O indivíduo que vai para as ruas ou para as redes sociais, com discurso de ódio defender um monte de tolices e arbitrariedades, entre elas, a intervenção militar, ou age com irrefreável irresponsabilidade, é tolo mesmo, ou ignorante da história recente do seu próprio País.
O irresponsável age por que não tem nenhuma ligação com os problemas reais do Povo e do País como um todo. É denominado direita coxinha sem ideologia, "um Maria vai com as outras", não passa disso.
O tolo, o dicionário me ajuda: "Desprovido de inteligência.
Que tende a ser ingênuo; simplório.Ausência de nexo; falta de significação: discurso tolo.
Que não possui razão de ser; falso: argumentos tolos.
Diz-se daquilo que não é agradável; que tende a ser ridículo: uma obrigação tola."
E, o ignorante da História, que não são poucos, esse sim atrapalha bastante.
Em meio a esses, temos até os ditos "sabichões", estão em sala de aula, muitos são médicos (alguns chamam de doutores, sem o rapaz ou a moça ter feito doutorado) e em muitos outros ofícios.
Os ignorantes da História, não se enquadram nos irresponsáveis, nem nos tolos, apesar de podermos chamá-los também assim.
Os ignorantes são desconhecedores mesmo do que aconteceu no Brasil quando, infelizmente, experimentamos por mais de 20 anos um regime de exceção.
Num regime de exceção, por exemplo, aquele acampamento golpista da esplanada já não estaria mais ali, talvez, nem os seus participantes estivessem vivos.
A linha dura da ditadura não perdoava ninguém, todos e todas eram inimigos do Regime, até, muitos tolos, "sabichões", irresponsáveis e ignorantes da história, colaboradores ou não, golpistas ou não, e tolos ou não, tiveram suas vidas transformadas pelo sistema.
É claro que o regime não perdoava mesmo eram os trabalhadores e trabalhadoras, não perdoava os gays, os negros, e, muito menos aqueles que discordassem ideologicamente.
Centenas de pessoas foram presas ilegalmente, torturadas e mortas.
Famílias, ainda hoje, buscam por seus entes queridos.
Brasileiros e brasileiras que não aceitaram viver um regime autoritário e que foram para a luta em favor da Democracia.
Centenas de companheiros e companheiras, entregaram suas vidas na luta e na conquista do retorno ao regime democrático, que até os tolos, aproveitam hoje em dia.
Se um irresponsável, tolo ou ignorante da História recente do Brasil, pode ir às ruas pedir intervenção militar ou impeachment, é por que tiveram lá nos anos de chumbo, pessoas de carne e osso que lutaram para que o país voltasse a respirar um regime democrático onde todos e todas possam falar, reclamar, até os coxinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário