Hoje, 10/02/2017, começaram as aulas das escolas públicas do Distrito Federal. Foi o primeiro dia letivo do nosso filho de 8 anos, o pequeno Davi, a mãe foi levá-lo. O garoto não dormiu direito ansioso para retornar às aulas e às brincadeiras com os colegas. Davi, entre outras coisas, falava como seria bom voltar a participar das aulas de arte, de arte cênicas e do espaço para correr da escola Parque da 308 Sul.
Mas, para nossa indignação, a diretora da escola tirou parte da manhã para "enxugar gelo" tentando explicar o inexplicável, que é a retirada absurda do direito de parte dos estudantes - cerca de 6 mil crianças -, por conta de um projeto esdruxulo do governo local, projeto que por sinal, não foi sequer debatido com a comunidade, de frequentar as Escolas Parques.
Escola Parque é um projeto do início da construção da capital, são escolas com quadras, piscinas, salas de dança, de teatro, de lutas, capoeira, de esportes etc. Elas recebem os estudantes das Escolas Classes que são ambientes pequenos que comportam apenas aulas de sala em si, não têm espaço e nem profissionais competentes para outras atividades como artes cênicas, por exemplo, como tem nas Escolas Parque.
Para tristeza e decepção das mães e pais, hoje pela manhã, como um presente do governador e da secretaria de educação, que só se importam em formar "manadas" e não cidadãos, nossas crianças, e não são poucas, estão sendo impedidas de frequentar as Escolas Parques.
Imagina, a Educação Pública com mais esse absurdo, parece está sendo preparada para sofrer, nos próximos meses e anos, um poderoso e cruel processo de privatização, ou pelo menos, poderão sofrer a entrada forte das Organizações Sociais, as famigeradas OSs.
Primeiro você sucateia, a população e usuários começam a reclamar e o discurso que "justifica" a privatização, a entrega do patrimônio público, é potencializado no meio social e a coisa acontece quase que "naturalmente", o empresário assume a educação, como já vem acontecendo há bastante tempo.
Parece ser esse o objetivo do atual governo do DF.
O governador, sr. Rollemberg do PSB, veio com esse intento, entregar o patrimônio público nas mãos dos rentistas.
Nesse contexto, muita gente boa, trabalhadoras até, mergulham sem pensar, sem refletir no discurso de que a privatização é o melhor caminho, apoiam e passam a partir daí a sofrer nas mãos do lucro capitalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário