FONTE: DCM
Um idoso de 74 anos, conhecido como “João do Brejo”, foi resgatado no fim de janeiro de condições análogas à escravidão na fazenda de café Boa Vista, em Bueno Brandão, no sul de Minas Gerais. Indocumentado, o homem vivia em situação degradante há pelo menos 40 anos.
A operação ocorreu entre os dias 24 e 30 de janeiro e foi coordenada por Auditores-Fiscais do Trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, vinculados à Secretaria de Inspeção do Trabalho.
O idoso chegou à fazenda em 1984, de acordo com o relato do empregador às autoridades. Segundo ele, João estava perdido e procurava uma oportunidade de trabalho. Desde então, ele era ordenado a executar tarefas na fazenda, como capinar os pastos, cultivar café e cuidar dos porcos.
João, que possui deficiência visual e cognitiva, trabalhava unicamente em troca de comida, sem receber nenhum tipo de remuneração. Segundo o portal de notícias BHAZ, o idoso foi encontrado vivendo em uma casa sem a mínima condição de dignidade humana. No local, ele dormia em uma espuma suja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário