2016 é ano de eleições. Quais propostas os candidatos a prefeito da cidade de Grajaú têm para despoluir e preservar o rio Grajaú? Água é vida, já dizia o poeta, o velho rio que tanta água e vida deu aos povos ribeirinhos e comunidades inteiras, que vivem e sobrevivem em suas margens, já não corre como antes, já não tem vida como antes.

Uma das nascentes do Grajaú, fotografia de um dos maiores defensores do nosso Rio, Antônio Fernando Barros
O que fazer?
Quais são as ideias e projetos de despoluição para o Grajaú?
Qual a situação concreta e atual das nascentes do rio?
Existe condição real de salvar o rio?
Existem recursos, que todos sabemos, são vultosos, para serem empregados num trabalho de recuperação e, ao mesmo tempo, de educação da população para a preservação desse verdadeiro e mais importante patrimônio natural grajauense?
Postamos aqui mesmo neste espaço, matéria sobre despoluição e campanhas de preservação de rios do mundo, não estaria na hora de os candidatos a agentes políticos de nossa Grajaú, procurar entender e preparar projetos de ação tanto do poder público, como ações comunitárias?
Dias atrás vimos nas redes sociais uma campanha de limpeza de parte das margens e entorno do rio, esse tipo de campanha é fundamental no sentido de alertar toda a população da cidade para a importância do Grajaú na vida de cada um de nós moradores e moradoras da cidade bicentenária.
O rio não apenas abastece a cidade de água potável, ele é também fonte de vida e de alegria para todos e todas.
Nós grajauenses, se ainda não percebemos, precisamos entender esse fato. Sem o rio, não há vida na cidade, sem ele perdemos quase tudo, vejam as cidades maranhenses que não possuem rio passando próximo, vejam como sofrem sem água, sem alegria, sem vida.
Mapa nascentes do Rio Grajaú
"Bacia Hidrográfica do Mearim
A bacia hidrográfica do rio Mearim possui uma área de 99.058,68 km², correspondendo a 29,84% da área total do Estado. Sendo a maior entre todas as bacias hidrográficas do Estado (Figura 06).
O rio Mearim, nasce na serra da Menina, entre os municípios de Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes, recebendo a denominação de ribeirão Água Boa, seguindo um longo trajeto na direção Sudoeste-Nordeste, até Esperantinópolis, onde após receber as contribuições do rio Flores, direciona-se para o Norte, até desembocar na baia de São Marcos, entre São Luís e Alcântara.
Todo esse percurso ocorre em cerca de 930 km de extensão. O rio Mearim tem como principais afluentes o rio Pindaré e o rio Grajaú. O rio Pindaré deságua no rio Mearim a cerca de 20 km da sua foz. O rio Grajaú flui para o rio Mearim por meio do canal do Rigô encontrando o Mearim na área do Golfão Maranhense."
Mantenha o Rio Grajaú vivo!
Não pratique queimada na beira do rio, pois o fogo destrói a mata ciliar, deixa o solo sem proteção e causa erosão e assoreamento.
Não utilize agrotóxicos próximo aos cursos d'água.
Não pesque na época da reprodução e desova dos peixes, a Piracema. Respeitar esse período é garantir mais peixe no futuro.
Não construa nada na beira do rio. Respeite a faixa natural de vegetação, que varia de 100 a 200 metros, conforme o Código Florestal.
Não jogue lixo, esgotos, nem animais mortos no rio. Essa prática, além de contaminar a água, mata os peixes e outros animais aquáticos.

Vista panorâmica do centro da cidade de Grajaú com a catedral ao fundo
Proteja o Rio e suas margens!
Melhora a qualidade da água usada para beber, cozinhar, lavar roupas e louças e tomar banho.
Evita a transmissão de doenças como as verminoses, cólera, disenteria, hepatite etc.
Protege os peixes e aumenta a produção de pescado.
Contribui para a melhoria da qualidade e vida da população ribeirinha.
Diminui o assoreamento, garantindo ma vida do rio.
A poluição é a pior inimiga do rio!
Veja o tempo de decomposição do lixo na natureza!
Jornais 2 a 6 semanas
Embalagens de papel 1 a 4 meses
Guardanapos de papel 3 meses
Pontas de cigarro 2 anos
Palitos de fósforos 2 anos
Chicletes 5 anos
Nylon 30 a 40 anos
Sacos e copos de plástico 200 a 450 anos
Latas de alumínio 100 a 500 anos
Tampas de garrafa 100 a 500 anos
Pilhas 100 a 500 anos
Garrafas de vidor ou plástico indeterminado.
Os candidatos a prefeito, a vice e a vereador, a população como todo, as igrejas de toda ordem, e, principalmente as escolas em todos os graus, precisam entrar na luta pela recuperação do rio Grajaú, antes que não tenha mais volta.
Depoimento de Pedro da Celestina, pescador de Grajaú, veja o vídeo:
O Grajaú é de todos e todas, além de sermos responsáveis pela proteção e a garantia de sobrevivência do Rio, somos também fiscais da natureza, denuncie os abusos, ninguém pode construir nada até a distância de 100 a 200 metros das margens.
Fontes Consultadas:
Folheto "O Rio Parnaíba é nosso" organizado pelo IBAMA PI
http://wikimapia.org/26978552/pt/Nascentes-do-Rio-Graja%C3%BA
http://www.nugeo.uema.br/?page_id=233
https://www.google.com.br/search?q=nascente+do+rio+graja%C3%BA+no+maranh%C3%A3o&rlz=2C1SAVU_enBR0538BR0538&tbm=isch&imgil=-IM4y9iooJu5eM%253A%253BI-
Nenhum comentário:
Postar um comentário