no Conversa Afiada
De Ivan de Souza, no face do C Af
por José Gilbert Arruda Martins
Por que devemos comemorar?
Por que num país do tamanho do nosso - ou em qualquer país e de qualquer tamanho -, com a população enorme, somos 202 milhões de habitantes, na sua maioria pobre ou de classe média baixa,- portanto precisam de um Estado indutor de políticas públicas populares - é perigoso, "assustador", - como diria o grande Chico Buarque, no documentário da BBC sobre a globo -, a hegemonia ou domínio, de uma única emissora ou de poucas, como é o caso do Brasil.
A "grande" mídia no Brasil, e todos têm conhecimento disso -, é dominada por cerca de seis famílias. Esses caras mandam e desmandam. Muitas vezes, se desejarem, podem derrubar governos e lideranças. Podem fazer para o bem ou para o mal. No caso da globo, da Veja, Estadão, Falha de S. Paulo ... normalmente, para o mal.
Em qualquer país que se preze, a mídia tem que ser plural, democrática e, em número maior de emissoras e detentores das concessões. Evita o autoritarismo e, até a concentração de renda e riqueza.
Os grandes males que a humanidade sofreu ao longo da história, vieram de ideias difundidas por uma pessoa ou uma organização. Se pensarmos no Holocausto que matou cerca de 6 milhões de judeus - Israel hoje parece ter se esquecido disso, pois mata os palestino como Hitler fazia com os judeus -, um sujeito ou uma organização, com uma ideia fixa na cabeça, praticamente foi o único responsável. Portanto, é perigoso demais o país ser submetido a número tão pequeno de TVs, Jornais e Rádios que, praticamente ditam normas, comportamentos na sociedade brasileira.
"Abaixo a rede globo, o Povo não é bobo"
"Abaixo a rede globo, o Povo não é bobo"
De Lauro Jardim, na veja:
A TV Globo perdeu 5% de audiência em 2014, caindo de 14,3 pontos, em 2013, para 13,5 pontos, no ano passado, entre 7h e meia-noite. Os dados do Ibope são da medição na Grande São Paulo. É o pior desempenho anual, desde que virou líder de audiência, há 45 anos.
(…)
Os números repetem a tendência dos últimos dez anos. De 2004 para cá, a Globo registrou uma queda de 38% na audiência, caindo de 21,7 para 13,5.
(…)
Nenhum comentário:
Postar um comentário