quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Leio, Logo...

por José Gilbert Arruda Martins

Foto: PG


Escrever bem é técnica?

Quem lê desde criança, escreve e se comunica melhor?

Uma coisa, observo desde muitos anos nesse ofício de professor, o jovem que a família incentiva a leitura desde cedo, se expressa muito melhor quando escreve e fala.

É gratificante ver, todos os dias, em salas de aula e corredores de escola, estudantes com livros nas mãos, fazendo deles, ferramenta de diversão e aprendizagem.

Se pesquisarmos os estudantes que foram bem, por exemplo, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos últimos anos, a maioria é leitor frequente, é aquela garota ou garoto, que possui intimidade com os livros.

Não conheço nenhuma pesquisa que defenda que as pessoas já nasçam sabendo, ou que seres humanos, de alguma forma, nasçam com habilidades extraordinárias, isso é muito raro e, com certeza, não é a regra.

O que os especialistas, na sua maioria defendem, é que, certas habilidades são desenvolvidas com muita persistência, muito treino, muita disciplina.

Escrever bem, correto e com clareza é uma delas.

Portanto, leitura, leitura, muita leitura e livros, muitos livros, desde tenra idade. É fórmula mais que comprovada, pela realidade da vida de pessoas comuns.

Sua família tem alguma intimidade com os livros?

Nas reuniões com pais e mães, muita reclamação de que os filhos e filhas não leem, mas como? se o pai e a mãe, nunca pegaram num livro?

A família adquiri todo tipo de coisa e bugiganga, num consumismo louco,mas livro que é bom, nada!

Depois reclama dos filhos e filhas que não gostam da leitura, do livro...

Quem na sua casa é leitor contumaz?

Quantas livrarias sua rua, seu bairro ou sua cidade possui?

Segundo a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o Brasil possui 3,1 mil livrarias, número muito pequeno em um país com mais de 202 milhões de habitantes e cerca de 5.650 municípios.

Mais pesquisa. Essa informação abaixo, preocupa e muito, pois a pesquisa demonstrou queda significativa no número de leitores, principalmente entre crianças e jovens.

"Dados da edição de 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pela Fundação Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência, mostram que os brasileiros estão cada vez mais trocando o hábito de ler jornais, revistas, livros e textos na internet por atividades como ver televisão, assistir a filmes em DVD, reunir-se com amigos e família e navegar na rede de computadores por diversão."

"Atualmente, as mulheres são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%), e as faixas etárias que mais reúnem pessoas com o hábito de ler são entre 30 e 39 anos (16% do total), entre 5 e 10 anos (14%) e entre 18 e 24 anos (14%)."

Olha que boa notícia, a região Nordeste, uma das mais esquecidas pelo sistema e pelos governos ao longo de séculos, foi a única região brasileira, onde não houve queda na leitura.

"A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, e onde a penetração da leitura subiu de 50% para 51%. Hoje, 29% de todos os leitores brasileiros vivem nesses estados, contra 25% em 2007. Por outro lado, no Sudeste, a penetração caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores, dois pontos percentuais a menos que na última edição da pesquisa. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente."

Fontes:

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/literatura/noticia/2015/05/14/cidades-brasileiras-tem-poucas-livrarias-e-bibliotecas-diz-estudo-181256.php

http://br.blastingnews.com/cultura/2015/04/sete-em-cada-dez-brasileiros-nao-leram-um-livro-sequer-em-2014-00337047.html

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/03/numero-de-leitores-caiu-91-no-pais-em-quatro-anos-segundo-pesquisa.html

http://rdplanalto.com/noticias/3457/dia-do-leitor-pesquisa-aponta-queda-no-numero-de-leitores-no-brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário