(Foto: Ricardo Stuckert)
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva deu nova entrevista, desta vez à Rádio Progresso de Cariri e afirmou que sua candidatura nas eleições presidenciais "depende do PT dos aliados e de Deus".
"Só quero meus direitos políticos". Fazendo referência ao processo autoritário que sofreu com a perseguição da lava jato.
Se o Supremo Tribunal Federal agir usando o que defende a Constituição e a lei, os direitos políticos de Lula serão restabelecidos.
Ou alguém, além claro, dos fundamentalistas seguidores da extrema-direita brasileira, tem alguma dúvida do papel que exerceu a lava jato?
Agora, para além do lawfer, temos que nos preocupar como levar a mensagem dos progressistas e das progressistas ao grande público.
Entra em pauta então, um ponto básico e importante que é a comunicação. A mídia comercial, e aí a gente pode destacar a globo aberta, tem muita audiência ainda e influência sobre a maioria da população.
Só que ela não tem interesse nos projetos do PT ou da esquerda em geral.
Essas organizações são, como sempre falamos, instrumentos da ideologia capitalista.
São os porta-vozes do grande capital.
Nesse sentido, entra no jogo da disputa política, a mídia alternativa.
Entre essas, os canais na plataforma do youtube, e as demais mídias, whatsap, facebook, instagram, twitter etc e, claro, as rádios não alinhadas com as grande corporações.
Todos nós que trabalhamos e/ou militamos nas redes sociais precisamos ter bem claro a importância da comunicação popular.
As entrevistas de Lula são importantes nesse momento, as rádios, como a Progresso do Cariri, são ouvidas, têm público.
Como a chamada mídia comercial, faz de tudo para que o ex-presidente não apareça para o grande público.
Entrevistas como essa e os bate-papos em lives de canais da plataforma o youtube, são maneiras de tentar ampliar e fazer chegar a voz do Lula ao Brasil profundo.
A rádio, mais que a plataforma de vídeos, nesse caso específico do Brasil profundo, faz um papel muito mais eficaz. O alcance da rádio ainda é importante no meio do povão.
A rádio comunitária, a rádio não-alinhada com o grande capital e as mídias sociais farão a diferença nas eleições de 2020.
Cada progressista, cada um de nós que deseja a construção de um país para todos e todas também pode fazer sua parte.
Apoie canais como a TV Resistência Contemporânea. Apoie os canais progressistas nas redes.
Assista as lives, os vídeos, como esse, dê o like, comente e compartilhe.
Assim você estará participando desse grande mutirão de apoio às candidaturas progressistas e, consequentemente aos projetos populares de inclusão do povo na política e no orçamento do Estado.
Por José Gilbert Arruda Martins
Cientista político
Nenhum comentário:
Postar um comentário