sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Conhece-te a ti mesmo (como eleitor nas eleições municipais)

por José Gilbert Arruda Martins

E ai, pensou que o título sugeriria auto ajuda? Não estas de todo (a) equivocado (a), nossa matéria pretende, sem a pretensão de esgotar o assunto, te ajudar  a votar melhor nas eleições de outubro próximo.


O auto conhecimento, pelo menos na hora de votar, não é balela, é real. Saber nossas origens, se somos filhos e filhas de trabalhadores ou não, pode garantir uma boa escolha (ou não).

Se você tem origem popular, vem de família simples, de pessoas que trabalharam a vida inteira, por que escolher alguém de origem diferente?

O Congresso Nacional, dos 513 deputados, a maioria é ou foi financiado por grandes grupos econômicos, vejam como estão votando, a maioria das propostas e projetos, são para beneficiar essas grandes corporações.

Escolher em quem votar, de vereador a presidente, em um país onde reina o maldito "jeitinho brasileiro" parece decisão complicada.

Escolher em quem votar, numa organização política onde mais de 34 partidos, muitos sem ideologia nenhuma e que servem apenas como esteira para "homens" públicos desonestos barganhar dinheiro, cargos e influência, é concretamente um enorme, enorme desafio.

Por isso, eis nós aqui, numa tentativa de ajudar você a votar melhor, com mais qualidade, com mais certeza, convicto de que está fazendo a coisa certa, por sua comunidade e por seu município.

Dizem os especialistas que o eleitor brasileiro é hiper personalista na hora do voto, que nós votamos em pessoas, não em projetos ou partidos, e que, pensamos apenas em nós mesmos, votamos, portanto, sempre em troca de alguma coisa que nos favoreça. Será verdade ou mito?

Quando você vota pensando de forma individualizada, ou em pessoas e não em projetos, pode está cometendo um imperdoável equívoco.

Pior o teu erro não atinge apenas você, é um equívoco avassalador que pode alcançar milhares de pessoas num sentido mais amplo.

Ao contrário, votar em projetos, ou em partidos, nossas chances de acertar são infinitamente maiores. Experimente, leia sobre os partidos e seus candidatos, a história do partido e seus candidatos e escolha, sua atitude de pesquisar, entender da vida do partido e do candidato, pode te levar a votar em alguém realmente comprometido (a) com tua cidade/município.

Claro que a "receita" não é infalível, podemos nos equivocar, mesmo pesquisando e lendo sobre partidos e candidatos, mas uma coisa pode ter certeza, você fez a coisa certa.

Sabemos que você sabe, o prefeito que elegerá, representa o poder executivo municipal, parece pouca coisa, mas não é, o chefe desse poder pode, se quiser e souber administrar, mudar para pior ou para melhor a vida das pessoas no município.

Parece simples e pequeno, mas não é, dependendo do número de habitantes, de eleitores e de outras variáveis, o prefeito administrará milhões de reais a cada mês, recursos públicos que devem ser aplicados no que é público e do povo e não ser desviado para enriquecer famílias e grupos de amigos que o apoiaram nas eleições.

Por isso, caro eleitor e cara eleitora, em outubro próximo, leve a sério o processo de escolha de vereadores e prefeito, não perca a oportunidade de participar dessa escolha que fará a diferença entre dias melhores e piores na história do teu município.

Lembre-se, todo e qualquer candidato no Brasil, precisa estar filiado a um determinado partido político para ser candidato a prefeito ou a vereador, em nosso país não existe candidatura avulsa, todos têm que comprovar além da filiação, determinados requisitos, entre eles a ficha limpa com a justiça.

Essa característica ou requisito é de fundamental importância para você tentar enxergar a ligação importante entre candidatos, projetos e partidos.

Você sabia, que o candidato a prefeito da sua cidade ou município, precisa, na hora de registrar a candidatura na justiça eleitoral, apresentar também um projeto que guiará sua administração se eleito?

Exerça sua cidadania, você que tem entre 16 e 18 anos incompletos, apesar de não ser obrigatório o voto, participe, tua cidade, a cultura, a educação e saúde pública do teu município agradecem.

Já, todos aqueles e aquelas, entre 18 e 70 anos são obrigados a votar, mas não encare apenas como uma obrigação, entenda como um direito e escolha bem; escolha o candidatos ou os candidatos que façam o bem por todos e não aquele que usará o poder público para enriquecer ainda mais.

Imagem: https://www.google.com.br/search?q=imagem+do+povo+votando

Nenhum comentário:

Postar um comentário