sábado, 1 de novembro de 2014

Abrace - Apoio a Crianças com Câncer






Ontem estivemos, num projeto da professora Regina de Química, com alunos e alunas e as professoras Rosana de Arte  e Márcia, na Abrace, fomos levar um pouco de nosso carinho e amor às crianças com câncer.

Quem somos

01Missão

Prestar assistência social a crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, e suas famílias, visando à qualidade de vida e garantir o acesso a melhores condições de tratamento.

Valores

Ética – realização do trabalho com honestidade e respeito ao que lhe foi confiado.
Respeito às diferenças – Respeitar a individualidade independente de credo, crença, raça e sexo.
Solidariedade – Fazer pelo outro.
Transparência – Cumprir seus compromissos, atos e decisões, com honestidade e clareza.
Voluntariado – A força que impulsiona as ações sociais em prol do bem comum.

O que fazemos

O trabalho da Abrace é oferecer assistência social para crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue, com dificuldades socioeconômicas, promovendo assim qualidade de vida e colaborando para a promoção de condições ideais de tratamento.
A instituição oferece subsídios necessários como, instalações adequadas na Casa de Apoio para crianças que não residem no DF e pequenas reformas na casa das que moram na cidade, mas vivem em condições precárias que colocam em risco a saúde do paciente. A instituição fornece ainda alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença.
Outra importante atuação da Abrace foi a construção do Hospital da Criança de Brasília José Alencar-HCB, centro de tratamento construído em 2 fases, sendo que a primeira fase da obra, o Bloco I,  foi inaugurado no dia 23 de novembro de 2011.

Quem somos

Em 1986, um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam passando pelas mesmas dificuldades com um agravante: a exclusão social que lhes roubava a esperança de combater a doença. Assim nasceu a Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias. Instituição filantrópica, declarada de Utilidade Pública, a Abrace, por meio do reconhecimento e do apoio da comunidade, tem conseguido cumprir seu principal objetivo: garantir o apoio necessário para as crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, visando à qualidade de vida desses pacientes.
O grande orgulho da Abrace é o fato de ter contribuído para que o índice de cura aumentasse de 50% para 70%, e de ter revertido o índice de abandono do tratamento de 28% para ZERO com a criação de sua Casa de Apoio, que hospeda pacientes, com seus acompanhantes, provenientes de outros estados em busca do tratamento no Distrito Federal. Mais de 40% das crianças são das regiões, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Benefícios como, alimentação, medicamentos, transporte, assistência odontológica e palestras sobre a doença são oferecidos pela instituição, que realiza ainda diversos programas que contribuem para a recuperação da saúde desses pacientes e oferece assistência total a suas famílias:
  • Programa Acolhimento: Após encaminhamento da rede pública de saúde do DF, o paciente é atendido por uma equipe técnica da Abrace para identificação das necessidades psicossociais e informações sobre a doença.
  • Programa Encontro: Reuniões mensais para orientações sobre o diagnóstico e prognóstico, com informações que proporcionam melhor qualidade de vida e desenvolvimento social.
  • Programa Moradia: Reformas em residências que apresentam condições precárias de moradia, de saneamento básico e que apresentam riscos para a saúde das crianças assistidas. O Programa tem por objetivo contribuir para qualidade de vida e saúde do assistido oferecendo um ambiente saudável que colabore positivamente no processo de tratamento e expectativa de vida.
  • Programa Willian: Acompanhamento intensivo do paciente fora de possibilidade de cura terapêutica e apoio à sua família, oferecendo os recursos necessários para proporcionar qualidade de vida e preparação para enfrentamento do processo de morte. O programa ainda realiza sonhos dos pacientes.
* Willian é o nome do primeiro paciente que recebeu essa modalidade diferenciada de atendimento após o prognóstico como fora de possibilidade de cura terapêutica.
Cura e qualidade de vida. Conhecedora da dura realidade de tratamento, a Abrace viu a necessidade de expandir suas ações e, além de oferecer assistência social, intervir diretamente na qualidade do tratamento contra o câncer e outras doenças infantojuvenis. Foi assim que surgiu o projeto do Hospital da Criança de Brasília José Alencar - HCB, construído pela Abrace com doações da comunidade. Inaugurado em 23 de novembro de 2011, O HCB integra a rede da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e disponibiliza atendimento público. Porém é gerido pelo ICIPE– Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada, associação sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Abrace especialmente para esse fim.
Atualmente o HCB oferece atendimento humanizado e de alta qualidade em todas as especialidades pediátricas, além de novos serviços como diálise, cirurgias e procedimentos ambulatoriais sob sedação em ambientes próprios para o público infantojuvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário