sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Educação discute ações do Programa Estrada do Conhecimento no Tocantins com técnicos do Banco Mundial

por Secretaria Educação Juventude e Esporte do Tocantins

Representantes do Banco Mundial se reuniram com a equipe da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nesta quarta-feira, 7, para avaliar o andamento das ações desenvolvidas na Educação com recursos do Banco Mundial. A missão setorial da instituição financeira cumpre agenda de visita esta semana no Tocantins com a finalidade de supervisionar as atividades do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).


Equipe técnica da Seduc apresenta projetos contemplados pelo PEC e PDRIS
Equipe técnica da Seduc apresenta projetos contemplados pelo PEC e PDRIS - Manoel Lima / Governo do Tocantins


Entre as ações desenvolvidas pela Educação apresentadas durante reunião estão o Estudo Longitudinal de alunos do ensino médio de seis municípios contemplados com ações do Programa Estrada do Conhecimento (PEC),a fim de diagnosticar o perfil dos estudantes, estudo piloto de diagnóstico da qualidade do ensino da educação infantil, assessoramento técnico e apoio logístico para realizar a pesquisa piloto de observação de sala de aula, treinamento de observadores da sala de aula e formação dos professores e estudo de gênero e violência contra crianças e adolescentes.
À equipe da missão setorial também foi apresentado o cronograma das obras de reformas nas escolas atendidas pelo PEC no Estado,localizadas às margens da BR-153, que apresenta índice acentuado de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Para a titular da Seduc, Adriana Aguiar, foi um momento muito rico de avaliar as ações desenvolvidas no Estado. “Essa colaboração com o Banco Mundial traz para a Secretaria um conjunto de ações, de levantamento de indicadores, de formação, de melhoria da infraestrutura das unidades escolares, que possibilitam um avanço na qualidade de vida da população tocantinense”, ressaltou.
O representante do Banco Mundial Satoshi Ogita disse que os resultados apresentados foram satisfatórios. “O objetivo da nossa visita é avaliar os avanços das ações. Percebemos que as atividades estão andando bem, de estudos com alunos, treinamento, formação. Algumas ações, como aquelas que dependem de licitação, é preciso acelerar os processos a fim de finalizar as atividades que beneficiam a sociedade tocantinense”, destacou.
PEC
O Programa Estrada do Conhecimento é parte do acordo de compromisso firmado entre Banco Mundial/Brasil e Governo do Tocantins e tem como objetivo subsidiar o PDRIS, com recursos do Banco Mundial.
O Programa, de caráter intersetorial, tem participação de diversos órgãos do Estado, e visa promover educação efetiva e integrada, de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e a inclusão social às crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social às margens da Rodovia Belém Brasília, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino mediante a utilização de situações didáticas significativas de forma a garantir a permanência do aluno na escola; estimulando a criação de oportunidades de trabalho e geração de renda para alunose famílias em situação de vulnerabilidade social.
 
Para secretária Adriana foi um momento de avaliar as ações desenvolvidas no Estado
Para secretária Adriana foi um momento de avaliar as ações desenvolvidas no Estado - Manoel Lima / Governo do Tocantins

O representante do Banco Mundial Satoshi Ogita disse que os resultados apresentados foram satisfatórios
O representante do Banco Mundial Satoshi Ogita disse que os resultados apresentados foram satisfatórios - Manoel Lima / Governo do Tocantins



Nenhum comentário:

Postar um comentário