O grande blogueiro Paulo Nogueira, no seu Diário do Centro do Mundo, divulgou esta semana um texto com o título: "É de Aécio o título de pior político do ano". Apesar de ser pequeno, o texto é robusto em seu conteúdo, pois trás detalhes da falta de atuação republicana do senador, mas trás também as "brincadeiras" que surgiram na internet com a figura do "nobre" playboy.
A performance do senador, vou chamá-lo apenas de senador, que não fez outra coisa durante o ano inteiro, a não ser conspirar contra a democracia e o Brasil, joga no lixo não apenas a figura dele e de seu partido, o PSDB, enterra no entulho também, a figura do Congresso.
A classe política, que normalmente é desacreditada, com a atuação esquizofrênica do senador, sofreu uma "piorada boa", como diz meu querido irmão Givalber.
Fico imaginando, se nosso povo tivesse tempo e acesso a veículos de comunicação de massa sérios, e pudesse, com isso se informar especificamente sobre a atuação de cada senador e de cada deputado, fico imaginando qual seria a reação.
Daria para, concretamente, colocar abaixo a velha política do mandonismo, da roubalheira, do apadrinhamento, das benesses das elites e, talvez, construirmos um cenário totalmente novo onde a soberania popular fosse mais testada, ouvida e eficazmente, colocada em prática.
O senador de Minas venceu Cunha, como o pior político do ano.
Mas quem perdeu?
Além da classe política, que ficou mais desacreditada, perdeu a democracia, perdeu o país, que ficou debatendo um processo de impeachment sem sentido, sem lastro legal.
É bom lembrar, no entanto, que o Congresso Nacional tem 594 parlamentares, se juntarmos a Câmara e o Senado, e desses, nem todos são tipos como Aécio ou Cunha, tem gente "sangue bom" na política brasileira, em diversos partidos, poderia citar aqui dezenas, mas não vou fazê-lo.
Homens e Mulheres que representam o Povo que os elegeu.
Jean Willys, dias atrás em uma entrevista falou sobre esse tema, nem todos os parlamentares pensam com a cabeça de um golpista, nem todos são acharcadores e acharcadoras.
Significado de Achacador
s.m. Quem extorque dinheiro de outra pessoa para que ela não seja presa ou multada; indivíduo que intimida alguém, extorquindo-lhe dinheiro.
Quem acharca; aquele que rouba alguém com ameaças ou intimidação.
Pej. Vigarista; quem engana alguém prometendo a essa pessoa grandes vantagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário