terça-feira, 27 de outubro de 2015

Educadores defendem projeto que cria semana de contadores de história

na Rede Brasil Atual
Projeto destina uma semana do ano letivo, em escolas públicas de educação básica, para disseminar o patrimônio cultural brasileiro


kokay
Erika Kokay: "A contação de história é importante para o ensino e para toda a sociedade"

São Paulo – “A contação de história é importante para resgatar a identidade nacional”, disse a deputada Erika Kokay (PT-DF), autora do Projeto de Lei (PL 4005/12), que cria a Semana Nacional dos Contadores de História. A deputada contou com o apoio de educadores, que levantaram a bandeira do projeto em audiência pública realizada na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, na última semana.
O projeto destina uma semana do ano, ao menos, para as escolas públicas de educação básica se dedicarem a informações sobre manifestações verbais, poéticas, literárias e musicais que compõem o patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Além da transmissão cultural, os presentes na audiência defenderam que o projeto incentiva a leitura e a educação. Educadores das universidades federais de Minas Gerais e do Espírito Santo debateram o PL, além de escritores, atores, mestres em contação e representantes do Ministério da Cultura.
“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. E quem não gosta de contar e nem de ouvir histórias, um bom sujeito nunca será”, disse a subsecretária da Cultura de Santo Amaro, em São Paulo, Andrea Souza. A audiência tomou um tom lúdico e de defesa do folclore e dos contadores de história do país.
O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Educação. Se for aprovado, deve passar pelas comissões de Cultura, de Constituição e Justiça, e de Cidadania. Entre os presentes, ficou o consenso destacado pela educadora e produtora cultural Rosane Castro. “As histórias não foram feitas para ficar escondidas, esquecidas. Uma história é para ser revivida”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário