Projeto “Click Humano: um olhar sobre a população de rua do
Plano Piloto”
Resumo
A ideia do projeto surgiu da necessidade de levarmos para a
prática o discurso de sala de aula, além de darmos às turmas do Ensino Médio
uma motivação nova no dia a dia das aulas.
O projeto Click humano foi concebido em consonância com o
programa Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação, um dos objetivos é
incrementar as ações educativas na escola e permitir que os alunos e alunas
fiquem mais tempo envolvidos com o ambiente escolar.
“O Programa Ensino Médio Inovador-
ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as
ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo
Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.”
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.”
Contar a História dos moradores de rua do Plano Piloto
através de uma revista usando a história de 6 pessoas, uma por turma, usando
principalmente a fotografia. Eles estão nos sinais de trânsito, em calçadas e
embaixo de marquises de prédios, mas não são percebidos por mais do que poucos
segundos pelos olhos da população. Nem mesmo são considerados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização do censo. Para desvendar
quem são os moradores de rua do Distrito Federal, os alunos e alunas do CEM
Setor Leste da 1ª. série ano 2014 iniciarão em março de 2014 estudo por meio de
pesquisas, visitas, abordagens e, principalmente fotografia, do dia a dia de 6
pessoas que fazem parte da população de rua do Distrito Federal.
Dados preliminares
mostram que há 2,5 mil moradores de rua no Distrito Federal. Os resultados
parciais do estudo/projeto serão divulgados por meio de uma revista ao final
dos próximos cinco meses num evento com seminário, exposição das revistas
confeccionadas pelos alunos e alunas e grande exposição de fotografias contando
a história de vida de 6 moradores de rua do Plano Piloto.
Cada turma de “A” a “F” escolherá e acompanhará nos próximos
três a quatro meses o dia a dia de um morador de rua do Plano Piloto para fazer
o trabalho.
Durante a construção do projeto, além das turmas acompanharem
a vida dos moradores de rua escolhidos, serão feitas pesquisas na internet e
nos órgãos governamentais que tratam do assunto e debatido em sala de aula.
Ao final do projeto, será apresentado um seminário
apresentado pelos seis moradores de rua no auditório da escola, eles irão
contar ao vivo de onde vieram, quem são, quais seus sonhos e expectativas e
seus testemunhos de vida e receberão das mãos dos alunos e alunas uma cópia da
revista contando sua história.
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