Na fotografia logo abaixo tenho a grata e honrosa companhia de três doutores, dois do Centro Universitário Euroamericano (Unieuro), Dr. Carlos Domínguez e Dr. Vicente Fonseca, segundo e terceiro da esquerda para a direita respectivamente, e o Dr. Carlos Santander da Universidade Federal do Goiás (UFG) de camisa branca. Esses professores fizeram parte da banca examinadora do nosso Mestrado em Ciência Política defendido e aprovado no último dia 17 de março de 2017.
Banca examinadora do Mestrado em Ciência Política do prof. Gilbert - Dr. Carlos Santander, Dr. Carlos Domínguez e Dr. Vicente Fonseca.
Um blog que fala de política, cultura, cidadania e educação não poderia deixar de falar de um dos momentos mais interessantes da vida de um professor que é a conclusão de um curso do tamanho e da importância que tem um Mestrado.
Concluímos nosso mestrado, depois de dois longos anos de muitas batalhas e muito estudo no Unieuro.
O UNIEURO - Centro Universitário Euroamericano é uma instituição de ensino superior particular brasileira, com sede na cidade de Brasília no DF e com Campus nas regiões administrativas do Plano Piloto e Águas Claras. Grande parte do seu corpo docente é formado por mestres e doutores, além de possuir excelentes instalações para seus discentes. O Unieuro foi fundado em 1998 e consolida-se no ensino superior do Distrito Federal como uma das maiores instituições de ensino. Possui instalações modernas, arrojadas, projetos que mobilizam toda a sociedade e principalmente, um ensino focado nos princípios humanistas e éticos na busca da cidadania plena e universal. Esse sucesso permite que sonhos sejam realizados e carreiras construídas. O orgulho de fazer parte da vida de cada aluno é a nossa recompensa pelos anos de esforço e dedicação. (Wikipédia)
Quando escrevo "concluímos" não é apenas retórica, é para afirmar que ninguém faz nada sozinho, muito menos um curso desse tipo.
Nosso mestrado é nosso, meu, da minha esposa e filhos, dos meus pais e irmãs e irmãos, da minha sogra Maria Elia, do meu sogro Sr. Wilson, dos amigos/amigas e professores/as, dos colegas de curso e, das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família de Santa Maria (DF) local onde desenvolvemos nossa pesquisa de campo e, não poderia deixar de destacar, do Povo brasileiro.
Nosso mestrado é mais um degrau na formação de um professor, é mais uma ferramenta para ser usada na construção e na luta por uma sociedade verdadeiramente democrática, por um país de todas e todos.
Prometo a minha família, aos familiares e amigos/amigas e, principalmente ao Povo brasileiro, que usarei essa ferramenta para engrossar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, fundamentalmente dos mais pobres, na construção de um país que respeite concretamente a todos e todas.
Um resumo do nosso estudo: O presente estudo teve por objetivo analisar as
questões de cidadania e transferência de renda no Brasil e os impactos do
Programa Bolsa Família na Região Administrativa de Santa Maria, Distrito
Federal. Há pouco mais de uma década nascia o Programa em questão, que surgia
em um momento de crise, onde o desemprego e a pobreza atingiam patamares
alarmantes. Atualmente, ele beneficia 14 milhões de famílias em todos os 5.570
Municípios brasileiros, com o atendimento de mais de 50 milhões de indivíduos,
sob a gestão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
apresentando um custo anual de R$ 27 bilhões – cerca de 0,5% do Produto Interno
Bruto. Fazendo uso de metodologia qualitativa como estratégia de abordagem e
interpretação do objeto em questão, a pesquisa foi organizada em capítulos, que
buscaram destacar os seguintes aspectos: a visão teórica do papel do Estado; os
programas de transferência de renda; o Programa Bolsa Família – sua origem e
evolução; metodologia de pesquisa; e, análise dos dados colhidos nos grupos
focais. Concluiu-se que o Bolsa Família, de modo concreto, contribuiu para o
combate à extrema pobreza e à pobreza na Região Administrativa analisada, bem
como em todo o Brasil, ao passo que deve ser mantido e ampliado no sentido de
abarcar toda a população pobre de todas as regiões do País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário