por José Gilbert Arruda Martins
Os países que apostaram na educação como instrumento do desenvolvimento social e econômico nas últimas décadas, se deram bem.
O Brasil avançou bastante nos últimos 12 anos. Mas é muito pouco se levarmos em conta o tempo de abandono e descaso que a Educação Pública brasileira sofre e sofreu.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social foi convocado para dar o suporte ao Governo Federal, no sentido de fornecer as prioridades e diretrizes para as escolhas estratégicas para a promoção do desenvolvimento do país. O CDES, escolheu a educação como a prioridade das prioridades.
O texto abaixo destacado é parte do documento - "1º Parecer sobre Educação - Pacto: Necessário, Estratégico e Urgente" (CDES, 2014). O documento preparado pelo CDES foi entregue à presidenta Dilma Roussef.
No discurso de posse do seu segundo mandato, a presidenta reafirmou o compromisso com a educação, criando, inclusive, um novo lema para seu segundo governo: "Brasil, Pátria educadora".
"Considerando que as políticas implantadas e o acompanhamento dos investimentos
realizados para enfrentar esses problemas indicam resultados positivos relevantes, caso do
Pronatec, um inequívoco esforço no enfrentamento dos problemas do ensino técnico e
profissional; dos recursos do governo federal disponibilizados aos municípios para
construção de milhares de novas creches; da destinação dos royalties do pré-sal para
educação; dentre outras iniciativas, ações e programas em curso, com distintos graus de
amadurecimento, que vêm atacando os problemas do sistema educacional brasileiro em
várias frentes (...)"
Om governo anterior e o atual desconhecem esse documento. Desconhecem a importância da educação.
Como explicar aos jovens de hoje, que estarão nas salas de aula daqui a mais ou menos 30 dias que, apesar do discurso do governo, os professores e professoras tiveram que promover várias manifestações de rua, panfletagem, fechamento de vias, provocar caos no trânsito e, por último, acampar em praça pública para poder receber salários?
Essa situação reforça o fato histórico do descaso com a Educação Pública brasileira. Nunca existiu um projeto sério, honesto e popular de educação nesse país, houve avanços, sabemos, mas foram acanhados se levarmos em conta os mais de 200 anos de República, onde só as elites estudaram de fato.
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