deveríamos nos preocupar em abrir mais e mais.
Com informações:
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Nenhum comentário:
Postar um comentário